Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha
ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou
princípio No
Gênesis
1:1
IX. A História de Noé —
Continuação.
5. A Aliança de Deus
com Noé – Gênesis 9.
a. O
capítulo 9 de Gênesis é fundamental para entendermos todo o restante da
história da humanidade, pois o mesmo registra um novo início para a raça humana,
com algumas mudanças, realmente cruciais, no que diz respeito ao primeiro
início com Adão e Eva. O esboço do capítulo é como segue:
i. Deus
abençoa a Noé e a Seus Filhos — ver Gênesis 9:1 e 7 e comparar com Gênesis
1:28a.
ii. As
outras criaturas teriam verdadeiro pavor do ser humano — ver Gênesis 9:2 e
comparar com Gênesis 1:28b.
b. Permissão
para consumir animais concedida, mas com a proibição de não consumir o sangue
dos animais — ver Gênesis 9:3—4 e comparar com Gênesis 1:29.
c. Proibição
de derramar sangue humano. Preço a ser pago: derramamento do sangue do agressor
seja ele humano ou animal — ver Gênesis 9:5—6 e comparar com Gênesis 4:11—12.
d. Estabelecimento
de uma aliança entre Noé e os seus, bem como com todos os animais e com toda a
natureza — ver Gênesis 9:8—11 e comparar com Gênesis 6:12—13.
e. O
arco-íris é concedido como sinal da aliança firmada — ver Gênesis 9:12—17.
f. Toda
a raça humana presente ou atual, descende diretamente dos três filhos de Noé.
Por semelhante modo, todos os animais do tempo presente descendem daqueles que
saíram da arca — ver Gênesis 9:18—19.
g. Noé
planta uma vinha, bebe do vinho, fica bêbado e deita-se nu em sua tenda — ver
Gênesis 9:20—21.
h. A
atitude repreensível de Cam — ver Gênesis 9:22.
9. A
atitude louvável de Sem e Jafé — ver Gênesis 9:23.
i. Noé
declara, de forma profética, a servidão da posteridade de Cam. Note que a
maldição é realmente dirigida a partir do filho de Cam que se chamava Canaã –
ver Gênesis 9:24—25.
j. Noé
declara, de forma profética, a exaltação de Sem e de Jafé — ver Gênesis 9:26 –
27.
k. A
idade de Noé e sua morte aos 950 anos – ver Gênesis 9:28.
6. Deus abençoa a Noé e
a Seus Filhos – Gênesis 9:1—7
O
final do capítulo 8 do livro do Gênesis registra as bondosas palavras de Deus
acerca da raça humana e da vida na terra —
Gênesis 8:21—22
21 E o SENHOR aspirou o
suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa
do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem
tornarei a ferir todo vivente, como fiz.
22 Enquanto durar a
terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno,
dia e noite.
O
capítulo 9 inicia com uma continuação dessas palavras de bondade da parte de
Deus. Deus abençoa a Noé e seus filhos — ver Gênesis 9:1. Nessa bênção nós
encontramos palavras semelhantes às que foram proferidas sobre nossos primeiros
pais — ver Gênesis 1:28. Todas as bênçãos que procedem de Deus são originadas
em Seu próprio “coração” e fluem em nossa direção de maneira inexorável — ver
Efésios 1:11 e 3:11. Falando ao povo de Israel através do profeta Jeremias Deus
desnuda Seus planos para com Seu povo —
Jeremias 29:11
Eu é que sei que
pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de
mal, para vos dar o fim que desejais.
É
certo que Noé ofereceu sacrifícios a Deus — ver Gênesis 8:20 — e que Deus
sempre abençoa aqueles que se dispõem a adorá-lo e a colocá-lo em primeiro
lugar em suas vidas, como fez Noé, assim que saiu da arca. Quando somos gratos
a Deus por suas misericórdias a resposta de Deus é sempre nos abençoar mais
ainda. Este é o caso de Noé e de seus filhos aqui neste capítulo.
Os
primeiro sete versículos de Gênesis 9 são uma verdadeira demonstração da
verdade que acabamos de referir acima. Eles representam a “carta magna” do novo
começo da raça humana. Ao contrário da invencionice dos rabinos judeus
representada pelas ideológicas “Sete Leis Noaicas” — ver nosso artigo acerca
desse tema aqui: http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/07/as-sete-leis-noaicas.html
— as palavras proferidas por Deus demonstram apenas Seu interesse em abençoar e
fazer o bem a todos nós que descendemos dos três filhos de Noé. Seguem-se as
bênçãos:
1. Em
primeiro lugar — ver Gênesis 9:1 — Deus concede todo o planeta Terra para ser
ocupado por Noé e seus descendentes. Para garantir esta ocupação Deus ordena
que eles sejam fecundos e se multipliquem. Aqui temos que nos lembrar sempre
que, todas as vezes que Deus nos outorga um mandamento, Ele nos dá todas as
condições para que possamos cumprir de forma satisfatória o que nos foi
ordenado —
2 Pedro 1:2—4
2 Graça e paz vos sejam
multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
3 Visto como, pelo seu
divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade,
pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e
virtude,
4 pelas quais nos têm
sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos
torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das
paixões que há no mundo
A consequência
direta dessa verdade é que nós não temos mais desculpas para não viver vidas
que sejam coerentes com as verdades que conhecemos —
2 Pedro 1:5—10
5 por isso mesmo, vós,
reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a
virtude, o conhecimento;
6 com o conhecimento, o
domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a
piedade;
7 com a piedade, a
fraternidade; com a fraternidade, o amor.
8 Porque estas coisas,
existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos,
nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Pois aquele a quem
estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido
da purificação dos seus pecados de outrora.
10 Por isso, irmãos,
procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição;
porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.
Assim,
Deus ordenou não apenas uma vez e sim duas vezes, que eles fossem fecundos e se
multiplicassem — ver Gênesis 9:1 e 7. O planeta Terra foi entregue aos seres
humanos por Deus para que eles possam possuí-lo —
Salmos 115:16
Os céus são os céus do
SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
A
Terra por certo não é um paraíso, mas é bem mais do que merecemos e, graças a
Deus, que a mesma não é o inferno, apesar de que muitas vezes nós, os seres
humanos a temos transformado em algo próximo a um verdadeiro inferno.
2. Em
segundo lugar, Deus também concede — ver Gênesis 9:2 — poder sobre todas as
outras criaturas. Esta bênção também repete, em certo sentido, a bênção
concedida aos primeiros seres humanos criados — ver Gênesis 1:28. A diferença
reside no fato de que na primeira vez o ser humano, em seu estado de inocência,
dominava sobre os animais em meio a uma relação pacífica, baseada no amor —
ver, por exemplo, Gênesis 2:19—20; enquanto que agora, neste recomeço, com os seres
humanos caídos, a relação estaria baseada em — מוֹרַאֲכֶם – mowr`akem — pavor e — חִתְּכֶם – chitthekem — medo, da
parte dos animais. A realidade dessas palavras é atestada através de toda a
história da humanidade. Cavalos e bois aceitam jugos e com docilidade têm
ajudados as seres humanos nas mais diversas atividades. Carneiros mantêm-se em
absoluto silêncio, tanto diante daquele que os tosquia, quanto diante do
açougueiro, por puro medo. Mesmo os animais violentos preferem se manter à
distância dos seres humanos e, nunca se organizam em nenhum tipo de rebelião
contra os humanos.
3. Em
terceiro lugar, Deus concede a autorização para que os seres humanos, após o
dilúvio, possam tomar e comer também animais — ver Gênesis 9:3 — ao contrário
do que foi ordenado no princípio da criação — ver Gênesis 1:29—30. Especula-se
que uma boa parte da riqueza do solo foi destruída pelo dilúvio e que isto,
teve um impacto direto tanto sobre a variedade, quanto sobre a quantidade de
alimentos que eram produzidos antes do dilúvio. Assim, Deus teria estendido aos
seres humanos a possibilidade de comer também carne de animais, o que
aparentemente, não havia ainda sido praticado. Tolices como essa que é
defendida por Ellen Gould White e pelos adventistas, de que devemos ser
vegetarianos, além de ser uma pretensão hipócrita, já que pessoas que
conviveram com a “voz de profecia” nos informam que a mesma foi carnívora toda
sua vida, não fazem o menor sentido diante da afirmação de Paulo em
1 Timóteo 4:1—5
1 Ora, o Espírito
afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por
obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2 pela hipocrisia dos
que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
3 que proíbem o
casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem
recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a
verdade;
4 pois tudo que Deus
criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,
5 porque, pela palavra
de Deus e pela oração, é santificado.
A
leitura atenta destes versículos nos ensina que tal proibição, de comer carne,
não procede de Deus e sim de espíritos enganadores e de demônios. Portanto
devemos tomar muito cuidado com estes falsos ensinos e, alinhar nossas vidas,
sempre de acordo com o que é ensinado pelas Escrituras. É verdade que sob a Lei
concedida a Moisés, certos alimentos de origem animal foram proibidos. Mas esse
não é o caso aqui e, certamente, não é o caso sob a dispensação do evangelho da
graça sob o qual estamos vivendo agora, conforme acabamos de ler na epístola de
Paulo a Timóteo.
As bênçãos de Deus são repletas de bondade e graça e mostram a boa
vontade de Deus para com a humanidade. Não há nada aqui que sugira, mesmo
remotamente, algo como as 7 Leis Noaicas.
4. Em quarto lugar, Deus ordena que aqueles que saíram da arca, apesar
de poderem comer de tudo, não devem comer alimentos que sejam prejudiciais e
não saudáveis como, por exemplo, carne com sangue ou crua — ver Gênesis 9:4.
Porque Deus teria dado este tipo de mandamento. O motivo aparente é que este
tipo de consumo, em vez de sustentá-los poderia acabar por destruí-los.
Alimentos, especialmente de origem animal, devem ser preparados e não comidos
crus como fizeram os soldados de Saul —
1 Samuel 14:31—32
31 Feriram,
porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom. O povo se achava
exausto em extremo;
32 e,
lançando-se ao despojo, tomaram ovelhas, bois e bezerros, e os mataram no chão,
e os comeram com sangue.
Além do mais a própria Bíblia nos adverte contra os excessos do consumo
de carnes — ver Provérbios 23:20. Esse mandamento também tinha o propósito de
nos ensinar que não devemos ser cruéis com os animais. Devemos ser senhores
sobre os animais, mas não tiranos. Podemos matá-los para alimento, mas não
maltratá-los por diversão. Tempos depois de Noé, já nas leis cerimoniais dadas
através de Moisés, o derramamento do sangue do animal era requerido como uma
forma de expiação pelas almas dos pecadores —
Levítico
17:11
11 Porque a
vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer
expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da
vida.
A partir do advento de Jesus, Seu próprio sacrifício serviu de expiação
pelos nossos pecados e os mandamentos da Lei do Senhor concedidos a Moisés
foram completamente abolidos —
Efésios 2:14—16
14 Porque
ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da
separação que estava no meio, a inimizade,
15 aboliu,
na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois
criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e
reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo
por ela a inimizade.
CONTINUA...
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005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
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008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1
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013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1
013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2
014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas
015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
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019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19
021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20
022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
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Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
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