domingo, 20 de dezembro de 2015

NATAL 2015 - O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL DE JESUS SERMÃO 002 – A SALVAÇÃO DOS PECADORES PARTE 002

    
Texto: Lucas 1:67—79
Introdução.
A. Na mensagem anterior nós demos início a uma apresentação voltada para explicar o verdadeiro significado do Natal ou nascimento de Jesus.

B. Naquela mensagem que poderá ser vista por meio desse link aqui:

 nós afirmamos de forma categórica e absoluta que:

DEUS ENVIOU O SALVADOR NA PESSOA DO SENHOR JESUS CRISTO


C. Com base nessa afirmação fundamental, começamos então a apresentar as verdades bíblicas relacionadas com esse momentoso eventos:

1. A Salvação é do Senhor e Não Depende de Nada de Nós  

2. A Salvação é Alcançada Apenas Por meio da Pessoa de Cristo

D. Hoje queremos prosseguir com mais algumas verdades fundamentais, dos motivos porque, como fruto da nossa gratidão pelo que Deus fez a nosso favor, devemos sempre, alegremente celebrar o nascimento ou NATAL de Jesus Cristo, o Salvador.   

E. Desse modo, nós podemos continuar a resumir a ideia do natal como:  

DEUS ENVIOU O SALVADOR NA PESSOA DO SENHOR JESUS CRISTO

III. A Salvação que Nos Vem por Meio do Natal de Cristo Significa o perdão de todos os nossos pecados por meio exclusivo da graça de Deus

A. Nosso trecho principal nos fala a princípio da salvação como sendo uma libertação do povo de Israel de seus inimigos. Nós podemos ver isso em: 
Lucas 1:71 
Para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam;
Lucas 1:74 
De conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor. 
B. Esse aspecto político da salvação encontrará seu pleno cumprimento apenas quando estivermos, para sempre diante da gloriosa presença de nosso Deus e Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 
C. É mesmo uma grande pena que os judeus dos dias de Jesus vieram a entender a salvação de Deus apenas em termos políticos e não relacionada aos pecados. 
D. Mas a missão de João Batista tinha o propósito de ensinar o povo judeu que a salvação consistia, acima de tudo, no perdão dos pecados: 
Lucas 1:77
Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados. 
E. É por esse motivo que João veio pregando a seguinte mensagem desde o início: 
Lucas 3:3 
Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. 
D. Apesar dos grandes privilégios que haviam sido derramados sobre o povo de Israel, cada judeu precisava ser reconciliado de volta com Deus de modo individual, como deveria, mais adiante, acontecer com todos os gentios. E como ainda é necessário acontecer até os nossos dias. 
E. Uma vez que Deus é absolutamente Santo e Justo Ele já passou a justa sentença sobre os nossos pecados — e não estamos falando nem de quantidade nem de gravidade dos mesmos — dizendo: 
Romanos 6:23 
Porque o salário do pecado é a morte. 
F. Mas porque Deus é compassivamente misericordioso, Ele decidiu tomar sobre si mesmo — sobre Jesus — todos os nossos pecados e receber o justo castigo que esses pecados mereciam da parte de Deus. 
G. Mais adiante em seu ministério João começou a proclamar a seguinte mensagem — 
João 1:19 
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 
H. Em seguida Zacarias funde duas verdades do Novo Testamento num único versículo que é — 
Lucas 1:79 
Para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. 
G. Esse verso reflete o conteúdo de Isaías 9:2 e 60:1—3, que nos falam acerca de todas as pessoas vivem em meio a grandes trevas e que se encontram na região da sombra da morte.  
H. Os versos de Isaías descrevem com precisão aqueles que se perderem pelo deserto e que foram surpreendidos pelas trevas e agora correm sérios riscos de morte cercados por animais selvagens e pelo frio inclemente do deserto. 
I. Mas tão certa como a noite, o fim da mesma representará o início de um novo dia e com ele virão o sol e a luz necessária para conduzirem seus passos em paz e segurança. 
J. Esses versos descrevem de modo claro aqueles que se encontram assentados em meio a densas trevas. Essas pessoas estão perdidas na escuridão e não têm a menor ideia de qual rumo seguir. Elas têm medo da morte que os espreita por todos os lados. Elas não sabem o que fazer para se verem livres dessa situação. Elas precisam de LUZ! 
K. Por causa dessa condição humana é que Deus envia Seu Filho para tornar-se nosso salvador. Para ser verdadeira luz do mundo. Para guiar os perdidos à salvação e guiar seus passos nos caminhos da verdadeira paz que ultrapassa todo o entendimento. 
II. Entendendo como Deus Enxerga o Pecador 
A. Deus enxerga o pecador com profundo e grande amor, cheio e compaixão e de ternura — 
João 3:16 
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
Romanos 5:8 
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 
B. Essas verdade estão bem refletidas em nosso texto principal — 
Lucas 1:78 
Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas. 
C. A expressão “entranhável” diz respeito às entranhas — ou seja, nossas vísceras — pois naqueles dias acreditava-se que o centro de todas as nossas emoções estava assentado sobre nossas vísceras o que, em boa medida, tem sido confirmado pela medicina moderna, já que nossas emoções repercutem diretamente nossas vísceras.

D. Muitas pessoas não conhecem o Deus da Bíblia e por isso falam dele como se fosse um Deus cruel e amargo. Um biólogo metido a teólogo disse que o Deus do Antigo Testamento é o personagem mais desagradável da história da humanidade. Mas ele é ignorante quanto à verdade bíblica e está equivocado quanto ao que a Bíblia ensina acerca do nosso Deus. Deixemos que Jesus mesmo nos diga como é o Deus verdadeiro e como ele vê o pobre pecador — 
Lucas 15:20 
E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. 
E. E é desse modo cheio de compaixão que Deus recebe todo pecador arrependido. 
F. Mas por outro lado, temos que entender que pelo fato de Deus ser justo ele precisa julgar todos os pecados, ou ele não seria justo. Deus não pode ignorar nem um único pecado por mais ínfimo que seja. Que fique bem claro para todos o seguinte: no dia do Juízo final Deus irá derramar toda Sua ira contra o pecado sobre todos os pecadores que não colocaram sua fé no Senhor e Salvador Jesus Cristo a quem Deus enviou para ocupar nosso lugar. Mas os que rejeitam a Jesus terão que ocupar seus próprios lugares. 
H. Com isso notamos que Deus não é apenas justo, mas misericordioso. Deus mandou Seu Filho para assumir nosso lugar e receber o justo castigo que nossos pecados mereciam. 
I. Se como o filho pródigo você se arrepender, tenha a certeza que Deus irá te receber da mesma forma como aquele filho foi recebido. Deus irá perdoar todos os teus pecados e você conhecerá suas mais tenras misericórdias.
III. A Salvação Resulta Numa Vida de Santo Serviço a Deus. 
A. Zacarias nos diz em nosso texto principal, o seguinte — 
Lucas 1:74—75 
74 De conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, 
75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. 
B. Ao contrário do que muitos pensam, a Salvação eterna não diz respeito tanto à nossa própria felicidade. Sim é verdade que a vida cristã é uma vida cheia de alegria, plena de contentamento e felicidade. Mas Deus não nos salva para vivermos vidas de eterna felicidade, enquanto ignoramos as necessidades de outras pessoas.
C. Deus nos salva para que o glorifiquemos — para que as pessoas glorifiquem o Seu Santo Nome. Isso acontece sempre que a alegria que temos em nossas vidas transborda. 
D. Todos aqueles que são salvos, mas vivem apenas para desfrutar a alegria proveniente da salvação desprezando a necessidade dos outros estão apenas se enganando. A verdadeira salvação sempre resulta numa vida de santidade que se interessa e procura servir os outros ao mesmo tempo em que ser o próprio Deus que nos libertou da escravidão do pecado. 
Conclusão:
A. O texto de Lucas contendo as palavras de Zacarias, o pai de João Batista, nos fala do verdadeiro significado do NATAL! Que Deus enviou o Salvador na pessoa do Senhor Jesus. Eu não sou a melhor pessoa para explicar essa verdade para você. O próprio Deus precisa entrar em sua vida para você entender e responder de modo apropriado.

B. É o próprio Deus apenas que pode abrir teus olhos para que você enxergue o que eu estou tentando explicar para vocês. Daí por que temos tanta cegueira acerca do NATAL. De uma lado mergulhado nas desasas trevas do mercantilismo, e do outro mergulhado na ignorância dos que se dizem cristãos, mas se recusam a celebrar o nascimento do Salvador Jesus.

C. Se você se encontra na condição em que nunca confiou sua vida ao Salvador Jesus, então você continua sentado na região da sobra da morte. Mas, com certeza Deus está visitando você hoje com o verdadeiro entendimento do Natal, uma vez que ele é misericordioso e compassivo.

D. Arrependa-se dos seus pecados e volte com fé e confiança para o Senhor Jesus que o verdadeiro Salvador. Se você se voltar para o Senhor Jesus, você irá conhecer as tenras misericórdias de Deus que podem perdoar todos os teus pecados, te tornar numa nova criação e te reconciliarem com Deus, fazendo de você um verdadeiro filho de Deus por meio da adoção na família do Pai.

E. Quando nos voltamos para Deus e para Cristo, então somos capazes de entender o verdadeiro significado do NATAL!  

Isaías 55:7

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. 

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário