Uma das passagens mais poderosos
na Escrituras Sagradas é:
Hebreus 9:11—12
11 Quando, porém, veio
Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais
perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,
12 não por meio de
sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos
Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
Queremos chamar a atenção de
todos, especialmente para o verso 12 onde encontramos a expressão “tendo obtido eterna redenção”. Qual é o exato significado
dessas palavras?
A expressão grega λύτρωσιν — lútrosin — é traduzida em nosso texto por “redenção”. E o
que isso quer dizer? Redenção é um termo sinônimo de libertação e com isso, o
autor de Hebreus está afirmando que Jesus alcanço a nosso favor o seguinte, com
relação ao pecado:
1. Libertação de toda e qualquer
condenação relativa aos nossos pecados já que os mesmos foram levados por
Jesus, o qual se apresentou a Deus como uma oferta aceitável pelo pagamento dos
mesmos. Por isso, Paulo pode afirmar:
Romanos 8:1
Agora, pois, já nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2. Em segundo lugar somos
completamente liberto do poder do pecado de sobre nossas vidas como Paulo
afirma em:
Romanos 6: 4 e 13
4 Fomos, pois,
sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em
novidade de vida.
14 Porque o pecado não
terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
3. Depois temos ainda a promessa
de que um dia, na eternidade não haverá nem mais a presença do pecado em nosso
meio, conforme podemos deduzir das palavras de João em:
Apocalipse 21:1—7
1 Vi novo céu e nova
terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 Vi também a cidade
santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como
noiva adornada para o seu esposo.
3 Então, ouvi grande
voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus
habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos
olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto,
nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 E aquele que está
assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou:
Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo
está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede,
darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará
estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
Mas agora note que toda essa
LIBERTAÇÃO está condicionada pelo poderoso adjetivo αἰωνίαν — aionían — eterna. Ou seja, a LIBERTAÇÃO que JESUS nos
concede é ETERNA. Nunca terá, nem poderá ter fim. Essa é a verdadeira liberdade
que deve ser desfrutada por todos os filhos de Deus: começando hoje e se
estendendo por toda a ETERNIDADE.
Que Deus abençoa a todos.
Alexandros Meimaridis
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