Concepção artística da embriaguez de Noé por Calo Saraceni
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é
ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da
História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará
direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz
ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a
e céus os
Deus criou princípio No
Gênesis
1:1
X. Os
Filhos de Noé – Gênesis 9:18—29.
De acordo com o texto acima os três filhos de Noé
que saíram com ele da arca eram: Sem, Cam e Jafé. Esses foram os filhos que Noé
gerou antes do dilúvio —
Gênesis
5:32
Era
Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.
Desses três descendem todos os seres humanos
inclusive o autor e você meu caro leitor —
Gênesis
9:18—19
18 Os
filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã.
19 São
eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra.
Tendo recebido a aliança da parte de Deus a vida
deveria seguir seu curso, como de fato aconteceu. Mas nesses versículos que
estamos estudando agora, nós vamos encontrar algo além da história dos nossos
antepassados mais remotos. Neles vamos encontrar as três direções que a raça
humana seguiria. Estes caminhos são manifestos pelo caráter que cada um dos
três filhos de Noé apresentava. Note que no versículo 18 o autor chama a nossa
atenção para o fato que o filho de Noé, chamado Cam, é o pai de Canaã. Isto
serve de ponte entre os versículos de Gênesis 9:18—19 e a história que segue e
antecipa o fato de que Canaã era o mais novo dos quatro filhos de Cam —
Gênesis
10:6
Os
filhos de Cam: Cuxe, Mizraim – que é o Egito – Pute e Canaã.
A história de que Noé plantou uma vinha porque ele
era lavrador, não deve desviar nossa atenção do fato de que a plantação da
vinha não é acidental e sim, necessária para fazer vir à tona o caráter dos
seus filhos. Noé colhe os frutos da videira, faz um vinho com as uvas e exagera
no consumo do mesmo e acaba embriagado. Se ele sabia o que estava fazendo ou
não, também não é relevante para o propósito central desta história que é
desnudar, para nós, o caráter de seus filhos. Como podemos ver, o dilúvio
acabou com a maldade sobre a face da terra, mas ainda havia muita corrupção nos
corações daqueles que foram salvos através das águas do dilúvio.
Noé sob o controle do álcool se pôs nu dentro da
sua tenda. Isto o fez vulnerável a ser ridicularizado pelo seu filho Cam. O
autor do livro do Gênesis não está interessado em tirar nenhuma lição de moral
desta história. Ele nem condena nem aprova o que Noé fez. Moralistas perdem o
tempo deles e o nosso tentando nos ensinar acerca dos males da bebida baseados
neste texto[1].
Este não é o propósito do autor. Seu
interesse é nos mostrar o caráter dos filhos de Noé. É nos mostrar como os
filhos de Noé reagiram e esta situação e criar a oportunidade para as primeiras
palavras proféticas proferidas por um ser humano.
Porque teria Noé se despido
dentro da sua tenda? Não sabemos e as especulações que existem são de todos os
tipos. Talvez a intenção do autor tenha sido apenas no dizer, em poucas
palavras, aquilo que todos sabemos: o ébrio faz de si mesmo um “triste”
palhaço. Existem duas outras passagens no Antigo Testamento que relacionam a
bebida com o desnudar-se — ver Lamentações 4:21 e Habacuque 2:16.
O que, exatamente, teria
levado Cam a estar ou a entrar na tenda de seu pai naquele momento não nos é
dito pelo texto. O fato é que ele estava onde não deveria naquele exato
momento. O texto de Gênesis 9:22 parece indicar que o pecado cometido por Cam
foi o de ter visto a nudez de seu pai e de ter se referido à mesma,
provavelmente, de modo zombeteiro. Seu pecado teria sido o mesmo, caso Noé estivesse
sóbrio em vez de embriagado. É possível que de situações como essas, os antigos
judeus tenham desenvolvido o sentido de considerarem uma verdadeira calamidade
social, um filho ou filha ver, de forma proposital, a nudez do pai ou da mãe.
Tal atitude era considerada um lapso sério. A falha de Noé, certamente, deu
ensejo à falha de Cam. Isto faz que, por um lado, fique evidente a necessidade
do exemplo vir de cima e, por outro, a necessidade que os filhos têm de
corrigir seus pais quando algo não está certo. Lealdade paterno-filial
não pode se colocada acima da verdade e da justiça.
Como Cam era o pai de
Canaã e foi de Canaã que se originaram as pessoas que possuem “cor” em suas
peles — negros, vermelhos e amarelos — muitos têm associado a “cor da pele” com
a própria maldição proferida sobre Canaã. Para essas pessoas Cam era um homem
terrível, imodesto, ímpio e libertino. A imaginação de muitos chega a ser
surpreendente quando declaram que Cam tornou-se um feiticeiro e ensinou seus
filhos e netos toda a corrupção moral que existe neste mundo. Mas isto tudo,
como veremos a seguir, não passa de, ignorância na melhor das hipóteses e, de
racismo de grosso calibre na pior das hipóteses.
Conforme vimos antes
Canaã filho de Cam, foi mencionado pela primeira vez em Gênesis 9:18 e nossa
atenção é novamente chamada no verso 22, para o fato de que Canaã era filho de
Cam. A palavra hebraica כְנַעַן — kenaan —
Canaã tinha os seguintes significados que serão do nosso interesse mais
adiante:
1. Terras
baixas ou vermelhas.
2. Mercador
ou comerciante.
3. Mais
tarde veio a representar o pai dos fenícios, bem como dos povos que habitavam o
lado oeste do rio Jordão e que foram conquistados pelos Israelitas sob a
liderança de Josué.
Em Gênesis 9:23 nós
lemos acerca de como Sem e Jafé, os outros dois filhos de Noé, procederam para
corrigir o erro cometido por Cam. Da mesma maneira que o texto condena Cam, Sem
e Jafé são elogiados por seu ato. Eles se comportam de maneira respeitosa e
modesta procurando cobrir a nudez de Noé. Também de forma diversa da atitude de
Cam, seus irmãos não falam absolutamente nada. E o versículo termina por nos
informar que Sem e Jafé, também de forma contrária àquela manifestada por Cam:
“cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O gesto de Sem e Jafé visava preservar a
santidade da família até onde era possível.
CONTINUA...
OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS
001 — Introdução e Esboço
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003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza
004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra
005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
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009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2
010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia
011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia
012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia
013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1
013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2
014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas
015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B
019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19
021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20
022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24
026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25
027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26
028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A
029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B
030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.
031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.
032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.
033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.
034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?
035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água
036 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001
037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002
038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001
039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002
040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003
041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ
042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001
043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?
044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE
045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
046 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 002 — OS DESCENDENTES DE CAM: NEGROS, AMARELOS E VERMELHOS
047 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 003 — OS DESCENDENTES DE SEM E A ORIGEM DOS HEBREUS
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os
nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do
seguinte link:
Desde já agradecemos a
todos.
[1] O consumo de vinho nunca foi
proibido no Antigo Testamento. Era usado tanto para trazer “alegria ao coração
do homem” — ver Salmos 104:14—15 —, quanto como sedativo — ver Provérbios 31:6—7.
O “voto do Nazireu” incluía a abstenção do vinho o que seria desnecessário se o
mesmo não pudesse ser consumido. O Antigo Testamento, todavia, tem palavras
muito sérias contra o consumo exagerado de bebidas alcoólicas — ver Provérbios
23:29—35. O profeta Oséias compara a bebedeira com a idolatria já que estas
duas práticas amortecem o desejo que o ser humano deveria ter por Deus — ver
Oséias 4:10—11. As duas narrativas de embriagues narradas no livro do Gênesis —
em 9:21 e 19:13 em diante — acabaram por conduzir o embriagado a virar motivo
de deboche dos outros que estavam por perto.
No Novo Testamento, Paulo exorta aos “anciãos” que fossem moderados no
consumo do vinho e não que fossem abstêmios — ver Tito 2:3.
Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.
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