Essa série tem por objetivo expor de maneira
ampla, bíblica, literária, histórica e teologicamente, a oração que chamamos de
“Oração do Pai Nosso”. Nosso desejo é enriquecer a vida de todos por meio
desses esboços de mensagens que também estão disponíveis em áudio. Na parte
final desse artigo o leitor encontrará os links para os outros esboços e para
os áudios à medida que forem sendo publicados.
Uma Exposição Bíblica, Literária e Teológica de Mateus
6:9—13
Introdução:
A. Nas
duas últimas mensagens nós tivemos a oportunidade de considerar a petição de
Jesus que diz: SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
1. Na
primeira mensagem nós vimos as implicações que existem em tal petição, no que
diz respeito ao fato de Deus demonstrar a santidade de Seu Nome através de atos
de juízo divino.
2. Na
segunda mensagem, nós vimos como Deus apenas é capaz de reconciliar as
exigências de Sua santidade e Sua justiça com o grande amor que ele tem por
nós.
Ver lista de todos os estudos dessa série mais embaixo.
B. O
local e o momento histórico em que isso aconteceu foi quando Jesus foi
crucificado na Cruz do Calvário, satisfazendo assim a santidade ofendia de Deus
e Sua justiça e provando, ao mesmo tempo, o imenso amor que Deus nutre por nós
suas criaturas perdidas, ao perdoar todos os nossos pecados.
C. Também
vimos como tal santidade, justiça e amor foram ilustrados na vida do profeta
Oséias e de uma prostituta de nome Gômer. Os que tiverem interesse em conhecer
melhor essa história basta ler os primeiros capítulos do livro do profeta
Oséias.
D. Hoje
queremos voltar nossa atenção para a segunda petição de Jesus que diz:
VENHA O TEU REINO
E. Para
entender melhor essa petição é importante entendermos um pouco de filosofia da
história.
I. TRÊS VISÕES
DISTINTAS DA HISTÓRIA
A. Primeira Visão
1. A
primeira dessas visões nos diz que: A HISTÓRIA NÃO TEM NENHUM SIGNIFICADO. Se
existe um Deus, então ele é como um relojoeiro que fabrica um relógio, dá corda
no mesmo e depois o abandona até que a falta de corda o faça parar por
completo.
2. Deus
abandonou o universo à sua própria sorte e à medida que o sol vai se esfriando,
a vida na terra será insustentável. Mas, por favor, não se desespere, o ponto
de esfriamento do sol que ira impedir a vida no planeta terra está estimado
para ocorrer apenas daqui a dois ou três bilhões de anos! Esse processo de
esfriamento é científico e recebe o nome de “ENTROPIA DO UNIVERSO”. Isso quer
dizer que um dia a temperatura de todo o universo será uma só. Quando isso
acontecer o universo será frio demais para sustentar qualquer vida em qualquer
lugar. Diante disso, é apenas lógico, assim nos dizem, concluir que a HISTÓRIA
NÃO TEM NENHUM PROPÓSITO OU SIGNIFICADO.
3. Mas
a ideia é antiga: William Shakespeare em sua, Macbeth, em seu quinto ato, na
cena quinta coloca essas palavras na boca do protagonista:
Macbeth:
Deveria ter morrido mais tarde. Haveria então lugar para uma tal palavra!...O
amanhã, o amanhã, o amanhã avança em pequenos passos, de dia para dia, até a
última sílaba da recordação e todos os nossos ontens iluminaram para os loucos
o caminho da poeira da morte. Apaga-te, apaga-te, tocha fugaz! A vida nada mais
é do que uma sombra que passa, um pobre histrião que se pavoneia e se agita uma
hora em cena e, depois, nada mais se ouve dele. É uma história contada por um
idiota, cheia de fúria e tumulto, nada significando.
B. A Segunda Visão
A
Segunda visão era promovida já nos dias de Jesus pela filosofia grega, que
acreditava que a história é uma série de eventos se movendo em círculos. O que
já aconteceu, tornará a acontecer. Assim, concluíam os gregos: Nossas vidas
podem estar cheias de fúria e tumulto — alô? Dr. Shakespeare? — mas tudo isso
não tem nenhum significado.
