Siquém nos tempos modernos
Essa é
uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um
Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links
para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.
José Como Tipo de Cristo — Estudo
016
16.
José Vai Até a Região de Siquém.
Como falamos acima o
significado da expressão hebraica שְׁכֶמָה –
Sh^ekem
é: costas ou ombro. De acordo com vários intérpretes esse nome se conforma
perfeitamente também com o antítipo representado por Jesus. Se por um lado os
filhos de Jacó viraram as costas para o pai, o Filho de Deus, Jesus Cristo,
ofereceu suas costas para serem flageladas e depois seu ombro para carregar a
cruz onde deveria ser crucificado. O significado moral da expressão שְׁכֶמָה – Sh^ekem,
recebe uma definição exata do que Jesus fez em
Gênesis
49:15
Viu
que o repouso era bom e que a terra era deliciosa; baixou os ombros à carga e
sujeitou-se ao trabalho servil.
e o cumprimento dessa
descrição pode ser confirmada em versos tais como:
Isaías
53:11
Ele
verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o
Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades
deles levará sobre si.
Hebreus
12:2
Olhando
firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria
que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está
assentado à destra do trono de Deus.
Assim também acontece
com o próprio José que deixa seu pai em Hebrom — virando-lhe as costas — e
assume o fardo de ir até Siquém. A atitude de José ilustra o que se passou com
Jesus, o Senhor da Glória —
1
Coríntios 2:8
Sabedoria
essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem
conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória.
2
Coríntios 8:9
Pois
conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre
por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.
Deixando a segurança
de seu lar celestial, Jesus veio a este mundo de pecado e sofrimento. Como
José, Jesus assumiu o papel de um servo: um papel de submissão e sujeição —
Gálatas
4:4
Vindo,
porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido
sob a lei.
Filipenses
2:6—8
6
Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a
Deus;
7
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em
semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8
a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Sem nenhuma dúvida, o
mundo ao qual Jesus desceu era uma perfeita representação de Siquém.
A expressão grega κόσμος — kósmos — mundo
é usada por João setenta e uma vezes e o sentido dado à mesma varia de acordo
com o contexto, i.e., o significado não é monolítico[1]. Os
próprios dicionários do grego do Novo Testamento não apresentam um resumo que
seja adequado do uso que João faz da palavra κόσμος
— kósmos— mundo. O resumo a seguir foi sugerido pelo
comentarista do Novo Testamento, William Hendriksen, no seu comentário de João[2]. Ele
diz: “o significado básico da expressão κόσμος – kósmos – mundo,
como utilizada por escritores gregos como Homero — autor dos poemas épicos “a
Ilíada” e “a Odisséia” — e Platão — filósofo que escreveu extensa obra própria
além de preservar, em forma escrita, a obra de Sócrates — era “ordem”. A palavra era usada para designar algo “organizado” e, por extensão, algo “adornado”. O Dicionário Aurélio Século
XXI define mundo como: a Terra e os astros considerados como um todo
organizado; o universo. E em 1 Pedro 3:3 nós encontramos a expressão κόσμος
— kósmos
— mundo, sendo traduzida como “adorno” como uma referência aos enfeites usados por mulheres. A
partir destas definições nós temos o seguinte uso do
termo κόσμος — kósmos
—
mundo, no Evangelho de João: todas as referências a
seguir são do Evangelho de João.
1. O
Universo organizado — 17:5; o
Planeta Terra, talvez — 21:25.
2. Como
metonímia[3],
os habitantes humanos do Planeta Terra, ou seja, a humanidade ou o ambiente
onde a humanidade se movimenta e onde acontecem os eventos históricos relativos
aos humanos, à raça humana e a estrutura social da humanidade — 16:21.
3. O público
em geral — 7:4. O mesmo uso ocorre também, talvez, em João 14:22.
4. No
sentido ético o termo descreve a humanidade alienada da vida de Deus,
pecaminosa, sob o severo juízo de Deus e precisando de salvação — ver João
3:19! Esta é a definição ou uso mais
importante feito pelo apóstolo João.
5. O mesmo uso indicado no item 4 acima, com a idéia adicional de que não existe nenhuma
distinção com respeito à raça ou nacionalidade; assim o termo é usado para
descrever seres humanos de todas as raças, línguas e nações, sejam judeus sejam
gentios — ver João 4:42. O mesmo uso ocorre,
provavelmente, em João 1:29; 3:16—17; 6:33, 51; 8:12; 9:5; 12:46; ver também 1
João 2:2; 4:14—15. Todos estes versos precisam ser entendidos à luz de João 12:32 que diz: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Para o apóstolo João, bem como para todos os outros autores do Novo
Testamento, não havia, da perspectiva do pecado, nenhuma diferença diante de
Deus entre judeus e gentios. São todos pecadores e todos foram colocados sob a
condenação de tal maneira que Deus pode usar de misericórdia com todos, sejam
judeus sejam gentios —
Romanos 11:32
Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de
misericórdia para com todos.
6. A
jurisdição ou extensão do mal. O sentido é o mesmo no item de 4 acima com a
seguinte ideia adicional: uma hostilidade aberta contra Deus, Seu Filho Jesus Cristo e o Povo de
Deus – ver João 7:7; 8:23;
12:31; 14:30; 15:18—19; 17:9, 14.
שְׁכֶמָה — Sh^ekem, o local para onde José é enviado é
uma representação perfeita do mundo como descrito acima no Evangelho de João. A
cidade era uma local de pecado e sofrimento. De paixões descontroladas e muito
derramamento de sangue. Não é à toa que Jacó estivesse preocupado com seus
filhos num lugar com esse e, por esse motivo, tenha enviado José até lá para
ver como eles estavam. Gênesis 34 nos apresenta um resumo acanhado, mas solene
daquilo que acontece na história do Planeta Terra. A narrativa de Gênesis 34 e
a descrição do que aconteceu ali exibem, de modo bem claro, o caráter do local
para o qual Jesus foi enviado: nosso pequenino Planeta na imensidão
representada pelo Universo. A posição que Jesus assumiu ao vir a esse mundo foi
a de SERVO
Marcos 10:45
Pois o próprio
Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em
resgate por muitos.
e
o cenário ao qual ele foi enviado era um cenário de pecado, de contendas e
sofrimentos. Dessa maneira tanto José como Jesus são enviados a lugares
perigosos correndo riscos de perderem suas próprias vidas. Mais uma vez José
tipifica o Senhor Jesus de uma forma coerente e inconteste.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO
Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução
Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José
Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José
Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos
Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai
Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai
Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele
Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras
Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário
Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura
Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó
Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém
Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém
Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina
Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José
Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas
Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço
Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia
Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado
Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38
Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero
Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele
Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros
Estudos 031 — José Era Uma Pessoa Consagrada aos Outros
Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação
Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente
Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações
Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios
Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.
Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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Desde já agradecemos a todos.
[1]
Monolítico em forma figurada diz-se do caráter, do sentimento, da crença, etc.,
que não apresenta rupturas, que é íntegro. Não é o caso do uso que João faz da
palavra grega κόσμος — kósmos — mundo.
[2]
Hendriksen, William, New Testament
Commentary – John. The Banner of Truth Trust, Edinburgh, 1976.
[3]
Metonímia: Figura de linguagem que consiste em designar um objeto por palavra
designativa de outro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa e
efeito — trabalho, por obra — de continente e conteúdo — copo, por bebida —
lugar e produto — porto, por vinho do Porto — matéria e objeto — bronze, por
estatueta de bronze — abstrato e concreto — bandeira, por pátria — autor e obra
— um Camões, por um livro de Camões — a parte pelo todo — asa, por avião — etc.
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