O objetivo dessa série é
apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos
encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é
disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com
o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega,
diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO
E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA
Texto: Apocalipse 2:18—29
Introdução.
A.
A carta enviada pelo Senhor Jesus para a igreja em Tiatira é a quarta de uma
série de sete.
B.
Como todas as outras cartas, essa também tem um tema central. Nesse caso o tema
é SANTIDADE. E ele ira ocupar parte da nossa exposição de hoje.
C.
Como falamos na mensagem anterior Tiatira era como um belo jardim onde
vicejavam três belas flores da fé cristã: A própria FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR.
D.
Todavia, curiosamente, faltava àquela igreja algo fundamental que era a
SANTIDADE. Quão fundamental é a SANTIDADE? Vejamos o que nos diz o autor da
epístola aos Hebreus:
Hebreus 12:14
Segui a paz com todos e a
santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
E.
A falta de SANTIDADE na vida da igreja em Tiatira era como:
1.
Uma planta venenosa crescendo no meio daquele belo jardim.
2.
Um câncer crescendo num corpo saudável.
3.
Um inimigo mortal da fé cristã encontrando guarida dentro do próprio corpo da
Santa Igreja do Senhor.
F.
Jesus diz:
Apocalipse
2:20
Tenho,
porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se
declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem
a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
G.
É quase inacreditável que uma igreja como a que existia em Tiatira podia
manifestar qualidades tais como amor, fé, serviço cristão e perseverança e não
ter nenhuma santidade.
H.
A igreja em Tiatira permitia que uma das mulheres da comunidade ensinasse o
povo a pecar e a igreja não tomava nenhuma providência contra ela!
I.
Em Tiatira havia amor, dedicação e fé, mas também existia a tolerância com
relação a uma profetisa impostora.
J..
Bem, vamos então dar continuidade à nossa exposição da carta enviada à Igreja
em Tiatira:
A
CARTA ENVIADA À IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002 — A SANTIDADE CRISTÃ
I. Santidade Cristã
A.
A santidade é uma marca do caráter e da verdadeira vida cristã. Já tivemos a
oportunidade de enfatizar isso lendo:
1 Tessalonicenses 4:3
Pois esta é a vontade de Deus: a
vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.
B.
Foi com esse propósito, o de sermos santos, que Deus nos escolheu conforme —
Efésios 1:4
Assim como nos escolheu nele
antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.
C.
Esse também foi o propósito porque Cristo veio morrer em nosso lugar conforme —
Tito 2:14
O qual a si mesmo se deu por nós,
a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo
exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
D.
Esse é também o propósito do Espírito Santo que habita em nós, conforme —
1 Tessalonicenses 4:7—8
7 Porquanto Deus não nos chamou
para a impureza, e sim para a santificação.
8 Dessarte, quem rejeita estas
coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito
Santo
E.
Portanto, como podemos ver a SANTIDADE é algo tão importante que a totalidade
da Trindade está envolvida na mesma conforme os versos acima. São poucas as
situações em que vemos a própria trindade unida a redor de um mesmo propósito.
A SANTIDADE é um desses propósitos
Concepção Artística de Jezabel
II. A Primeira Jezabel na
História do Povo de Deus
A.
Já tivemos a oportunidade de enfatizar que no livro de apocalipse encontramos
mais símbolos que metáforas.
B.
Certamente um desses símbolos está aqui representado por essa mulher a quem o
Senhor se refere como sendo Jezabel, provavelmente, porque essa desprezível
profetisa estava causando tantos danos em Tiatira como a histórica Jezabel
havia causado no reino de Israel na Antiguidade.
C.
Depois da divisão do Reino de Israel nos reinos de Israel e Judá, o reino de
Israel só teve reis imprestáveis, homens que não temiam o Senhor e que tiveram,
em muitos casos, fim trágicos e violentos.
Concepção artística de Astarte ou Astarote
D. Um desses reis era um homem fraco em todos os sentidos, chamado Acabe, que se casou com uma mulher estrangeira, de gênio muito forte chamada Jezabel. Essa mulher era fenícia e adorava um deus diferente do Deus de Israel. Ela era adoradora do deus Baal e da deusa Astarote.
D. Um desses reis era um homem fraco em todos os sentidos, chamado Acabe, que se casou com uma mulher estrangeira, de gênio muito forte chamada Jezabel. Essa mulher era fenícia e adorava um deus diferente do Deus de Israel. Ela era adoradora do deus Baal e da deusa Astarote.
Concepção artística de Baal
E. O pai de Jezabel chamava-se Etbaal e era sacerdote de Astarote, que era a consorte feminina do Deus Baal. Etbaal havia assassinado o rei fenício e assumido seu lugar. Astarote é a deusa precursora da deusa Afrodite dos gregos e da deusa Vênus dos romanos.
E. O pai de Jezabel chamava-se Etbaal e era sacerdote de Astarote, que era a consorte feminina do Deus Baal. Etbaal havia assassinado o rei fenício e assumido seu lugar. Astarote é a deusa precursora da deusa Afrodite dos gregos e da deusa Vênus dos romanos.
F.
Como os reis de Israel não davam nenhuma importância ao Deus ETERNO, qualquer
prática religiosa podia se estabelecer, ainda mais se viesse diretamente do
palácio real. Esse era o caso de Jezabel, que em pouco tempo estabeleceu o
culto a Baal e Astarote em todo o reino de Israel chegando mesmo a ter oitocentos
e cinquenta profetas propagadores desses falsos cultos e dessas falsas
divindades.
D.
Esse sistema dualista entre Baal e Astarote havia criado uma religião que
promoveu um verdadeiro divórcio entre religião e moralidade, pois incentivava
todo tipo de imoralidade sexual sob a capa de uma falsa santidade. Aqui é
importante notarmos que o significado do nome Jezabel, promotora de um culto
imoral, é “pura” ou “casta”. Ou seja, era a anarquia religiosa levada ao seu
extremo mais abominável.
F.
Tão logo Jezabel se casou com Acabe, ela procurou difundir a adoração aos seus
deuses por todo o reino de Israel. Ela convenceu o rei Acabe a construir um
templo a Astarote e Baal na cidade de Samaria que era a capital do Reino e
sustentava cerca de 850 profetas, com dissemos acima.
G.
Jezabel também perseguiu e matou todos os profetas do ETERNO que foi capaz de
alcançar.
III. O Que a Bíblia nos Diz da
Jezabel Histórica.
1 Reis 16:30—32
30 Fez Acabe, filho de Onri, o
que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
31 Como se fora coisa de somenos
andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel,
filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.
1 Reis 18:4, 19
4 Porque, quando Jezabel
exterminava os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta
em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
19 Agora, pois, manda ajuntar a
mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinqüenta
profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de
Jezabel.
1 Rei 21:25
25 Ninguém houve, pois, como
Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel,
sua mulher, o instigava.
2 Reis 9:22
22 Sucedeu que, vendo Jorão a
Jeú, perguntou: Há paz, Jeú? Ele respondeu: Que paz, enquanto perduram as
prostituições de tua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias?
E.
Jezabel procurou contaminar o povo de Deus, como Balaão havia feito antes dela
e Acabe não tinha força moral para confrontá-la
Conclusão:
A.
Hoje vivemos dias muito semelhantes aos dias da histórica Jezabel e da
simbólica Jezabel do Apocalipse.
B.
Existem muitos falsos mestres, especialmente na mídia e muitos crentes
verdadeiros estão agindo como povo de Tiatira: não apenas toleram tais falsos
ensinamentos como, muitas vezes ainda ajudam a sustentar esse sacripantas,
comprando seus CD´s, DVD´s e outras literaturas, isso quando não mandam ofertas
em dinheiro mesmo.
C.
Quero advertir a todos aqui: quem faz esse tipo de coisa se torna culpado junto
com os falsos mestres e mestras de todo o mal que eles e elas fazem.
D.
Além disso, está se tornando verdadeira moda entre esses falsos mestres a
prostituição, o divórcio e novos casamentos que são avidamente seguidos por
seus ardorosos defensores.
E.
Os falsos mestres costumam alegar que seus falsos ensinamentos são ensinamentos
vindos diretamente de Deus, para com isso ofuscar o verdadeiro ensinamento das
Escrituras que estão, muitas vezes, sendo flagrantemente violados.
F.
Mas como vimos, e é isso que queremos enfatizar, o elemento central que faltava
no reino de Israel e na Igreja em Tiatira era a SANTIDADE na vida do povo. Deus
nos chama para vivermos uma vida de SANTIDADE.
G.
Quem vai ouvir e atender a esse chamado? Eu desafio todos a clamarem a Deus,
não por um milagre, nem por uma vitória ou por prosperidade, mas um clamor
honesto e verdadeiro por uma vida de santidade que realmente agrade a Deus
Que
Deus abençoe a todos.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
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