ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS
APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS
ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL
DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que
voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo,
tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente — Apocalipse 12:14.
E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que
voasse até ao deserto, ao seu lugar.
Acabamos de
mencionar a tipologia relacionada com essa forma de fuga. Todavia, queremos repetir
que, enquanto o conceito geral do deserto, nas culturas de todos os tempos, é
que o mesmo é um lugar de morte e desolação, na Bíblia o deserto é
visto como um lugar de comunhão com Deus, de provação e repleto de expectativas
relacionadas com o término da jornada pelo mesmo. Essas expectativas são de
um descanso permanente na companhia do Deus Todo Poderoso, dos seus anjos e de
todos os crentes de todas as eras – ver Hebreus 4.
As duas asas
recebidas pela mulher são representativas de: 1) Libertação; 2) Capacitação
divina. No Cântico de Moisés, registrado em Deuteronômio 32 nós lemos acerca de
como Deus encontrou “Jacó” — i.e. seus descendentes — no deserto e cuidou deles,
do mesmo como uma águia cuida dos seus filhotes —
Êxodo 19:4
Vós tendes visto
o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a
mim.
Deuteronômio 32:10—12.
10 Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de
uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho.
11 Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus
filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas,
12 assim, só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus
estranho.
Em outra
passagem o profeta Isaías nos diz o seguinte:
Isaías 40:30—31
Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos
caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como
águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
As asas
capacitaram a mulher para que fugisse para o deserto, um lugar de refúgio
espiritual — comparar com Apocalipse 12:6. Em tempos de perseguição Deus
protege os seus. Alguns intérpretes entendem que o deserto, nesse contexto,
significa uma separação completa do mundo — especialmente da grande cidade —
algo que é necessário, como preparação, para habitar por toda a eternidade, na
nova Jerusalém celestial. É ali que a mulher é sustentada — alimentada e
treinada — do grego τρέφεται — tréfetai — cujo significado inclui:
nutrir, sustentar, educar e criar — ver Lucas 4:16.
É provável que
essa narrativa tenha a ver com a advertência de Jesus acerca da destruição
futura de Jerusalém. Naquela ocasião Jesus orientou seus discípulos para que
fugissem para as montanhas —
Mateus 24:15—22
15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que
falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda),
16 então, os que estiverem na Judéia, que fujam para os
montes;
17 e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma
coisa de sua casa;
18 e quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas
vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem
no sábado,
21 porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve
desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.
22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se
salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.
A tradição da
Igreja registra uma fuga acontecida no a.D. 66 — início das hostilidades entre
os judeus e os romanos. Naquela ocasião os crentes de Jerusalém e da Judeia
fugiram para a cidade de Pella, na região de Decápolis.
Essa cidade
existe até hoje como a moderna Tabaqat Fahl na atual Jordânia, e está a penas
32 quilômetros a sudeste do Mar da Galiléia. As tentativas de Satanás de
destruir a Igreja Cristã tanto na guerra dos judeus contra os romanos, como na
grande inundação que aconteceu, bem quando a igreja atravessava o Jordão —
Marcos 13:18 — não deram em nada. Deus guardou sua igreja de todas as
tentativas de causar-lhe dano naqueles dias. A igreja cristã da região de
Decápolis acolheu e amparou a igreja cristã judaica que fugia de Jerusalém e da
região da Judeia. Pouco tempo depois, João partiu de Pella conduzindo um grupo
de judeus cristãos até a cidade de Éfeso na Ásia menor. A igreja em Jerusalém
estava segura longe da própria cidade, mas o dragão continuava perseguindo os
cristãos em Roma e na província da Ásia.
Onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um
tempo —
Essa expressão representa um período de 3 anos e meio, que corresponde aos 1260
dias do verso 6 e aos 42 meses de Apocalipse 13:5. Esse período corresponde ao
tempo em que os judeus estiveram submetidos à tirania do rei da Síria Antíoco
Epifânio IV, conforme profetizado por
Daniel 7:25
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os
santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão
entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.
Ainda no livro
de Daniel, quando o profeta perguntou ao anjo quanto tempo até que as coisas
assustadoras que tinha visto em sua visão acontecessem, o anjo lhe disse:
Daniel 12:7
E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do
rio, quando levantou a sua mão direita e a sua mão esquerda ao céu e jurou, por
aquele que vive eternamente, que depois de um tempo, de tempos e metade de um
tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas essas
coisas serão cumpridas.
João usa essa
mesma medida para indicar o tempo em que a igreja estaria, completamente
protegida, de todo ataque satânico. Esse mesmo período é mencionado uma quarta
vez em Apocalipse 11:3. Com isso podemos dizer que durante esse período Deus
protegeu sua Igreja, ao mesmo tempo, que a capacitou para testemunhar acerca de
Jesus.
Fora da vista da serpente — Essa frase serve apenas para completar a outra que
diz que a mulher fugiu para o deserto.
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO –
Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema
Central e Significado Perene
003
— Apocalipse 12:1a — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004
— Apocalipse 12:1b — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005
— Apocalipse 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006
— Apocalipse 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007
— Apocalipse 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008
— Apocalipse 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009
— Apocalipse 12:6 — A FUGA DA MULHER e a provisão divina
010 — APOCALIPSE 12:7 — A
PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A
PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — Apocalipse 12:9 — o dragão, a antiga
serpente, satanás e o diabo
013 — Apocalipse 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — Apocalipse 12:11 — vencedores por causa do
sangue do cordeiro e porque não amaram mais aprópria vida
015 — APOCALIPSE 12:12 —
FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O
DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A
MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 —
O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
perfeito, nunca desista de postar mais "consciência' um dia todos acordaram e verão
ResponderExcluirCaro Elias,
ExcluirAmém e que Deus te abençoe.
irmão Alex