C. A Terceira Visão
1. A
terceira visão pode ser encontrada na Bíblia.
a. De
acordo com o Antigo Testamento a história é como uma flecha que se move em
direção a um alvo chamado de: “O Dia do SENHOR”, de acordo com
Amós 5:18
Ai de vós que desejais
o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não
de luz.
b. No
Novo Testamento esse alvo é chamado de Reino de Deus conforme
Marcos 1:15
O tempo está cumprido,
e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
2. Essa
é a única visão em que a História tem rumo e significado. Mesmo que muitas
vezes não consigamos perceber nem entender o que está, realmente acontecendo,
nós, os crentes, temos plena certeza que existe UM que sabe!
3. Aqueles
que adotam essa terceira visão da história podem viver suas vidas em um
confiança calma e segura que AQUELE que segura o leme da História não cochila
nem se distrai. É com base nessa confiança que Jesus nos ensina a orar dizendo:
VENHA O TEU REINO. Todas as pessoas serão levada às margens da eternidade para
comparecer diante de Deus gostem ou não dessa ideia, ou acreditem ou não nela.
4. Mas,
dentro dessa nossa esperança enquanto oramos: “VENHA O TEU REINO”, precisamos
entender que o Reino de Deus é algo muito paradoxal.
II. TRÊS PARADOXOS
ACERCA DO REINO DE DEUS.
O
que é um paradoxo: Por definição nós podemos dizer que um paradoxo afirma uma
verdade de duas formas opostas que não podem ser reconciliadas de forma lógica.
Assim temos que:
Toda
a questão que trata do Reino de Deus torna-se muito complexa por causa das
afirmações paradoxais de Jesus acerca do reino que dominam a discussão. A
literatura é vasta e os títulos podem ser contados na casa dos milhares.
Quais
são então esses paradoxos?
A. O PRIMEIRO PARADOXO
1. O
primeiro paradoxo em termos do Reino de Deus é que: ESSE REINO JÁ VEIO NA
PESSOA DE JESUS, mas ao mesmo tempo é UM REINO AINDA FUTURO.
2. Esse
paradoxo pode ser ilustrado da seguinte maneira: primeiro temos a afirmação de
Jesus em
Lucas 11:20
Se, porém, eu expulso
os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
3. Por
outro lado Jesus nos ensina a orar dizendo: VENHA O TEU REINO.
4. Dessa
maneira podemos concluir que o Reino de Deus é algo presente
agora, mas não ainda.
B. O SEGUNDO PARADOXO
1. O
segundo paradoxo afirma que o Reino de Deus está PRÓXIMO, e mesmo assim, o
mesmo ainda está LONGE.
2. Esse
paradoxo pode ser ilustrado pelo seguinte:
3. Paulo
no Novo Testamento costuma expressar uma confiança de que o fim de todas as
coisas estava PRÓXIMO. Por exemplo:
Romanos 13:12
Vai alta a noite, e vem
chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas
da luz.
1 Coríntios 7:29—30
29 Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se
abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem;
30 mas também os que choram, como se não
chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram,
como se nada possuíssem.
1 Coríntios 10:11 —
Estas coisas lhes
sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós
outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.
4. Por
outro lado, na parábola das dez minas, Jesus procura dissuadir seus discípulos
de pensarem que o Reino de Deus estava para se manifestar imediatamente — ver
Lucas 19:11—27.
5. Nessa
parábola Jesus ensina seus discípulos e todos nós por extensão que: a vinda do
Reino de Deus ainda estava num futuro não especificado, mas enquanto aguardavam,
os discípulos tinhas obrigações e responsabilidades que precisavam cumprir. O REINO
ESTÁ PRÓXIMO, NO ENTANTO AINDA ESTÁ LONGE.
C. O TERCEIRO PARADOXO
1. O
terceiro paradoxo envolvendo a vinda do Reino de Deus tem a ver com a série de
sinais que Jesus deu aos discípulos — ver, por exemplo, Lucas 21:5—36 — que
descrevem a aproximação do Reino e, para finalizar, a sessão Jesus diz que
apenas o Pai tem domínio sobre tais detalhes de quando, exatamente, o Reino
chegará —
Marcos 13:32
Mas a respeito daquele
dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.
2. Assim
temos que o TEMPO ou MOMENTO da vinda do Reino de Deus é desconhecido e
impossível de ser sabido e, no entanto, eis aqui alguns SINAIS que antecedem a
chegada do mesmo.
Conclusão
A. Jesus
nos manda orar dizendo: “VENHA O TEU REINO”. Isso deve ser feito porque o Reino
de Deus dá propósito e direção para a história. No entanto...
B. O
Novo Testamento faz as seguintes afirmações acerca do Reino de Deus:
1. O
mesmo já está presente em nosso meio, mas não ainda.
2. O
mesmo está próximo, mas ainda encontra-se distante.
3. Existem
sinais da proximidade do mesmo, mas é impossível saber com exatidão quando o
mesmo irá chegar.
4. Como
são tolos aqueles que pretendem saber mais do que o próprio Jesus!
D. Qual
é o propósito desse ensino paradoxal vindo da parte do Senhor? Eu creio, por um
lado, que Jesus nos mandou orar: “VENHA O TEU REINO” para nunca nos esquecermos
dessa realidade: DEUS ESTÁ O TEMPO TODO NO CONTROLE, INDEPENDENTEMENTE DAS
DIFICULDADES, DAS TRAGÉDIAS E SOFRIMENTOS QUE TENHAMOS QUE ENFRENTAR. Nossa
oração é uma manifestação aberta e constante da nossa inabalável confiança no
controle e na soberania de nosso Deus sobre a História. Portanto devemos sempre
dizer: “VENHA O TEU REINO”.
F. O
segundo motivo, eu creio, tem a ver com o ensinamento de Jesus em Marcos 13:33—37
33 Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque
não sabeis quando será o tempo.
34 É como um homem que,
ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um
a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie.
35 Vigiai, pois, porque
não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao
cantar do galo, se pela manhã;
36 para que, vindo ele
inesperadamente, não vos ache dormindo.
37 O que, porém, vos
digo, digo a todos: vigiai!
G. Devemos
então, meus irmãos e irmãs, sempre orar: “VENHA O TEU REINO”, enquanto nos
mantemos expectantes e vigilantes.
H. Na
próxima mensagem iremos falar das características do Reno de Deus para nós e
para a eternidade.
I. Enquanto
isso, continuemos orando: “VENHA O TEU REINO” e nos mantenhamos VIGILANTES todo
o tempo.
OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE DO PAI NOSSO
001 — INTRODUÇÃO A MATEUS 6:9—15
002 — O PAI NOSSO — PARTE 001 — MATEUS 6:9
003 — O PAI NOSSO — PARTE 002 — MATEUS 6:9
004 — O PAI NOSSO — PARTE 003 — MATEUS 6:9
005 — O PAI NOSSO — PARTE 004 — MATEUS 6:9a — PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS
006 — O PAI NOSSO — PARTE 005 — INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DO PAI NOSSO — Mateus 6:9—13
007 — O PAI NOSSO — PARTE 006 — SANTIFICADO SEJA TEU NOME — Mateus 6:9
008 — O PAI NOSSO — PARTE 007 — A RELAÇÃO DA SANTIDADE DE DEUS COM A JUSTIÇA E O AMOR — Mateus 6:9
009 — O PAI NOSSO — PARTE 008 — O REINO DE DEUS — PARTE 001 — Mateus 6:10
010 — O PAI NOSSO — PARTE 009 — O REINO DE DEUS — PARTE 002 — Mateus 6:10
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-oracao-do-pai-nosso-sermao-010-o.html
011 — O PAI NOSSO — PARTE 010 — A VONTADE DE DEUS
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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