Nesse estudo iremos abordar o
Livro de Provérbios, mas iremos fazer isso de maneira diferente do que apenas
apresentar uma exposição, versículo por versículo. Nossa intenção é apresentar
os grandes temas que encontramos no livro e dar andamento no mesmo a partir
daí.
ESTUDO 007
CONTINUAÇÃO
Em duas passagens de Provérbios
somos informados que o verdadeiro conhecimento de Deus é:
1. Dado através da revelação:
Provérbios 2:6
Porque o SENHOR dá a
sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
2. É alimentado por aquilo que
pode ser chamado a prática da presença de Deus, conforme se recomenda em
Provérbios 3:6
Reconhece-o em todos os
teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Isso nos faz lembrar o alvo da
própria Nova Aliança — Todos me conhecerão, conforme
Hebreus 8:11 —
E não ensinará jamais
cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor;
porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
E em Provérbios lemos —
Provérbios 3:32
Porque o SENHOR abomina
o perverso, mas aos retos trata com intimidade.
Isso quer dizer que os retos
fazem parte do círculo íntimo do próprio Deus. Essa comunhão “em todos os teus
caminhos” dá a entender, além da reverência e da obediência, a confiança; e é
digno de nota que Provérbios, apesar de sua ênfase no bom senso, exalta a fé
acima da sagacidade —
Provérbios 3:5—7
5 Confia no SENHOR de
todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 Reconhece-o em todos
os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7 Não sejas sábio aos
teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
Por outro lado, o planejamento,
por mais apropriado que seja, está sujeito aos ditames da própria soberania de
Deus:
Provérbios 19:21
Muitos propósitos há no
coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.
B. Deus e o Homem
Uma verdade que temos que
aprender é que a vitória não depende nem das nossas forças e nem da nossa
esperteza. A vitória depende do Senhor:
Provérbios 21:31
O cavalo prepara-se
para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.
Por outro lado a cautela
excessiva pode nos ser fatal, mas os que confiam no Senhor podem sempre
descansar seguros:
Provérbios 29:25
Quem teme ao homem arma
ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro.
Nos dias do profeta Isaías os
reis de Judá em vez de confiarem no Senhor estavam procurando fazer acordos
militares com os assírios e os egípcios contra os babilônios. Desse modo um dos
sábios que ajudaram a escrever o Livro dos Provérbios diz que seu propósito é
fortalecer a fé e não a autoconfiança —
Provérbios 22:19
Para que a tua
confiança esteja no SENHOR, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo.
Mas a fé a qual nos referimos não
deve ser confundida como mero assentimento mental como acontece, por exemplo,
com os demônios —
Tiago 2:19
Crês, tu, que Deus é um
só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
Os demônios creem no sentido de
assentimento intelectual. Tal crença não se manifesta em forma da fé verdadeira
que é capaz de transformar nossas vidas. Em provérbios a fé mencionada está
sempre baseada em um sólido relacionamento estabelecido com Deus, exatamente
como o relacionamento mencionado na aliança feita entre Deus e o povo de Israel
no passado.
A aliança com Deus no passado é
mencionada uma única vez no Livro de Provérbios e, mesmo assim, no contexto
muito peculiar que envolve a mulher adúltera —
Provérbios 2:16—17
16 Para te livrar da
mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras,
17 a qual deixa o amigo
da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus.
Não está claro se a Aliança
mencionada aqui se refere à Aliança de Deus com o povo de Israel. Parece mais
uma referência à aliança que a mulher citada nos versículos, teria feito algum
dia, diante do seu deus — talvez numa cerimônia de casamento. Independentemente
de qual aliança está sendo referida aqui, a menção da mesma apenas torna o
pecado dela ainda mais nojento e abominável.
Esse tipo de vínculo pessoal com
Deus é destacado também nas palavras do rei Agur que encontramos em —
Provérbios 30:7—9
7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes
que eu morra:
8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me
dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;
9 para não suceder que, estando eu farto, te
negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o
nome de Deus.
Ver Também
Deuteronômio 8:11—20
11 Guarda-te não te
esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos
e os seus estatutos, que hoje te ordeno;
12 para não suceder
que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas
casas e morado nelas;
13 depois de se
multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o
teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens,
14 se eleve o teu
coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da
casa da servidão,
15 que te conduziu por
aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de
secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira;
16 que no deserto te
sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te
provar, e, afinal, te fazer bem.
17 Não digas, pois, no
teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
18 Antes, te lembrarás
do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas;
para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como
hoje se vê.
19 Se te esqueceres do
SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares,
protesto, hoje, contra vós outros que perecereis.
20 Como as nações que o
SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes
obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.
A essência da aliança, como
manifestada pelo rei Agur está no relacionamento íntimo com Deus. E o
relacionamento desponta de modo todo especial, na forma como o pai se relaciona
com o filho em —
Provérbios 3:12
Porque o SENHOR
repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.
Então que possamos aprender bem
essa lição: Deus nos ama, independentemente de qualquer outra coisa que possa
ser levada em conta.
Por fim, queremos tratar de uma
questão muito importante: É possível que o próprio rei Salomão e os outros
compiladores do Livro dos Provérbios tivessem a intenção de não vincular os
mesmos diretamente com a Aliança feita entre Deus e o povo de Israel, porque
desejavam criar uma espécie de livro que pudesse ser válido para todas as
pessoas e não apenas para os chamados “filhos da aliança”? De fato não é
difícil perceber que o “homem” mencionado em Provérbios não é visto,
preferencialmente como um israelita, como podemos notar que é a tendência clara
em outras partes das Escrituras do Antigo Testamento. É óbvio que em muitos
versículos nós podemos encontrar referências às instituições do Israel Antigo.
Entre essas referências podemos citar a oração e os sacrifícios. Mesmo assim a
ênfase desses últimos — os sacrifícios — é a mesma que encontramos nos
profetas, —
Provérbios 21:3
Exercitar justiça e
juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício.
Ver essa verdade ilustrada em
Isaías 1:10—17
10 Ouvi a palavra do
SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós,
povo de Gomorra.
11 De que me serve a
mim a multidão de vossos sacrifícios? —diz o SENHOR. Estou farto dos
holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do
sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
12 Quando vindes para
comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
13 Não continueis a
trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua
Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.
14 As vossas Festas da
Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas;
estou cansado de as sofrer.
15 Pelo que, quando
estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas
orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos,
purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai
de fazer o mal.
17 Aprendei a fazer o
bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão,
pleiteai a causa das viúvas.
Por outro lado, temos também a
colocação de que somente aqueles que amam a perversidade podem desprezar a Lei
—
Provérbios 28:4
Os que desamparam a lei
louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.
E ainda, temos a descrição do que
acontece com um povo que não tem a Lei para servir de direção em —
Provérbios 29:18
Não havendo profecia, o
povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
Assim, o Livro de Provérbios, do
meio de uma grande quantidade de ditados, nos apresenta a religião apenas como
algo implícito nos mesmos. Isso nos impede de vestir o Livro dos Provérbios com
uma estola sacerdotal ou, até mesmo, com o manto de um profeta, cuja intenção é
conduzir qualquer pessoa que seja para, digamos, uma igreja.
Por outro lado, é sua figura
centrada na sabedoria que nos chama a todos para nos falar de modo franco, de
algum aspecto da nossa vida diária, inclusive da nossa vida no lar. A função do
Livro de Provérbios é vestir a vida piedosa com as roupas do trabalho
cotidiano. Por isso, o mesmo menciona o comércio e a sociedade como ambientes
nos quais devemos nos comportar, de modo tal que o nome de Deus seja
glorificado e não blasfemado, como acontece em nossos dias.
Romanos 2:24
Pois, como está
escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.
Se nós pudéssemos analisar quais
influências edificam o caráter de uma pessoa, até que ela atinja a maturidade,
logo perceberíamos que, as que chamamos de naturais superam, em muito, o número
daquelas que podemos chamar de sobrenaturais. Mas mesmo que isso seja
verdadeiro, o Livro de Provérbios nos garante que isso não diminui a eficácia
da graça de Deus, porque as duras realidades que temos que enfrentar
diariamente são o método estabelecido pelo próprio Deus, para moldar e formar
nosso caráter. Nesse sentido então, não existe nenhuma alternativa para a graça
soberana de Deus em nossas vidas. Nós temos que passar por tudo aquilo que o
Senhor, na sua graça, tem preparado como forma de moldar nosso caráter. Em
Provérbios, tudo procede da graça de Deus —
Provérbios 20:12
O ouvido que ouve e o
olho que vê, o SENHOR os fez, tanto um como o outro.
Ainda assim, apesar de todas as
pessoas estarem de uma forma ou de outra — alguns como crentes e outros como
incrédulos — matriculados na escola de Deus, são poucos os que aprendem ali a
verdadeira sabedoria, uma vez que o conhecimento que Deus deseja transmitir é o
conhecimento dEle mesmo e os incrédulos não têm, nenhum interesse nisso, de
nenhuma forma que seja. O conhecimento íntimo de Deus é o prêmio final de
nossas vidas.
Somente através da mais completa
submissão à autoridade e majestade de Deus e de Sua Palavra — o que o Livro dos
Provérbios chama de: Temor do Senhor — é que podemos começar e continuar nossa
tão necessária educação de verdade.
É através de uma busca diligente
pela sabedoria, como alguém que procura por tesouros ocultos que encontraremos
nosso prêmio final, que é uma intimidade mais profunda e intensa com o próprio
Deus, na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. O próprio Senhor é o
princípio como o fim de todo o processo que estamos chamando de “adquirir a
sabedoria”. O alvo de todo ser humano deve ser —
Provérbios 2:5
Então entenderás o
temor do SENHOR, e acharás o conhecimento
de Deus.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DO LIVRO DE PROVÉRBIOS
ESTUDO 001
ESTUDO 002
ESTUDO 003
ESTUDO 004
ESTUDO 005
ESTUDO 006
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ESTUDO 008
ESTUDO 009
ESTUDO 010
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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