quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2016


O SENHOR COMO NOSSO PASTOR DURANTE TODO O ANO DE 2016
Salmos 23:1—4
Introdução

A. Estamos nos aproximando do final do ano 2015. Para os crentes foi um ano onde nós vimos a graça do Senhor ser maravilhosamente derramada sobre nossas vidas .

B. Já para os incrédulos, em geral, foi um ano que os mesmos preferem que termine logo e seja esquecido.

C. Como é nosso costume, todo final de ano escolhemos, de forma democrática, um versículo ou versículos para nos servirem de direção para o ano novo que se aproxima.

D. Esse ano escolhemos, entre as várias possibilidades, a passagem de Salmos 23:1—4. Essa passagem é bem conhecida por todos nós e certamente será lembrada inúmeras vezes durante a travessia.  

E. Então aqui estão algumas breves reflexões com base nos versículos escolhidos pela igreja para o ano 2016:

o senhor será o nosso pastor cada dia do ano 2016

I. O SENHOR É O NOSSO PASTOR - Salmos 23:1

A. Essa afirmação nos fala de como nosso Deus é condescendente conosco, pois em vez de ser visto como o Deus, ETERNO, o ALTÍSSIMO, o SANTO e etc., ele aceita ser caracterizado apenas como um pastor de ovelhas.

B. Essa forma de Deus se apresentar deve ser motivo de grande gratidão da nossa parte, pois o grande Deus permite ser comparado com alguém que exerce uma função simples, mas que para nós, como ovelhas, é de fundamental importância. Glórias sejam dadas ao Senhor pelo seu amor condescendente.

C. O Próprio Davi era um pastor de ovelhas e entendia muito bem, tanto as necessidades das ovelhas, como as responsabilidades do pastor.

D. Sabendo que Deus é nosso verdadeiro e grande pastor e que Jesus se autointitulou o Bom pastor a conclusão só pode ser apenas uma como veremos a seguir.

E. Já no Artigo Testamento o SENHOR, o ETERNO era reconhecido como o pastor de Israel:

Salmos 80:1

Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.

Já no Novo Testamento Jesus diz:

João 10:14

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.

F. Dante dessas palavras é nosso dever afirmar, com toda confiança, como fez Davi o seguinte: O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ.

G. Ao fazermos essa afirmação nós reconhecemos duas coisas:

1. Reconhecemos que somos criatura, frágeis, fracas, tolas e facilmente enganáveis.

2. Reconhecemos que precisamos de Deus como nosso provedor e guardador contra todo tipo de mal.

H. Sim, temos tudo o que necessitamos, não porque ganhamos o suficiente e mais, não porque temos todas as habilidades necessárias para nos sustentar e sim; PORQUE O SENHOR É NOSSO PASTOR!

I. A seguir Davi passa a descrever, um pouco do muito do cuidado de Deus em nossas vidas.

II. O CUIDADO DE DEUS MANIFESTADO EM NOSSAS VIDAS CONTEMPLATIVAS E ATIVAS

A. Davi diz no

Salmos 23:2 o seguinte —

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso

B. O verso acima nos fala tanto da nossa vida contemplativa, quanto da nossa vida ativa.

C. A primeira parte, nossa vida contemplativa, encontra sua plena satisfação nos pastos verdejantes, que são aqui usados como uma metáfora para as Escrituras Sagradas.

D. A Bíblia está cheia de palavras doces e agradáveis, repletas de promessas que Deus nos faz e nos oferece graciosamente. Note que desde o começo tudo depende de Deus, pois é ele quem nos faz repousar em pastos verdejantes.

E. Já a segunda parte da vida cristã consiste numa vigorosa atividade, pois nós não apenas pensamos, mas também agimos. E assim lemos em Salmos 23:2b o seguinte —

Salmos 23:2b

Leva-me para junto das águas de descanso.

F. Essas águas de descanso são as muitas graças de Deus e O Seu próprio Espírito que são derramados sobre nossas vidas quando procuramos viver de modo ativo para Deus.

G. Note que o termo está no plural: águas! Isso nos fala da abundância da graça de Deus que é derramada sobre nossas vidas quando nos dispomos servir o Senhor como ele deseja:

1. De todo nosso coração.

2. Com toda nossa alma.

3. Com todas as nossas forças.

4. Com todo o nosso entendimento:.

5. Resumindo: servir o Senhor com todo ímpeto que há em nossos seres.

H. Isso certamente nos deixará sedentos e cansados, mas a promessa do Senhor é nos abençoar com sua graça e com a presença gloriosa do Seu Espírito Santo.

III. O CUIDADO DE DEUS MANIFESTADO NA PLENA RESTAURAÇÃO DE NOSSAS ALMAS.

A. Davi prossegue dizendo —

Salmos 23:3

Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

B. Note que a ação continua centrada em Deus. Deus faz tudo pelos seus. Amém.

C. Não importa qual seja a condição da nossa alma. Quando nos voltamos para Deus ele é capaz de renová-la por completo.

D. A segunda parte desse versículo nos fala acerca da obediência que devemos ao Senhor. O crente não é livre para escolher quais mandamentos ele vai obedecer e quais ele não vai obedecer. O crente verdadeiro se deixa guiar por TODAS AS VEREDAS DA JUSTIÇA. Note bem, ele é guiado, não é ele quem escolhe o que vai ou não fazer. Se quiser agradar a Deus tem que deixar se guiar durante o ano 2016

IV. A COMPANHIA PERPÉTUA DE DEUS

A. Para finalizar os versos escolhidos e também nossa mensagem, vamos olhar o verso de

Salmos 23:4

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

B. A expressão andar indica o constante caminhar do crente, até o dia em que tiver que atravessar o sombrio vale, que à distância nos parece sempre tão tenebroso.

C. O caminhar do crente verdadeiro é um avançar constante em paz porque sabe que Deus o acompanha a cada passo.

D. Mesmo na hora mais difícil ele não se desespera nem se apressa, pois o pastor companheiro está sempre ao seu lado com seu bordão e seu cajado para consolá-lo.

E. Note que Davi não fala de morte, pois essa já foi vencida por Cristo. Mas apenas em sombra da morte. E você sabe o que torna possível a existência da sombra? Sim, a existência da Luz. Onde existe sombra, sempre existirá uma luz. E o mesmo Jesus que venceu a morte, Ele é a luz. A verdadeira luz que ilumina o rosto de todos que creem nele.

F. Como o Salmista sabe tratar-se apenas de uma sombra, ele afirma com confiança: NÃO TEMEREI MAL NENHUM. É apenas uma sombra! Jesus é a realidade que nos espera do outro lado.

G. É nisso que se encontra a verdadeira alegria do cristão. A certeza de que: como Jesus Venceu a morte nós também iremos vencê-la porque estamos identificados, plenamente, com Jesus.  

CONCLUSÃO

A. Ovelhas não são animais selvagens. Elas são animais de propriedade. Elas pertencem a alguém. Que Bom que O SENHOR é nosso pastor e proprietário. Lembremo-nos disso cada novo dia do ano 2016. Como nos ensina o apóstolo Paulo —

Romanos 14:8

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

B. Quanta gratidão devemos demonstrar a Deus por Ele mesmo nos conduzir para os pastos verdejantes que representam sua eterna e infalível palavra?

C. Quanta gratidão devemos ter a Deus por nos abençoar com sua graça e com o Seu Espírito Santo, como se fossem verdadeiras águas de descanso depois de travarmos pesadas batalhas contra o inimigo?

D. Em 2016, quando estivermos cansados e exaustos, que possamos aprender a orar como Davi dizendo: Senhor refrigera minha alma. Restaura em mim o que foi perdido pelo caminho. Como disse Davi no

Salmo 51:11

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

E. Você precisa se deixar guiar por Deus em tudo durante o ano de 2016, se quiser viver a vida que agrada a Deus

F. Que, como Paulo possamos fazer as seguintes afirmações a cada novo dia do ano 2016:

Filipenses 1:21

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Filipenses 1:23

Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

G. Portanto, que nos apeguemos a todas essas promessas e que elas nos sirvam de inspiração para viver o ano de 2016 para a glória de Deus e o engrandecimento do nome do Senhor Jesus.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário