terça-feira, 15 de dezembro de 2015

NATAL 2015 - O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL DE JESUS

SERMÃO 001 – A SALVAÇÃO DOS PECADORES PARTE 001
Texto: Lucas 1:67—79
Introdução.
A. Hoje e na próxima mensagem estaremos nos concentrando em falar acerca do nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

B. Mas, infelizmente o nascimento de Cristo, e isso já faz algum tempo, deixou de ter significado por dois motivos principais:

1. Por um lado nós temos uma verdadeira onda, da mais pura idiotice, que varreu as chamadas igrejas evangélicas convencendo as pessoas que celebrar o nascimento de Jesus não era legal, mas que celebrar a Páscoa judaica ou a Festa dos tabernáculos é que são coisas realmente legais para os crentes celebrarem. Com isso, o nascimento de Jesus foi jogado fora pela maioria das igrejas chamadas evangélicas. Hoje elas tocam shofares, adoram arcas da aliança e celebram as festas judaicas. Estão mais para um representação pífia dum judaísmo tupiniquim do que para cristãos, minimamente, genuínos.


2. Por outro lado temos esse mercantilismo desenfreado, que graças à crise econômica que enfrentamos esse ano, perdeu muito do seu ímpeto. Apesar disso, Papai Noel continua sendo mais idolatrado e adorado do que nunca como o verdadeiro símbolo do natal.

C. Mas essas posições extremas devem ser ignoradas pelos verdadeiros crentes que devem sim, celebrar o nascimento — NATAL — do Senhor Jesus Cristo, pois sem esse nascimento nós continuaríamos imersos nas mais densas trevas.

D. Apesar de não existir nada, necessariamente, errado com enfeites de natal, com guirlandas, árvores de natal e etc., temos que enfatizar que o verdadeiro assunto do natal é a SALVAÇÃO dos seres humanos.   

E. Desse modo nós podemos resumir a ideia do natal como:  

DEUS ENVIOU O SALVADOR NA PESSOA DO SENHOR JESUS CRISTO

I. A Salvação é do Senhor e Não Depende de Nada de Nós . 
A. A salvação é do Senhor 
Jonas 2:9 
Ao SENHOR pertence a salvação! 
B. Em nosso texto principal — Lucas 1:67—79 existem dois versículos que nos dizem que “Deus nos visitou e que irá visitar” — 
68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.  
78 Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas. 
C. Não fomos nós que procuramos a Deus. Ele é que veio ao nosso encontro. 
D. Ele viu nossa condição. Compadeceu-se de nós e veio ao nosso encontro trazer a solução para o nosso problema maior que é o pecado. 
E. Deus não apenas viu nossa condição desesperadora e nos enviou socorro, mas ele assumiu nossa própria forma simples e frágil. E fez isso entrando em nosso mundo na forma dum bebê frágil e submetido a todos os riscos inerentes à vida humana, mas sem pecado. 
F. Como se tudo isso não fosse bastante, ele ainda tomou sobre si todos os nossos pecados e recebeu o justo castigo que os mesmos mereciam na cruz do Calvário, onde também derramou seu precioso sangue para perdoar todos os nossos pecados — 
1 Pedro 2:24 
Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 
Colossenses 2:13 
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos. 
G. Sim, Deus nos visitou quando do nascimento de Jesus. 
H. O ponto central até aqui então é: Deus fez tudo o que era necessário para a nossa salvação Ele mesmo. Em todo esse processo não existiu nenhuma cooperação humana, nenhuma iniciativa humana, e nenhum mérito ou habilidade humana envolvidos. 
I. A Salvação que Deus nos oferece por meio de Cristo pertence exclusivamente a Ele mesmo. Tudo o que podemos fazer é aceitar a mesma como oferecida.  
II. A Salvação é Alcançada Apenas Por meio da Pessoa de Cristo 
A. Apesar do nome de Jesus não ser diretamente mencionado no nosso texto principal, Ele pode ser facilmente identificado pelas palavras do verso — 
69 E nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo. 
B. Jesus, como é evidente, era descendente do rei Davi — 
Mateus 1:1 
Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 
C. Zacarias o pai de João Batista profetizou o seguinte acerca de seu filho e também acerca do Messias — 
Lucas 1:76 
Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos. 
D. Em outras palavras, Zacarias reconhece que o Salvador que havia de vir era o próprio Deus em forma humana. 
E. O próprio João, apesar de ser 6 meses mais velho que Jesus reconheceu o seguinte — 
João 1:30 
É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim. 
F. Zacarias se refere ao Senhor Jesus como o “Sol nascente das alturas” — 
78 Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas. 
Essas palavras de Zacarias são uma referência direta à profecia que encontramos em — 
Malaquias 4:2 
Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. 
G. Foi por esse motivo que Jesus se apresentou como sendo — 
João 8:12 
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 
H. É evidente que Jesus é o Salvador da humanidade conforme anunciado por Zacarias em nosso texto principal. Mas existe ainda outro texto que afirma isso de maneira bem clara — 
Mateus 1:21 
Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 
I. Esse é exatamente o significado do nome JESUS = DEUS É SALVADOR
Conclusão:
A. Tudo isso que falamos hoje, vai totalmente na contramão da noção comum de que os seres humanos podem salvar-se a si próprios por meio de suas habilidades ou méritos.

B. Isso explica muito da situação cultural que mencionamos no início da mensagem. As negativas de celebrar o natal, não passam de tentativas pífias de imaginar que podemos nos salvar por nossos próprios meios. Estão todos redondamente enganados.

C. Também vai contra outra ideia comum que é a de que nós merecemos ser salvos.

D. NÃO! A Salvação é de Deus. Como lemos em —

Efésios 2:8

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

E. Se você pensa que pode salvar-se a si mesmo ou que pode, ajudar de alguma forma na tua própria salvação, você precisa aprender o significado verdadeiro do natal.

F. Que bom que você veio hoje aqui para ouvir essa preciosa e verdadeira mensagem do natal do Senhor Jesus Cristo. 

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário