quinta-feira, 15 de maio de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — ESTUDO 024 - ROMANOS 1:9 E 1 TESSALONICENSES 5:11 — EDIFICAI UNS AOS OUTROS


Escola Bíblica; Educação; EBD; Bíblia; Estudo

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS

ROMANOS 1:9 E 1 TESSALONICENSES 5:11 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 17 — EDIFIQUEIS UNS AOS OUTROS — SERMÃO 025

Introdução.

A. A vida cristã é uma vida de relacionamentos. Não é uma vida de frequência às atividades de uma igreja, como se fosse um conjunto de obrigações a serem cumpridas. É UMA VIDA DE RELACIONAMENTOS. Nós estamos aqui por que amamos a Deus e desejamos adorá-Lo, louvá-Lo e oferecer ações de graças.   
B. Também desejamos estar juntos porque temos a oportunidade de servir uns aos outros, cada um com o dom que recebemos de Deus. 
C. Como a vida cristã é uma vida de relacionamentos é apenas apropriado que o Senhor Jesus nos diga o seguinte: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros - João 13:34. 
D. Aproveitando este gancho os apóstolos Paulo e Pedro nos incentivam a: 
1. Romanos 12:10 
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal. 
2. 1 Pedro 1:22 
Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente. 
E. Como o amor, biblicamente falando, não é um sentimento e sim uma decisão, o mesmo pode se manifestar de muitas maneiras. Este é o motivo porque os autores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo, nos legaram muito mandamentos que nos ajudam a transformar o amor em ações concretas. 
F. Entre estes mandamentos, existe um grupo muito especial que estamos chamando de “Mandamentos de reciprocidade”. Estes são todos aqueles mandamentos que são acompanhados por expressões, tais como: “uns aos outros”, “de uns para com os outros”, “mutuamente”, “reciprocamente” etc. 
G. Para efeito da nossa apresentação nesta série de mensagens, nós dividimos estes mandamentos em quatro categorias. Duas destas categorias já foram apresentadas. Elas trataram dos mandamentos de reciprocidade que têm a ver com:


Relações Interpessoais
Mandamentos Negativos
Acolhei uns aos outros
Não julgueis uns aos outros
Saudai uns aos outros
Não faleis mal uns dos outros
Tende o mesmo cuidado uns para com os outros
Não murmureis uns contra os outros
Submetei-vos uns aos outros
Não vos mordais uns aos outros
Suportai uns aos outros
Não devoreis uns aos outros
Confessai vossos pecados uns aos outros
Não provoqueis uns aos outros
Perdoai uns aos outros
Não tende inveja uns dos outros

Não mintais uns aos outros
H. A desobediência a qualquer destes mandamentos prejudica: 
1. Tanto o funcionamento da Igreja, enquanto Corpo de Cristo, onde se espera a cooperação de cada indivíduo para o bem de toda a comunidade. 
2. Bem como o testemunho cristão diante de um mundo que, apesar de não demonstrar, nos acompanha muito de perto, para saber se estamos vivendo à altura daquilo que estamos pregando. 
I. Agora, quando estes mandamentos são obedecidos, então: 
1. Nós criamos uma atmosfera de amor onde os dons de cada um podem se manifestar para o bem comum e a edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja. 
2. Nós produzimos e sustentamos um testemunho, diante do mundo, daquilo que Deus pode fazer, transformando seres caídos e pecadores como nós somos, em pessoas que se parecem, a cada dia mais e mais, com o próprio Senhor Jesus. 
J. Hoje queremos iniciar a apresentação da terceira divisão, que trata dos mandamentos que nos falam acerca das nossas responsabilidades na edificação uns dos outros. O primeiro mandamento deste grupo, como não poderia deixar de ser, é aquele mediante o qual somos ordenados a 
Edificar uns aos Outros 
Introdução 
A. A situação da igreja no século XXI não é diferente da igreja do primeiro século. Como naqueles dias, hoje também existem cristãos novos e antigos; alguns são fortes, enquanto outros, são fracos; temos cristãos que estão crescendo e outros que estão patinando ou, até mesmo, se desviando pelo caminho; cristãos que conhecem a Palavra de Deus e cristãos que precisam de muita instrução. 
B. Mas mesmo sabendo que as coisas são assim, esta não é maneira como as coisas devem ser. 
C. A vontade explícita do Senhor é que: 
Efésios 4:13 
Todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. 
D. Para alcançarmos estes alvos é necessário que estejamos todos envolvidos em fortalecer, encorajar, instruir e corrigir uns aos outros. Em outras palavras, nós precisamos estar dispostos a edificar uns aos outros. 
I. O Mandamento. 
Romanos 14:19 
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. 
1 Tessalonicenses 5:11 
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 
II. Definição do Termo: 
A. οἰκοδομέω oikodoméo — Construir uma casa, erigir uma construção começando dos alicerces. De forma metafórica: promover o crescimento em sabedoria cristã, em afeição, em graça, em virtude, em santidade e bem-aventurança. Fazer crescer em sabedoria e santidade. 
Dentro destes contextos nós podemos definir o mandamento “edificai-vos uns aos outros” como: um processo de interação entre os cristãos através do qual nós promovemos, mediante o ensino e o exemplo, o desenvolvimento de um caráter semelhante ao de Jesus em todos os membros do Corpo de Cristo, que a Igreja.  
III. Exemplos e Não Exemplos Bíblicos 
2 Coríntios 2:19 
Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação. 
Atos 9:31 
A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. 
1 Coríntios 7:35 
Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor. 
1 Coríntios 8:10—11 
Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 
IV. Implicações Contidas Neste Mandamento 
Edificar uns aos outros é um mandamento muito abrangente e não é fácil definir o mesmo de forma precisa. 
A. De cara, podemos dizer que, como cristãos, não devemos falar nem fazer absolutamente nada que venha derrubar ou enfraquecer um irmão, de modo que ele venha a tropeçar e cair em pecado. Falar a verdade não pode ser usado como desculpa pelos fracos para dizerem que tropeçaram por causa da mesma. 
B. Devemos evitar críticas destruidoras bem como ações ofensivas de uns para com os outros. Ficam excluídas as críticas e denúncias contra os falsos mestres. 
C. Mas, mais que estes aspectos negativos, este mandamento sugere que devemos buscar ativamente, oportunidades que possam ajudar nossos irmãos a se desenvolverem espiritualmente. 
D. Devemos promover, de forma ativa, o crescimento uns dos outros e não nos contentar apenas em não atrapalhar este mesmo crescimento. 
E. Nenhum cristão consegue desenvolver um caráter e comportamento semelhantes ao de Jesus, independente do ministério de outros cristãos. Cada cristão recebe de Deus mesmo, pelo menos um dom único, para ser usado para a edificação de todo o Corpo de Cristo — 
1 Pedro 4:10 
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 
F. Todos os cristãos precisam estar envolvidos na edificação uns dos outros. Nenhum cristão está em uma condição tão precária que não tenha nada para contribuir para o bem comum. Por outro lado, nenhum cristão se encontra em uma situação tal que não tenha nada que possa aproveitar de todos os outros — 
Filipenses 3:12—16 
12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 
14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 
15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 
16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos. 
G. A edificação é sempre muito individual. Cada um de nós se encontra em um nível distinto de crescimento. Para edificar é preciso conhecer bem as necessidades de cada um a quem queremos ministrar. 
Efésios 4:29 
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 
H. A edificação dos outros poderá, em alguns casos, envolver grande sacrifício pessoal, de tal forma que outros possam ser grandemente beneficiados e se desenvolvam na vida espiritual — 
Romanos 15:2 
Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. 
Todavia, em última instância, até mesmo aquele que se sacrifica será beneficiado porque ele também está no Corpo — 
Efésios 4:16 
De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor
Conclusão:

Quando falamos de edificar uns aos outros, nós precisamos estar cientes de que existem várias formas, biblicamente falando, de como podemos proceder para alcançar este objetivo. De modo geral, os aspectos alistados abaixo estarão presentes, de uma maneira ou de outra.

1. Em primeiro lugar a edificação mútua irá sempre passar pela palavra de Deus. Podemos compartilhar algo da Palavra ou até mesmo ensinar a mesma uns aos outros. Em outras ocasiões nós podemos aplicar a Palavra de Deus a alguma situação específica e até mesmo demonstrá-la na nossa prática do dia a dia.

2.  Todas as vezes que explicamos como a palavra de Deus pode ser aplicada às situações do dia a dia, os cristãos têm a oportunidade de serem edificados na fé —

Atos 20:32

Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

3. Quando falamos de edificação, estamos falando de:

a. Ensinar uns aos outros — ver 1 Coríntios 12:28.

b. Exercer o dom de profecia como meio de exposição da Palavra de Deus — ver 1 Coríntios 14:4.

c. Consolar ou Exortar uns aos outros — ver 1 Tessalonicenses 5:11.

d. Admoestar uns aos outros — ver Romanos 15:14 e Colossenses 3:16.

e. Edificar uns aos outros mediante o ato de cantar salmos e hinos e cânticos            espirituais — ver Efésios 5:19 e Colossenses 3:16.

f. Usar o dom recebido da parte de Deus para a edificação do Corpo de Cristo — 1 Pedro 4:10.

4. Nós iremos tratar, de modo específico, alguns destes aspectos nas próximas mensagens, já que os mesmos são mandamentos recíprocos também em si mesmos.

5. Quando nos envolvemos, ativamente, em edificar uns aos outros, então:

a. Nós podemos experimentar verdadeira unidade na nossa fé e no conhecimento que temos em Jesus Cristo.

b. Essa unidade, por sua vez, irá nos conduzir a um tipo de vida aonde nós vamos ficando cada vez mais parecidos com o próprio Senhor Jesus.

c. O resultado final deste processo todo é o desenvolvimento do Corpo de Cristo de forma tal, que o Senhor mesmo irá adicionar mais e mais pessoas à Igreja. Quando a Igreja local tem “qualidade” o próprio Senhor aumenta a “quantidade” —

Atos 9:31

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

Que o Senhor Jesus que prometeu: “Eu edificarei a minha Igreja”, possa olhar, de forma compassiva, para toda Sua Igreja e nos ajudar a compreender a seriedade das implicações da Palavra que ouvimos hoje. Que Deus abençoe a todos e nos estimule na edificação uns dos outros.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034
Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário