sexta-feira, 2 de maio de 2014

EFÉSIOS - SERMÃO 004 – A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO - EFÉSIOS 1:7—8



Resultado de imagem para redenção em cristo

Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS


SERMÃO 004 – A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO


EFÉSIOS 1:7—8

Introdução.

A. Há uma novidade teológica que vem sendo cozinhada nos Estados Unidos da América já há algum tempo. Chama-se “Igreja Emergente”. Os maiores expoentes deste movimento, ensinam uma teologia chamada de “Teologia Relacional”. Esta Teologia é caracterizada por:

1. Uma humanização de deus, que o faz muito parecido com os próprios seres humanos. Nesta situação, este deus é desprovido de atributos tais como onisciência, onipresença e onipotência.

2. Uma divinização dos seres humanos, que os torna muito parecidos com o deus, desprovido de atributos divinos.

3. Para os proponentes desta teologia, a mensagem bíblica, como ensinada até o presente, não satisfaz mais as pessoas e precisa ser adaptada à presente situação. A mensagem acerca da nossa redenção efetuada por Jesus sobre a cruz do Calvário não faz sentido, além de ser ofensiva às pessoas que confessam outro tipo de fé, tais como, os mulçumanos, os hinduístas, os budistas, os judeus e etc.

4. De acordo com este pessoal, o que nós precisamos pregar, exclusivamente, é que Deus é amor e que Deus recebe e aceita a todos, independente da fé que professam, baseado exclusivamente no “amor”. A verdade é então, relativizada, e o amor pode então ser entronizado como o único atributo tanto de deus como dos homens.

5. No Brasil, pastores de projeção nacional, como o Assembleiano Ricardo Gondim e o Batista Ed René Kivitz já adotaram esta teologia em maior ou menor porcentagem.

6. Mas, não é isto o que a Bíblia ensina. Pelo contrário, a Bíblia nos fala da necessidade que temos de redenção, com a consequente remissão ou perdão dos nossos pecados. Sem estes dois eventos, nós jamais poderemos ser adotados na família de Deus!

I. Nossa Redenção Através do Sangue de Jesus.

A. Só podemos ser adotados, na família de Deus — ver Efésios 1:5 – se formos redimidos.

Efésios 1:5

Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

B. Qual é o significado de palavra “redenção”?

1. A palavra redenção, em português, procede da palavra grega πολύτρωσις apolútrosis.

2. A palavra redenção — πολύτρωσις apolútrosis — procede do verbo λύτρον lútron, que indica o “preço que era pago por um prisioneiro de guerra”, um resgate ou valor monetário estipulado que, uma vez pago causava a libertação do cativo.

3. O uso que o apóstolo Paulo faz da palavra redenção, nesse versículo, indica: “libertação do cativeiro, da escravidão ou de toda espécie de mal”, relacionada à idéia de um preço a ser pago, de um resgate a ser oferecido em consequência do que, o cativo é posto em liberdade.

II. Mas, precisamos ser redimidos? Precisamos desta tal de redenção? O que é Bíblia diz?

A. João 8:34 — Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

B. Tito 3:3 — Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

C. Para descrever nossa precária condição a Bíblia usa, entre outros, os seguintes adjetivos: desviados, perdidos, fracos, cegos, ímpios, extraviados, inúteis, pecadores, incapazes de fazer o bem, mortos em delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de entender a revelação de Deus, néscios, loucos, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres.

D. Como podemos ver, precisamos, desesperadamente, de redenção.

III. Como funciona a Redenção Ensinada na Bíblia? – Parte 1 – Aquilo que Deus Fez.

A. Nossos pecados ofendem, por toda a eternidade, o Deus eterno. Além de sermos escravos do pecado ainda somos devedores à justiça de Deus eternamente.

B. Não temos, por nós mesmos, meios para resolver esta situação. Mas Deus, sendo gracioso, vem ao nosso socorro.

C. Jesus, ao morrer sobre a cruz no Calvário, agiu como nosso representante. Para Deus é como se nós mesmos estivéssemos morrendo ali. Quando morremos com Cristo, somos libertos da condenação do pecado que pesava sobre nós.

D. Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos ele também agiu como nosso representante. Para Deus é como se nós tivéssemos ressuscitado com Jesus. Quando ressuscitamos com Jesus o poder do pecado é quebrado de sobre nós, e podemos então viver uma nova vida.

E. Para nos capacitar a viver esta nova vida foi que Deus derramou do seu Espírito conforme descrito em Atos 2.

F. Portanto a redenção é algo maravilhoso, da parte de Deus, e sem ela nós não poderíamos vencer o pecado em nossas vidas.

IV. Como funciona a Redenção Ensinada na Bíblia? – Parte 2 – Na Nossa Vida.

A. A Bíblia nos diz que fomos resgatados do poder do pecado “por um preço”

1. 1 Coríntios 6:20 — Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

2. 1 Coríntios 7:23 — Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.

B. A relevância de Romanos 6: Esse capítulo da Bíblia nos ensina acerca, tanto daquilo que Deus fez, quanto acerca da nossa responsabilidade de viver a vida como Deus nos capacitou. Ver texto marcado mais adiante.

V. A Remissão ou o Perdão dos Pecados.

A. Alem de sermos redimidos, ou seja, libertados tanto da condenação do pecado quanto do poder do pecado, Deus também nos concede o perdão de todos os nossos pecados.

B. A Bíblia diz:

1. 1 Pedro 2:24 — Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

2. Colossenses 2:13—14 — E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz.

3. O Perdão de Deus – ver página com os textos mais adiante.

C. Tudo isto, nos diz o apóstolo Paulo, nos é dado por Deus mediante a riqueza da Sua graça, que Ele derramou sobre nós em toda a sabedoria e prudência.

Conclusão:

1. Que possamos curvar nossas cabeças em santa adoração e reverência pela graça de Deus que operou nossa redenção e completa remissão dos nossos pecados em Jesus Cristo.  

2. Mas, o que acontece quando eu cometo um pecado nos dias de hoje? Deus perdoa! E se eu cometer 2? Deus perdoa! E se eu cometer um monte, uma montanha de pecados? Deus perdoa! Veja, a Bíblia diz o seguinte:

a. 1 João 1:9 — Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Temos que confessar. 
Confessar é concordar com Deus que aquilo que Deus chama pecado precisa também ser reconhecido por nós como pecado.

b. Como novas criaturas que devem viver em novidade de vida, nós precisamos estar dispostos não somente a confessar nossos pecados, mas também precisamos estar dispostos a abandoná-los! — Provérbios 28:13 — O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

c. Como diz o apóstolo Paulo, Deus faz estas coisas por nós, para sermos santos e irrepreensíveis.

3. Que o Deus gracioso e misericordioso, Deus redentor e perdoador, possa nos ajudar a nos manter sempre fiéis à Sua palavra e não deixar que sejamos levados por novos ventos de doutrinas humanas.
Romanos 6

1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

7 porquanto quem morreu está justificado do pecado.

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,

9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;

13  nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!

16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?

17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.

21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.

22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;

23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


O PERDÃO DE DEUS

 A. Os Pedidos do Povo de Deus.

Salmos 25:7 — Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

Salmos 51:9 — Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

Salmos 79:9 — Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

B. O Que Deus Faz.

Salmos 85:2 — Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.

Salmos 103:10 — Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

C. O Que Deus Tem Prometido – Note bem os superlativos utilizados!

Isaías 1:18 — Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Isaías 38:17 — Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Isaías 43:25 — Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

Isaías 44:22 — Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Jeremias 31:34 — Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Miquéias 7:19 — Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Hebreus 8:12 — Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hebreus 10:17 — Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

D. Uma Última Palavra.

1 João 2:12 — Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: