quarta-feira, 28 de outubro de 2015

HALLOWEEN: ENTENDA AS ORIGENS DESTA FESTA PAGÃ


O material abaixo foi publicado em forma de folheto por Literatura Monte Sião do Brasil - www.LMSdobrasil.com.br - e é de autoria de Roger Berry


Crianças sorridentes fantasiadas de bruxas, duendes, caveiras, vampiros e outras criaturas assustadoras se espalham pela vizinhança. Elas batem à porta, repetindo: “doces ou travessuras!”, e carregam sacolas para colocarem o dinheiro, doces, chicletes e outras guloseimas.

“O Halloween é para as crianças”, dizem as pessoas. Os adolescentes penduram papel higiênico nas árvores no quintal dos vizinhos. Outros derramam tinta sobre os carros e fazem diversos tipos de “travessuras” destrutivas. “O Halloween é para animar as crianças”, afirmam.

Um grupo de adoradores de Satanás, vestidos com roupas esquisitas e que afirmam serem druidas se encontra em um parque da cidade para celebrar seu principal feriado: o Halloween. Um bando de bruxas se reúne em uma floresta próxima à cidade. O Halloween é seu principal feriado; uma noite de feitiçaria e súplicas às forças malignas.

Estas são algumas das diversas faces do Halloween. Esta é realmente uma brincadeira inocente? Onde se originou este feriado? Por que as pessoas ainda o comemoram nos dias de hoje?

Origens do Halloween

Os historiadores traçam a origem do Halloween e de muitos de seus costumes às sociedades celtas pré-cristãs da Grã-Bretanha, Irlanda e França. Os líderes religiosos celtas, chamados druidas, buscavam sabedoria por meio de sinais e adivinhações. Os celtas adoravam a natureza e ao deus Samhain, o senhor da morte e o príncipe das trevas. Eles acreditavam que Samhain controlava o frio e a escuridão durante todo o inverno.
O ano novo celta começava no primeiro dia de novembro e era celebrado em homenagem a Samhain. Os druidas acreditavam que o espírito de todos que haviam morrido no ano anterior perambulavam pela terra durante a festa de Samhain. Eles lhe ofereciam sacrifícios, faziam fogueiras para espantar os espíritos maus e consultavam os poderes das trevas para prever o futuro.

Às vezes os druidas ofereciam sacrifícios humanos na tentativa de agradar aos seus deuses. Muitos dos costumes do Halloween envolvem fogo, adivinhações e fantasmas. A boa sorte também está relacionada às crenças celtas.

Outro costume antigo do Halloween é fazer o jack-o’-lantern. Diz a lenda irlandesa que certo homem chamado Jack era extremamente ganancioso para entrar no céu e não poderia ir para o inferno porque tinha enganado o diabo, o qual jogou uma brasa no nabo que Jack estava comendo. O nabo incandescente iluminou o caminho de Jack enquanto caminhava, sem rumo, pela terra em busca de um cemitério para descansar até o dia do juízo.

As pessoas começaram a colocar velas dentro de nabos para relembrar o pobre Jack. Nos Estados Unidos, a abóbora nativa substituiu o legume original.

No Halloween, os antigos celtas ofereciam alimentos para apaziguar os espíritos dos mortos. Tempos depois, os irlandeses deram início ao costume de ir de casa em casa pedindo alimento e aprontar uma travessura para quem não lhes atendesse.

Os druidas acreditavam que os gatos eram sagrados. Durante a Idade Média, as pessoas associavam gatos pretos a bruxas, que os tinham como mascotes. Elas consultavam os espíritos de feitiçaria que, supostamente, viviam nesses animais. As bruxas consideravam o Halloween como o dia especial delas, por isso bruxas e gatos pretos são os símbolos dessa festa.
No fim do século 8, a Igreja Católica Romana  tentou converter a Europa ao cristianismo, chegando a exigir, em alguns casos, que as pessoas se tornassem “cristãs”. No entanto, muitas delas não abandonaram as práticas antigas. A igreja estabeleceu o dia primeiro de novembro como sendo o Dia de Todos os Santos, com o intuito de recordar todos os santos. Os descendentes celtas comemoravam o Dia de Todos os Santos, mas, na noite anterior praticavam muitos de seus costumes pagãos. A missa que os padres celebravam nesse dia chamava-se Allhallowmas.

A noite anterior ficou conhecida como All Hallow E’en, isto é, Halloween. Decretar um feriado religioso não alterou a natureza dos costumes pagãos celtas. Diferente de muitos outros feriados, como o de Ações de Graça e o Natal, o Halloween não teve sua origem no cristianismo. Sem dúvida nenhuma, o Halloween é pagão na origem, nos símbolos e na forma como as pessoas o comemoram.

O que a Bíblia diz?

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento proíbe explicitamente, o povo de Deus de se envolver com bruxaria, espiritismo e demônios. Preste atenção às proibições do Antigo Testamento:

Deuteronômio 18:9—13

• Não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações [os gentios].

• Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha [sacrifício do filho, expondo as crianças à adoração dos gentios, ao demônio e ao oculto].

• Nem adivinhador [quem aprofunda-se na adivinhação ou previsão do futuro].

• Nem prognosticador [quem interpreta as adivinhações ou prevê o futuro pela
astrologia].

• Nem agoureiro [aquele que faz encantos ou pratica artes mágicas].

• Nem feiticeiro [quem pratica bruxaria].

• Nem encantador [quem faz encantamentos].

• Nem quem consulte a um espírito adivinhador [médium, pessoa que consulta os demônios ou espíritos malignos em busca de orientação].

• Nem mágico [aquele que busca conhecimento do mundo oculto].

• Nem quem consulte os mortos [aquele que invoca e consulta os mortos buscando
orientação e conhecimento secreto]. 

A comemoração do Halloween focada nos mortos, bruxas, sorte e previsão do futuro acaba sendo a prática de tudo aquilo que as Escrituras proíbem. Na melhor das hipóteses, as “inocentes” práticas do Halloween enfraquecem as pessoas frente ao oculto e, na pior das hipóteses, elas invocam o demônio abertamente.

O Novo Testamento condena a bruxaria como sendo uma das obras da carne que Deus julgará.

Gálatas 5:19—21

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

No Livro de Atos, a conversão dos gentios trouxe convicção sobre eles e as práticas ocultas. Os novos cristãos não queriam ter qualquer relação com as práticas das quais Deus já os libertou.

Atos 19:18—20

E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes mágicas rouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

Como Deus pode abençoar os cristãos que continuam praticando os costumes pagãos da sociedade?

A resposta do cristão

Sem dúvida, os cristãos que acreditam na Bíblia não querem se envolver com práticas ocultas nem adorar a Satanás. Contudo, muitos cristãos, inconscientemente, fantasiam seus filhos de bruxas, fantasmas, ou até mesmo de diabinhos, e os levam para a “brincadeira” do “doces ou travessuras”. Como tantas igrejas fazem festas de Halloween? Como costumes cristãos e pagãos podem se misturar deste jeito?

Há quem diga: “Mas, não adoramos a Samhain ou aos demônios no Haloween; não acreditamos mais em bruxas. Essas coisas não têm o mesmo significado de antigamente. Agora, o Halloween é apenas uma brincadeira inocente para as crianças”.

Por outro lado, algum cristão zeloso é capaz de apresentar nas Escrituras um motivo apenas para se comemorar um feriado tão arraigado no paganismo e na bruxaria? Com o ressurgimento atual da bruxaria e da adoração a Satanás, as quais declaram explicitamente o Halloween como sendo o feriado deles, como os cristãos podem comemorá-lo ainda que por simples diversão?

Efésios 5:8–11

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

Roger Berry

Impresso no Brasil com permissão de Christian Light Publications, Inc.

Que Deus ilumine a todos e nos afaste de tais práticas pagãs.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário