O propósito dessa série é introduzir o leitor na
vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central
estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a
vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas
locais.
V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da Igreja
A Igreja
I. A
Igreja — ἡ ἐκκλησία — ekklissía — Igreja.
A.
Introdução – “... à igreja, a qual é o seu corpo”- Efésios 1:22—23.
1. Nosso conceito mental
da igreja: prédio, edifício, local de reuniões, instituição, denominação etc...
2. Problemas causados
pelas traduções.
a. Nossa Bíblia não foi escrita em português.
b. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico com
umas pequenas porções escritas em aramaico.
c. O Novo Testamento foi inteiramente escrito em
grego e contém citações do Antigo Testamento retiradas da Septuaginta — LXX[1].
d. A palavra grega usada pelos autores do Novo
Testamento para se referir à igreja foi ἐκκλησία — ekklissía — lê-se eclissía.
e. Nossa tradução de Almeida Revista e Atualizada
em português traduz a expressão grega ἐκκλησία — ekklissía da seguinte maneira: a palavra ocorre 114 vezes no
texto grego editado por Westcott e Hort, Tischendorf e os revisores ingleses.
i. Igreja
ii. Igrejas
iii. Assembleia
iv. Congregação
3. Por causa da tradução
e dos conceitos mentais dominantes a grande maioria das pessoas em nossos dias
têm a tendência de pensar que a palavra igreja se refere a um prédio na rua tal
ou a uma instituição decadente e à beira da morte.
B. Definições
do Termo
1. O Dicionário Aurélio
2000 define a palavra igreja da seguinte maneira:
a. Do grego ekklesía,
'assembleia de cidadãos', 'assembleia de fiéis', pelo latim ecclesia.
b. Substantivo feminino.
i. Templo cristão.
ii. Autoridade
eclesiástica.
iii. A comunidade dos
cristãos.
iv. O conjunto dos fiéis
ligados pela mesma fé e sujeitos a uma mesma liderança.
2. O Dicionário de grego clássico de Liddell-Scott
define assim:
a. Assembleia
devidamente convocada, menos geral que — súllogos — pronuncia-se sílogos.
b. Na Septuaginta a
definição corresponde a: congregação dos filhos de Israel e traduz o termo
hebraico קְהַל — qehal.
c. No Novo Testamento:
igreja como corpo de cristãos.
3. Os dicionários do Novo Testamento, geralmente,
definem como:
a. Igreja como
comunidade universal.
b. Congregação como
comunidade particular, i.e., de um determinado local, bem como uma comunidade
familiar.
Conclusão: a palavra que usamos irá,
inevitavelmente, afetar a maneira como pensamos e nosso conceito de igreja será
influenciado de forma concomitante.
C. O
Significado da palavra grega ἐκκλησία — ekklissía.
A expressão grega ἐκκλησία — ekklissía — é comumente traduzida pelo termo “igreja” no
Novo Testamento em português.
1. A expressão grega ἐκκλησίαν
τοῦ θεοῦ — ekklissían
toû Theoû — Igreja de Deus, foi
usada pelos primeiros cristãos para identificar a “sociedade” a que pertenciam
como uma associação que era comum — familiar — a todas as pessoas. Não havia
nada de extraordinário no uso deste termo. A reunião dos cristãos era apenas
mais uma, no meio de uma multidão de associações não oficiais.
2. O que diferenciava a
associação dos cristãos das outras associações tão comuns dos seus dias era o
fato de que essa associação ou assembleia havia sido convocada pelo próprio
Deus! Foi Deus quem os convocou. Da mesma maneira é Deus quem nos convoca nos
dias de hoje.
3. A relação que existe
entre ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, e o chamado a viver a vida cristã acaba
se perdendo completamente quando traduzimos a palavra grega ἐκκλησία pela expressão igreja.
Vejamos como Paulo relacionou estes dois conceitos em Efésios 3:21 e 4:1:
A ele
seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o
sempre. “A ele — Deus — seja a glória, na igreja — ἐκκλησία — ekklissía é derivada do verbo καλέω — kaléo — chamar — e
em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Rogo-vos,
pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que
fostes chamados. Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως — klésseos — vocação
a que fostes ἐκλήθητε — ekléthete — chamados.
4. Assim temos que Deus
deve ser glorificado na vida da igreja. Como? Pelos cristãos andando de um modo
que seja digno do chamado que receberam.
5. O chamado que
recebemos de Deus implica no seguinte:
a. Somos chamados para
fora do mundo e para dentro da igreja de Deus = libertação.
b. Somos chamados para
manter um relacionamento com Deus através do estabelecimento de uma aliança com
Ele —
1 Coríntios 1:9
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à
comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
b. Somos chamados para
herdarmos uma herança futura. O que para Israel era a terra de Canaã, para nós
será o céu —
Filipenses 3:14
Prossigo para o alvo, para o prêmio da
soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
1 Timóteo 6:12
Combate o bom combate da fé. Toma posse da
vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão
perante muitas testemunhas.
Hebreus 3:1
Por isso, santos irmãos, que participais da
vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa
confissão, Jesus.
c. Somos chamados para
formar um povo especial que pertence ao único e verdadeiro Deus —
Deuteronômio 7:6
Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus;
o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de
todos os povos que há sobre a terra.
1 Pedro 2:9—10
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio
real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas,
agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora,
alcançastes misericórdia.
D. Uma
Definição mais abrangente da palavra grega ἐκκλησία — ekklissía — Igreja.
1. O termo grego ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, como usado no Novo Testamento,
representa a totalidade — universalidade ou catolicidade — daqueles que
pertencem à comunidade dos redimidos. Nessa condição a comunidade dos redimidos
forma a igreja como “corpo de Cristo”. Como
redimidos que formam o corpo de Cristo, os indivíduos dessa comunidade estão
íntima e completamente ligados e dependentes uns aos outros e todos, sem
exceção, estão ligados, de modo absoluto, ao Senhor Jesus Cristo. Esses redimidos estão ainda em íntima ligação com
a comunidade representada por todo o povo de Israel do Antigo Testamento, já
que o mesmo é também designado ἐκκλησία — ekklissía — Igreja ou Congregação na Septuaginta — LXX. No Novo Testamento o termo é
também usado para fazer referências a uma comunidade local de redimidos —
igreja local. O termo nunca é usado para referir-se a uma
construção nem a uma instituição. Tais conceitos não existiam nos dias da
igreja primitiva — até o ano 100 d.C. — nem nos dias dos Pais da Igreja — até o
ano 200 d.C. Mas,
acima de tudo somos um povo chamado por Deus. Ver tabela abaixo com as
referências bíblicas:
Igreja como corpo de Cristo e Cristo como
cabeça da igreja
|
Efésios 1:22—23
Colossenses 1:18, 24; 2:18—19
|
Os redimidos como membros Corpo de Cristo.
|
1 Coríntios 12:27 Efésios 4:4; 5:30 e
Colossenses 3:15
|
Os redimidos como membros uns dos outros.
|
Romanos 12:5 1 Coríntios 12:13; 24—26
|
Pergunta
para reflexão:
Porque os tradutores da Septuaginta — não
inspirados — e os autores do Novo Testamento — inspirados — não utilizaram
outro termo cultural qualquer, para referirem-se à comunidade dos redimidos, em
vez de utilizarem um termo inteiramente profano como ἐκκλησία — ekklissía — igreja?
Assim temos que:
2. O verdadeiro caráter
da Igreja é determinado pelo fato de ser Deus mesmo aquele que a convoca para
se reunir. A igreja não é um prédio ou uma construção de qualquer tipo, e sim
um ajuntamento de crentes convocados por Deus mesmo.
3. No Novo Testamento
encontramos poucas evidências de que existisse algum tipo de organização que
fosse muito além da igreja local — comunidade de cristãos localizada em uma
determinada cidade ou em um lar, etc.
4. De acordo com o irmão
Edwin Hatch[2]:
“Apesar de ser indisputável que o Senhor fundou a Igreja ἐκκλησία — ekklissía — assumimos de forma improvável que a igreja seja
uma agregação de sociedades organizadas. Cada comunidade cristã era uma
comunidade completa em si mesma”. Com o passar do tempo esse formato foi
alterado. Tal alteração não pode ser definida, a priori, como algo bom ou mau
para a Igreja.
5. Nós precisamos
começar a entender que cada comunidade local possui certa primazia real entre
os vários tipos de unidade que poderiam existir.
6. Infelizmente, nos
dias de hoje, a igreja institucional tem se tornado tão desfigurada e as
pessoas, de um modo geral, estão muito desencantadas com ela. Hoje em dia as
igrejas, independentemente da denominação a que pertençam, são algo muito
difícil de reconhecermos como uma comunidade, na qual exista qualquer relação
entre o que aí está e o ensino das Sagradas Escrituras —
Efésios 2:19—22
19 Assim, já não sois estrangeiros e
peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos
apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21 no qual todo o edifício, bem ajustado,
cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente estais sendo
edificados para habitação de Deus no Espírito.
Efésios 5:25—27
25 Maridos, amai vossa
mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo-a
purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja
gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem
defeito.
7. A igreja não é uma
denominação, nem uma convenção, nem uma associação e sim um corpo espiritual.
8. A igreja não é uma
organização e sim uma comunhão, ou como diz o Novo Testamento, uma κοινωνίᾳ — koinonía — Comunhão.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001
002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002
003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003
004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS
007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
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016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
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017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
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018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
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019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
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020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html
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021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
Que deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os
nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do
seguinte link:
Desde já agradecemos a
todos.
[1] Septuaginta, comumente identificada
pelo símbolo LXX, é a tradução das escrituras hebraicas para o grego realizada
no Egito sob o patrocínio de Ptolomeu II Filadelfo - 285–246 a.C.
[2] Hatch, Edwin. The Organization of
the Early Christian Churches: Eight Lectures Delivered Before the University of
Oxford, in the Year 1880. Wipf & Stock Pub, Eugene, 1999.
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