quinta-feira, 22 de maio de 2014

ENCONTROS DE PODER — 020 — UMA EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 15:24—27a — PARTE 2 — CRISTO E AS FORÇAS DO MAL



Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

Continuação do estudo anterior cujo link pode ser encontrado mais abaixo.

Texto Base: 1 CORÍNTIOS 15:24—27a

24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.


26 O último inimigo a ser destruído é a morte.

27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés.

AS FORÇAS DO MAL PODEM SER REDIMIDAS?

Se os Poderes, tendo uma vez sido subjugados por Cristo, terão, então, sido neutralizados pelo Senhor? Sendo assim 1 Coríntios 15:20—28 antecipa a restituição cósmica de todas as coisas no tempo do fim dessa ordem de coisas. É importante nos lembrar que tal restituição inclui todo o Universo físico — ver Romanos 8:18—25; Apocalipse 2:1, 5, 23; 22:5 e Marcos 13:24—25 e passagens paralelas.

Esse tema se manifestou tanto na obra dos profetas do Antigo Testamento como também na literatura apocalíptica judaica. Em I Enoque 91:16 nós lemos o seguinte: “E o primeiro céu passará e um novo céu surgirá, e todos os poderes do céu receberão uma luz sete vezes mais intensa”. Não apenas as estrelas serão regeneradas em poder, mas os próprios Poderes serão redimidos. Com isso concorda o autor de Hebreus quando afirma o seguinte em —

Hebreus 12:26

Aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.

E Apocalipse 21:1

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Todavia não devemos entender a redenção dos Poderes como algo geral e não definido. O Novo Testamento nos ensina tanto a redenção do Poderes, quanto a condenação dos mesmos no lago que arde com fogo e enxofre —

Apocalipse 20:10

O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Mas não apenas os poderes sofrerão esse tremendo castigo. Os seres humanos que voluntariamente rejeitaram a Jesus também estão destinados para esse mesmo lugar —

Mateus 25:41

Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Nenhuma passagem nos fala com tanta clareza da vingança que Deus ira executar sobre seus inimigos como a descrição que encontramos no Livro do Apocalipse. Observe a linguagem usada em

Apocalipse 19:15—21

15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,

18 para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.

19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.

20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.

21 Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.

Note os seguintes pontos:

1. 15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações — verso 15. É a verdade falada e não o aço de uma espada, que literalmente, irá destruir os inimigos de Cristo.

2. Na grande carnificina que segue, todos os pássaros do céu são convidados a participar daquilo que é chamado de “a grande ceia de Deus” — verso 17. Disponíveis para eles estão “carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.” — verso 18.

3. Todos os oponentes do Senhor serão exterminados e as aves irão se fartar da carne deles — versos 19—21.
Mas é da maior importância entendermos que isso não representa todas as pessoas vivas sobre a terra. Mais do que indivíduos, João está falando da destruição das nações em termos da idolatria praticada, da alienação de Deus e da sua capacidade de agir, acima de tudo, movidas apenas pelos próprios interesses.
Como dissemos, nem todos os seres humanos serão mortos, pois em Apocalipse 21:24, 26 nos lemos o seguinte:

Apocalipse 21:24, 26

24 As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.

26 E lhe trarão a glória e a honra das nações.
Como podemos ver as nações serão preservadas e trarão sua glória e honra para apresentá-las dentro da Nova Jerusalém. E mais —

Apocalipse 22:2

No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

Assim Deus irá redimir muitos povos e nações os quais serão mantidos saudáveis pelas folhas da árvore da vida.

Nem tudo será demonizado como muitos pretendem, mas o Senhor irá redimir distintos povos para que contribuam com sua linguagem, sua culturas, arte, sabedoria, ciência e verdade por toda eternidade.

Outra passagem do Apocalipse que nos fala dessa redenção é:

Apocalipse 15:2—4

2 Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;

3  e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

4  Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Entretanto, não encontramos traços dessa redenção na passagem de Paulo que temos diante de nós. Todavia, nós lemos o seguinte em —

Colossenses 1:19—20

19 Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 

É claro que nesses versos Paulo afirma que Deus já produziu uma reconciliação consigo mesmo de todas as coisas, por meio do sangue de Jesus derramado na cruz. Mas o que estaria incluído nessa expressão τὰ πάντα ta pánta — todas as coisas? É muito provável que Paulo esteja se referindo aqui, a algo que ele se referiu poucos versículos acima onde ele menciona “tronos, dominações, principados, potestades”. Ver

Colossenses 1:16

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Seria muito difícil, senão impossível argumentar a partir desse verso que os “tronos, dominações, principados, potestades” sejam exclusivamente bons e não esteja incluída aí nenhuma dessas entidades que seja má.

A própria realidade que conhecemos será completamente subvertida quando, conforme Paulo afirma em 1 Coríntios 15:28: “Deus será tudo em todos”. 

Mas só iremos entender melhor a posição do apóstolo Paulo quanto a essa questão da restituição final, se analisarmos duas passagens paulinas que são cruciais para esse entendimento. Estamos falando de Efésios 1:20—23 e Colossenses 2:13— 15. Isso faremos a partir do próximo estudo.

Que Deus abençoe a todos.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005




Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário