Concepção artística de Cristo diante do Sinédrio
Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
Continuação
do Estudo Anterior
Em Romanos 13:3,
qualquer que seja a interpretação de ἐξουσίαι — exousíai
— autoridade no verso 1, os chamados ἄρχοντες —
árchontes
— magistrados são, necessariamente, magistrados humanos uma vez que os mesmos
carregam a espada e cobram tributos — ver Romanos 13:4 e 6. Nesse caso essa
expressão não pode ser considerada como um termo técnico usado pelos gnósticos,
porque é evidente que Paulo está falando de sua própria mensagem e não daquela
de seus opositores.
Herodes Antipas
Assim temos que o
caso a favor dos ἄρχοντες —
árchontes
— autoridades em 1 Coríntios 2:6—8 serem humanos é bastante persuasivo. Mesmo
assim precisamos considerar, mesmo que brevemente, o apelo feito pelos que
defende a ideia oposta, de que os mesmo se referem a ser espirituais sobre
humanos. Martin Dibelius em sua obra Die
Geisterwelt in Glauben de Paulus, alega de maneira correta no nosso
entender, que a frase “os poderosos deste século” não poderia estar fazendo
referência a indivíduos como Herodes, Pilatos e as autoridades Judaicas. O
argumento de Dibelius se baseia no fato que em 2 Coríntios 4:4 o próprio
Satanás é chamado de “deus deste século”. Além do mais, quando Paulo está
escrevendo para os Coríntios nenhum desses três continuava em seus respectivos
cargos. Herodes já havia morrido e sua morte não tinha nenhuma importância
escatológica. A frase original de Paulo parece um tanto extravagante quando
aplicada a seres humanos, mas bastante sensível se seus leitores se os mesmos
pensarem que tais poderes são imortais.
Pôncio Pilatos
Os deuses gregos eram considerados
imortais e, de fato, um dos seus nomes era, exatamente esse: Os Imortais. Mas
uma vez que os apologistas judeus identificaram os deuses gregos como sendo
demônios, a eternidade dos mesmos tornou-se problemática. Aqui e em
1
Coríntios 15:24—25
24
E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver
destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25
Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos
pés.
de acordo com essa
interpretação — Paulo afirma que esses seres pertencem apenas a “essa era”, a
qual está com seus dias contados.
Quanto a ignorância
desses Poderes, a semente da mesma já foi plantada em 1 Enoque 16:1—2 onde
lemos: “A partir dos dias da matança, do
extermínio e da morte dos gigantes, quando os espíritos abandonarem seu corpo
carnal sem sofrerem julgamento e condenação, eles continuarão a agir daquela
maneira perversa, até o dia do grande Juízo Final, quando então o mundo acabará
completamente para os Guardiões e para todos os ímpios. Dize agora aos
Guardiões, que outrora moravam no céu, e que te enviaram como seu intercessor:
Vós estáveis no céu. Nem todos os segredos vos foram revelados; contudo
conhecíeis um segredo que não convinha passar, e na vossa imprudência o
transmitistes às mulheres. Através da revelação desse segredo, homens e
mulheres praticam muitas desgraças sobre a terra. Vós não tereis nenhuma paz”!
Esse tema que trata
do segredo da redenção que estava escondido dos ἄρχοντες — árchontes
— autoridades celestiais pode estar sendo aludido em
Colossenses
1:26
o
mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se
manifestou aos seus santos.
Isso parece ainda
mais evidente em
1
Timóteo 3:16 que fala de Cristo de modo litúrgico:
Evidentemente,
grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi
justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido
no mundo, recebido na glória.
Por que temos a
frase: “Contemplado por anjos”? Os mesmos são citados apenas como testemunhas —
como, por exemplo, em Marcos 16:5 e passagens paralelas? Ou seria isso uma
alusão aos anjos das nações, os quais precisam ver a Jesus ressuscitado antes
que a evangelização das nações tenha início? Qualquer que seja o caso, o texto
assume a ignorância dos anjos e da necessidade que eles tem de receberem uma
revelação da parte de Deus.
Não temos
conhecimento se outros autores estavam desenvolvendo esse mesmo tema naqueles
dias. Todavia no livro pseudoepigráfico Assunção
de Moisés 1:12—16, nós lemos o seguinte: “E quando Josué terminou (estas) palavras, ele se lançou novamente aos
pés de Moisés. E Moisés tomou sua mão e o elevou ao assento diante dele, e lhe
respondeu e disse: Josué, não menospreze a ti mesmo; mas fixe sua mente e ouça
minhas palavras”. A partir daí Moisés explica a Josué como Deus manteve a
eleição de Israel escondida das nações com o objetivo de condenar os gentios.
Mas essa ideia é melhor elaborada no livro pseudoepigráfico que trata da Ascensão de Isaías. O material relevante
encontra-se na seção da Visão, que de acordo com R. H. Charles, trata-se de um
texto cristão produzido perto do final do primeiro século. O texto de Ascensão de Isaías 11:16—17 diz: “E eu vi, ó Ezequias, e Josabe, meu filho, e
todos vós profetas, com os quais estou conversando neste momento, eu vi tudo o
que havia sido ocultado de todos os céus, de todos os principados, de todos os
deuses desse mundo. E eu o vi em Nazaré no seio da mãe, como uma criancinha e
uma condição humilde e ignorada”. Ainda no mesmo livro em 8:7 nós lemos o
seguinte: “E ele me disse: Sim aqueles do
sexto céu e do céu superior, onde não há lado esquerdo , nem trono no meio, é
lá que habita aquele que não tem nome, e o Amado cujo nome é um mistério que
todos os céus não poderiam penetrar”.
Prosseguindo na
leitura da Ascensão de Isaías 11:13—15
nós temos o seguinte:
“Pois
nos últimos tempos o Senhor descerá ao mundo e será chamado o Cristo , quando
descer e vir a vossa forma; e se fará carne e será um homem. E o Deus deste
mundo manifestar-se –á através de seu Filho; e deitar-lhe-ão as mãos e,
ignorando quem ele é, haverão de dependurá-lo em uma árvore. E é assim que
poderás ver, que sua descida nestes mundo será ocultada aos céus, para que não
saibam quem é ele”.
E continua em Ascensão de Isaías 10:10—12: “E dos anjos do
firmamento e até, mas com cautela, dos anjos que estão nos infernos. E os anjos
do mundo ignorarão que tu estás comigo , o Senhor dos sete céus e de seus
habitantes , eles ignorarão que tu e eu somos um. Mas quando eu convocar os
angélicos e luminosos habitantes do céu, quando eu ampliar o sexto céu , após
ter julgado e condenado então os principados, os anjos e os deuses desse mundo,
após ter condenado o próprio mundo, tu iniciarás teu reino”.
E mais em Ascensão de Isaías 10:29—31:”Eles desceu em
seguida ao firmamento onde habitava o príncipe do mundo e deu seus passaportes
àqueles que se encontravam à esquerda, e cuja forma eles haviam tomado, e eles
não cantaram seus louvores, mas havia entre eles combates sangrentos, pois é lá
que habita o poder do mal e da discórdia, poder que não deve durar para sempre.
E vi-o, finalmente, descer ainda e tomar a forma dos anjos do ar e tornar-se
semelhante a um dentre eles. E ele não deu seus passaportes, pois se entregavam
a pilhagens e aos impostos extorsivos de
toda espécie”.
O Cristo deveria
nascer da virgem Maria e de acordo com a Ascensão
de Isaías 11:14:“Muitos outros asseguravam que ela não havia dado à luz, que
ela não havia chamado uma parteira, e que não se ouvira os gritos do parto. E a
inteligência de todos se apagara a respeito desta criança; sabia-se que ela
havia nascido, não se sabia como ela havia nascido”.
Em seguida Ascensão de Isaías 11:19 diz: ”E os estrangeiros então alimentavam ódio
contra ele e açulavam contra ele os filhos de Israel que não sabiam quem ele
era; e o entregaram ao rei e o suspenderam numa cruz, e ele desceu para o anjo
da morte”.
Quando ele for
ressuscitado dentre os mortos com seu corpo glorificado e ascender, outra vez,
através dos céus, onde “Ele chegou ao
firmamento , mas não mais assumiu a forma daqueles que o habitam e todos os
anjos do firmamento, e o próprio Satanás, se prostraram e o adoraram. E uma
grande tristeza pairava sobre eles: e diziam: Como é que nosso Senhor pôde
descer entre nós e nós não reconhecemos seus esplendor, que nos ofusca nesse
momento, e que o distingue no sexto céu? — Ascensão
de Isaías 11:23—14.
Todas essas
especulações, porque não passam de especulações, pois não existe nada inspirado
pelo Espírito Santo em todo esse material pseudoepigráfico, atiçou bastante a
imaginação de escritores posteriores tanto gnósticos quanto cristãos. O simples
fato do próprio Inácio de Antioquia depender da tradição preservada no livro
pseudoepigráfico da Ascensão de Isaías
indica que 2 Coríntios 2:6—8 já estava sendo interpretado por cristãos, antes
do final do primeiro século, como se estivesse se referindo a poderes
demoníacos.
Então o que devemos
fazer? Os dois argumentos que os ἄρχοντες — árchontes
— autoridades em 2 Coríntios 2:6—8 são seres humanos ou que são seres sobre
naturais parecem bastante plausíveis. Parece que estamos diante de uma situação
onde as duas possibilidades poder ser corretas. É possível que Paulo esteja se
referindo tanto a poderes humanos quanto demoníacos. Ao que parece, todas as
autoridades envolvidas na morte de Jesus são objeto da descrição feita pela
expressão ἄρχοντες —
árchontes.
De acordo com o autor
Gunther Dehn em seu livro “Engel und
Obrigkeit: Ein Beitrag zum Verständnis Von Römer”, 1 Coríntios 2:6—8
representa um coincidência imediata ou simultânea entre atividades terrestres e
celestiais, na qual Pilatos, os sumos sacerdotes e todo o resto do povo
assassinaram a Jesus instigados por poderes mais elevados — sobre humanos. De
que maneira as atividades terrestres e celestiais podem se conectar será
discutido posteriormente.
Se em 2 Coríntios
2:6—8 Paulo acredita que Jesus foi crucificado e morto pela ação conjunta de
Poderes humanos e sobre humanos, será que podemos concluir que todas as vezes
que ele usar essa linguagem de poder ele estará fazendo uma referência a esses
dois tipos de poderes? Não cremos que seja necessariamente assim. E isso ficará
mais claro quando analisarmos a próxima passagem — Romanos 13:1—3 — onde Paulo
faz suas categóricas afirmações acerca da obediência ao estado.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
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