Esse artigo é
parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor
procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com
aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para
o estudo posterior
19 – 2 Coríntios 3:14 - Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao
dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece,
não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.
Mas os sentidos deles
se embotaram –
Paulo faz uso da expressão grega
ἐπωρώθη - eporóthe – embotar. Em português embotar é usada para
indicar a perda do fio em elemento cortante, quando este engrossa e precisa ser
novamente afiado. É também usada para indicar perda de sensibilidade. Neste
contexto, Paulo está dizendo que os judeus eram como o elemento de corte que
perdeu o fio, como alguém que foi “engrossado” ou endurecido até perder
completamente a sensibilidade. A mesma palavra é usada para indicar a:
1. “dureza de coração” —
Marcos 6:52
Porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração
estava endurecido.
Marcos 8:17
Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não
terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração
endurecido?
2. “pessoas endurecidas” —
Romanos 11:7
Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição
o alcançou; e os mais foram endurecidos.
3. “a cegueira dos olhos”
Jó 17:7
Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus
membros são como a sombra.
Para Paulo os judeus estavam tão endurecidos e
insensíveis que não conseguiam sequer entender o propósito do plano de Deus.
Estavam tão cegos em seu orgulho religioso, que não percebiam a obra salvadora
de Deus através de Jesus.
Pois até ao dia de hoje –
Isto é, até os dias em que o apóstolo Paulo estava escrevendo esta carta aos
Coríntios a grande maioria, ou melhor, a quase totalidade dos judeus ainda não
conseguia compreender o que estava ensinado em suas próprias Escrituras
Sagradas — o Antigo Testamento como aparece em nossas Bíblias em português.
Eles eram incapazes de compreender os ensinamentos acerca do Messias. Mesmo
quando liam passagens tão óbvias como
Salmos 22:1, 6 – 8, 14—18
1 Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu
bramido?
6 Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do
povo.
7 Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a
cabeça:
8 Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.
14 Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu
coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim.
15 Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega
ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
16 Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me
as mãos e os pés.
17 Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando
em mim.
18 Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam
sortes.
Isaías 53:3—12
3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e
que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era
desprezado, e dele não fizemos caso.
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas
dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e
oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas
nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas
pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo
caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi
levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não
abriu a boca.
8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela
cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão
do meu povo, foi ele ferido.
9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na
sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele
a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus
dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.
11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito;
o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as
iniquidades deles levará sobre si.
12 Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos
repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado
com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos
transgressores intercedeu.
era como se um véu estivesse lançado sobre seus
olhos, de tal forma, que “vendo, viam, mas não percebiam”.
Quando fazem a leitura da antiga aliança —
Literalmente “quando fazem a leitura do Antigo Testamento”. Único lugar em toda
a Bíblia onde as Escrituras dos judeus são referidas desta maneira. Paulo usa
esta expressão para se referir a todo o conjunto de Escrituras Sagradas dos
judeus, que nós chamamos comumente de Antigo Testamento. A palavra “testamento”
em português traduz a expressão grega διαθήκη — diathéque —
última vontade ou testamento. E a expressão grega, por sua vez, traduz a
expressão hebraica בְּרִית — berit —
aliança ou pacto. Todavia, a palavra grega para aliança ou pacto é συνθήκη — sunthéke — aliança ou pacto.
Existem muitas especulações do porque os autores do Novo Testamento optaram
pela expressão διαθήκη - diathéque –
testamento em vez da expressão
συνθήκη - sunthéke –
aliança ou pacto. Historicamente falando, quando as Escrituras judaicas foram
traduzidas do hebraico e aramaico para o grego entre os séculos IV e III a.C., tradução esta que ficou conhecida como
“Septuaginta”[1],
os tradutores de então optaram por traduzir a expressão hebraica בְּרִית — berit —
aliança ou pacto por διαθήκη — diathéque —
testamento em vez da expressão
συνθήκη - sunthéke – aliança ou pacto. O que os levou a tal
procedimento pode somente ser especulado. O fato é que aqueles tradutores
usaram συνθήκη — sunthéke — aliança ou pacto somente 3 vezes em toda
extensão do Antigo Testamento — ver Isaías 28:15, 30:1 e Daniel 11:6 — textos estes que falam de outras alianças e
não da aliança entre Deus e Seu povo. Ao que parece, os autores do Novo
Testamento optaram por manter esta linha de raciocínio que foi a de usar diaqhkh — diathéque — testamento em vez da expressão συνθήκη — sunthéke — aliança ou pacto mesmo que ao fazer isto
estivessem, na realidade, querendo dizer aliança — como no hebraico — em vez de
testamento. Os tradutores do Novo Testamento em português na versão de Almeida Revista
e Atualizada — ARA — traduzem de forma sistemática todas as ocorrências — 33
vezes — da palavra grega διαθήκη — diathéque, por aliança — 31 vezes. As duas únicas exceções
ocorrem em Hebreus 9:16—17 onde διαθήκη — diathéque é traduzida por testamento: “Porque, onde há
testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento
só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de
lei enquanto vive o testador”.
O mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é
removido — Com o aparecimento ou manifestação de Jesus, o
Messias de Israel, o véu é completamente removido. Toda a obscuridade que
existia nos tipos — sistema sacrificial, festivais religiosos e etc., — e nas
profecias do Antigo Testamento é completamente removida. Da mesma maneira que o
rosto de Moisés podia ser visto como era uma vez removido o véu que usava,
assim também o verdadeiro significado do Antigo Testamento pode ser
compreendido à luz da vinda do Messias. Aquilo que era obscuro agora está claro
e as profecias estão cumpridas de uma maneira tão completa na vinda de Jesus, o
Cristo, que o véu foi completamente removido e uma luz intensa foi lançada
sobre todo o Antigo Testamento. Muitas profecias do Antigo Testamento, até a
vinda do Senhor Jesus soavam confusas e em alguns casos pareciam até
contraditórias. Isto ocorria porque
muitas delas falavam do Messias ora como um homem, ora como Deus mesmo. Outras
falavam dele como um servo sofredor, enquanto outras falavam dele com Rei.
Profecias mencionavam o Messias morrendo enquanto outras diziam que ele vive
para sempre. Passagens há que se referem a Ele como um príncipe poderoso, como
um conquistador vitorioso, enquanto outras de referem a Ele como homem de dores
e grande sofredor. Como alguém humilde e ao mesmo tempo glorioso. Muitas destas
profecias eram difíceis de serem reconciliadas até serem perfeitamente
harmonizadas na vida e obra de Jesus de Nazaré. Em Jesus tudo se torna
absolutamente cristalino e o véu é completamente removido.
Todavia esta realidade não estava aparente para os
judeus. Apegando-se à letra e somente àquela parte da letra que interessava — todas
as profecias que falam do Messias como Rei e Israel como cabeça das nações — os
judeus fecharam seus olhos para a luz que lhes foi oferecida. Agindo assim,
acabaram por adquirir uma dureza ou estupidez de coração. O véu que cobria o
rosto de Moisés é usado por Paulo como um emblema do véu de trevas e ignorância
que cobre os corações dos judeus e que impede que a glória do evangelho eterno
resplandeça sobre eles.
Talits modernos
Mesmo nos nossos dias os judeus que congregam em
sinagogas espalhadas ao redor do mundo têm o costume de envolver suas cabeças
com um véu na hora em que vão ler a Lei de Moisés. Este véu — na realidade uma
combinação de véu com um chalé é chamado de — טַלִּית — “talit” —
véu, e esta palavra vem do verbo “talal” — cobrir. É a esta prática que existe
desde os dias antes de Jesus, e que perdura até aos dias de hoje que o apóstolo
Paulo se refere como emblemática das trevas em que se encontram todos os
judeus, mesmo quando realizam suas responsabilidades religiosas. Agora também
os evangélicos, ignorantes e cheios de superstições, também passaram a adotar o
uso de do טַלִּית — “talit” —
véu acreditando que isso faz com que Deus ouça, preferencialmente, suas
orações, por causa do tal véu. Quanta ignorância e superstição, por parte de um
povo que deveria estar gozando da plenitude da liberdade que Jesus nos oferece.
Somente quando chegam ao conhecimento de Cristo é
que este véu lhes é retirado. Esta situação, de retirada do véu, é complicada
por dois fatores a seguir:
1. Os rabinos judeus, pressionados por suas
comunidades acerca da demora referente à vinda do Messias têm reinterpretado
todas as profecias do Antigo Testamento. Entre outras interpretações podemos
encontrar uma que alega que as profecias não fazem referência a um homem — o
Messias — e sim ao povo de Israel. Assim, é o povo de Israel que é o servo
sofredor descrito pelo profeta Isaías e é este mesmo povo que irá se
transformar em seu próprio Messias salvador. Ora isto tudo não passa de
idolatria do mais grosso tipo. O homem ocupa o lugar de Deus e se tornar seu
próprio salvador. É a salvação pelas obras, tão ao gosto dos judeus nos dias de
Jesus, levada ao seu último extremo. O homem se salva a si mesmo por parâmetros
estabelecidos por ele mesmo. Deus é mero expectador e co-adjuvante.
2. O segundo fator é a inconsistência e a
hipocrisia de nós os cristãos que durante séculos não só não praticamos os
ensinamentos de Jesus, especialmente aqueles relacionados ao amor ao próximo,
como em muitas ocasiões perseguimos os judeus obrigando-os a se converter à
força e sujeitando-os a muitas humilhações como “os assassinos” de Cristo.
LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:
O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:
O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:
O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:
Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:
O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo
O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001
O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002
O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes
O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu
O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo
O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo
O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais
O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.
O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.
O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.
O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo
O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1] A
Septuaginta, comumente identificada pelo símbolo LXX. Ela é a tradução das
escrituras hebraicas para o grego realizada no Egito sob o patrocínio do
Ptolomeu II Filadelfo que viveu entre 285–246 a.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário