quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO — Estudo 8 - Termos Usados No Antigo Testamento - Parte 001 - A ALMA



Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, 

Termos Usados no Antigo Testamento – Parte 001 

I. נֶפֶשׁ   nepesh: sopro, vida, desejo, alma.

A. Evidencia Exegética 

B. Em primeiro lugar, a palavra נֶפֶשׁ   nepesh se refere àquele principio invisível e imaterial que anima os corpos físicos de homens e animais. Os animais são chamados נֶפֶשׁ   nepesh enquanto estão vivos conforme podemos ler em — Gênesis 1:20, 21, 24, 30 etc. Um animal morto nunca e chamado de נֶפֶשׁ   nepesh. Neste mesmo sentido, uma vez que o fôlego de vida foi soprado no corpo de Adão, ele se tornou um נֶפֶשׁ   nepesh, i.e. uma criatura viva — Gênesis 2:7. 

1. Quando  o fôlego da vida parte dos corpos dos animais ou dos seres humanos, eles morrem. Assim o Antigo Testamento utiliza a expressão נֶפֶשׁ   nepesh para se referir ao principio de vida físico cerca de 150 vezes. 

2. Em segundo lugar, a palavra נֶפֶשׁ   nepesh é utilizada em linguagem figurada. Os autores bíblicos faziam uso duma sinédoque, que é uma figura de linguagem que usa, entre outras coisas, uma parte para representar o todo: 

Exemplos: 
i. Gênesis 36:6 ® todas as pessoas ® נַפְשׁוֹת napeshim. 
ii. Levítico 21:1 e 11 ® Mesmo que o principio de vida já estava ausente das pessoas mortas, a expressão נֶפֶשׁ   nepesh e utilizada nestes versos para representar a pessoa integral. 

iii. Levítico 17:10,11 ® Como o sangue simboliza a vida, נֶפֶשׁ   nepesh e utilizado figurativamente como sangue—vida. 

3. Em terceiro lugar, נֶפֶשׁ   nepesh e utilizada para descrever a parte do homem que transcende o principio da vida e separa o homem dos animais e o aproxima de Deus! 

         
a. Deus é um Ser autoconsciente que pode dizer: “Eu Sou". Assim Deus jura por si mesmo — i.e., pelo seu נֶפֶשׁ   nepesh 
Jeremias 51:14

Jurou o SENHOR dos Exércitos por si mesmo, dizendo: Encher-te-ei certamente de homens, como de gafanhotos, e eles cantarão sobre ti o eia! dos que pisam as uvas. 

Amós 6:8 
Jurou o SENHOR Deus por si mesmo, o SENHOR, Deus dos Exércitos, e disse: Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e tudo o que nela há. 

b. O נֶפֶשׁ   nepesh de Deus é a parte transcendente de Deus que odeia o pecado — 

Salmos 11:5 

O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. 

c. Assim temos: O נֶפֶשׁ   nepesh de Deus não pode ser reduzido ao principio físico da vida porque Deus não possui um corpo físico! Da mesma forma, quando נֶפֶשׁ   nepesh é aplicado ao homem descreve aquela parte que transcende o principio da vida física.


C. Que o homem possui uma alma que transcende o mero principio da vida física que é compartilhado pelos animais pode ser visto nas seguintes passagens, mas apesar do mesmo termo ser usado eles não são idênticos. Apenas o ser humano é chmado de נֶפֶשׁ חַיָּה nepesh chayiah — alma vivente:


1.  Se a alma do homem não é diferente da dos animais porque as Escrituras falam da necessidade da expiação — satisfação pelo pecado — para redimir a alma dos homens (Levítico 16). E ainda, se ests for o caso, como explicar as palavras de Cristo em —

Marcos 8:36

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 

2.  O que significava a expressão "afligireis as vossas almas” em Levítico 16? Significa “afligireis vosso corpo físico?" Não, e sim a experiência da dor, tristeza na parte transcendente do ser humano.


3. Note como certos relacionamentos expressados por נֶפֶשׁ   nepesh não podem ser aplicados aos animais, mas quando aplicados ao homem transcendem o princípio físico da vida.

Deuteronômio 10:12 ® Servir a Deus

Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma. 

Levítico. 16:29 ®   Aflição

Isso vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. 


I Samuel. 1:10 ®  Amargura

Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.


I Samuel. 2:33®   Tristeza

O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade.


Ezequiel  23:17—18®  Alienação

17 Então, vieram ter com ela os filhos da Babilônia, para o leito dos amores, e a contaminaram com as suas impudicícias; ela, após contaminar-se com eles, enojada, os deixou.

18 Assim, tendo ela posto a descoberto as suas devassidões e sua nudez, a minha alma se alienou dela, como já se dera com respeito à sua irmã.


Salmos 42:2 ® e pode o principio de vida física que existe nos homens e nos animais ter sede de Deus?

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?

4.  O ensino do Antigo Testamento, tanto quanto possível, é consistente com a idéia de que o lado imaterial do homem parte na morte, habita em outro lugar e retorna na ressurreição. 


Gênesis. 35:18

Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim.


1 Reis 17:21—22

21 E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.

22 O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.


5. O contínuo problema com necromancia — consultar os mortos — que Israel enfrentou indica que alguns judeus acreditavam na sobrevivência da parte imaterial do homem —

Deuteronômio. 18:9—14

9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.

13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.

14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

B. A Septuaginta


A Septuaginta — tradução das escrituras do Antigo Testamento para o grego, no século III  antes de Cristo — traduz a palavra נֶפֶשׁ   nepesh por ψυχὴ psichè 810 vezes. Esta palavra se refere à parte transcendente do homem que e capaz de pensar, sentir e ter vontade. A palavra psichè é também utilizada para traduzir as palavras רוּחַ ruwach — espírito em  Gênesis 1:28 e Êxodo 35:21e por לְב — leb — cpração em  Isaías 7:2, 4.


É marcante o fato que os gregos tinham uma palavra bem clara (ao contrário dos hebreus) para representar a vida física. Esta palavra é βίος Bios — vida, e adivinha o que? Ela não é usada nenhuma vez sequer para traduzir a palavra נֶפֶשׁ   nepesh! Mas é usada inúmeras vezes nas paginas da Septuaginta.


C.  Outros Testemunhos


Flávio Josefo — historiador judaico da antiguidade — declara que todos os judeus com exceção dos saduceus acreditavam na imortalidade da alma — Guerras dos judeus, Livro II, Secções 154-159 e 163,166).


O historiador cristão, Eusébio, no seu livro Historia Eclesiástica — Livro VI, C37 — declara que a doutrina do sono da alma é uma invenção de heréticos do século terceiro.

OUTROS ARTIGOS ACERCA DE VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ETERNIDADE
Estudo 001 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Introdução à Hermenêutica ou Interpretação das Escrituras Sagradas
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Estudo 002 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Introdução à Hermenêutica ou Interpretação das Escrituras Sagradas — Parte 002
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Estudo 007 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Unidade e Diversidade nos Seres Humanos 
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Estudo 008 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Antigo Testamento — Parte 001
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Estudo 011 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 001 — ψυχή  Psiché
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Estudo 012 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 002 — πνεῦμα — pneûma — espírito, καρδίᾳ — Kardía — Coração, διανοίᾳ — dianoíaφρόνημα — frónemaνοήμα — noémaνοῦς  nous — Mente.
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Estudo 013 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 003 — ἔσω ἄνθρωπον — éso ánthropon = homem interior; νεφρόι — Nefroi = rins
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Estudo 014 A — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Conclusão: A Crença na Imortalidade como algo Universal.
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Estudo 014 B — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — A Crença na Imortalidade como algo Universal — Parte 002



Estudo 014 C — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — A Crença na Imortalidade como algo Universal — Parte 003.
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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