quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ENCONTROS DE PODER – 013 — OS ANJOS DAS NAÇÕES — PARTE 3 — FINAL



Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

II. OS PODERES — PARTE 13 — OS ANJOS DAS NAÇÕES — PARTE 3 — FINAL

CONTINUAÇÃO...

A Besta que Emerge do Mar

Quando chegamos no Apocalipse de João — especialmente nos capítulos 12—17 — essa conexão torna-se explícita: Satanás — o dragão — é o senhor e mestre do Império — a Besta que emerge do mar — e de todo aparato cultual do Império — representado pela Besta que emerge da Terra.

Curiosamente, o papel representado por Miguel em Apocalipse 12 está, de modo inexplicável, completamente separado do tema envolvendo os anjos das nações. Alguns autores acham que o fato de Miguel aparecer como aquele que derrota Satanás e não Cristo, cria um enorme problema para a fé cristã. Mas isso só acontece porque a vasta maioria dessas pessoas não entende o grego original, onde João faz questão de usar dois verbos na voz passiva, indicando com isso, que Miguel é um agente passivo nesse processo, e que os verdadeiros vencedores são Deus e o Cordeiro. Veja o texto abaixo:

Miguel

Apocalipse 12:9

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Além disso, como o verso 11 deixa claro, essa vitória só é possível por causa do sangue do cordeiro e o testemunho dos mártires sobre a terra:

Apocalipse 12:11

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

Como o guardião celestial do povo eleito de Deus, Miguel, recebe poder e autoridade para agir e vencer esse antigo inimigo — Apocalipse 12:9. A sequência causal comum nesses casos provinda dos ensinamentos herméticos — “assim em cima como embaixo” — é completamente revertida, o que é usado por João para nos expor a falsidade desse ensinamento.[1]

O verdadeiro ensinamento Bíblico é o exato reverso dos ensinamentos herméticos. Jesus veio e realizou sua obra aqui em baixo, junto com os mártires e agora, o reflexo de sua obra pode ser percebido em cima e, de fato, por toda a extensão do Universo.

Efésios 3:8—12

8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo

9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,

10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,

11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,

12 pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.


O dragão e seus anjos — identificados com Satanás e seus demônios — são a contrapartida celestial da Bestas e dos reis da terra que: “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem — Apocalipse 17:12—13”.

Tudo isso é um indicativo, relativamente claro, na crença dos anjos das nações que estão, por completo, submissos ao príncipe desse mundo, Satanás, do mesmo modo que os reis e seus reinos encontra-se subordinados ao Império.

Desse modo o material de Apocalipse 12—17 é repetido pelo pseudo Enoque em 1 Enoque 89—90. O anjo da nação foi agora, completamente demonizado. O mesmo está plenamente identificado com a nação hostil, a qual, dentro da liberdade concedida por Deus, recebe permissão para guerrear contra os santos do Altíssimo e vencê-los, conforme:

Apocalipse 13:5, 7, 14—5

3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta.

5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses.

14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;

15 e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.

Em resumo podemos afirmar que os anjos das nações recebem um reconhecimento maior antes e imediatamente depois do surgimento do Novo Testamento. Tal motivo encontra-se evidente em Apocalipse 12—17. Essa mesma realidade também pode ser pressuposta em passagens tais como:

Imagem relacionada
O Diabo

Lucas 4:6

Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

Lucas 10:1

Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.

Atos 16:9

À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

1 Coríntios 4:9

Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.

1 Coríntios 6:3

Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

1 Timóteo 3:16

Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

O caso representado por Romanos 13:1 precisará ser analisado melhor, a partir do próximo estudo, quando pretendemos iniciar uma abordagem das evidências apresentadas pelo Novo Testamento com respeito à linguagem de poder usada no mesmo.

Esses estudos exploratórios sobre a linguagem de poder no Novo Testamento são imprescindíveis se queremos entender melhor o uso dessa linguagem, com todas suas implicações, mais adiante.

Mas antes que possamos avançar para as implicações é necessário, como dissemos logo acima, analisar as passagens disputadas que se encontram no Novo Testamento. Mas esses estudos preliminares acabaram por nos fornecer uma robusta base sobre a qual poderemos construir a parte seguinte da nossa pesquisa.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] Esse ensinamento hermético continua tão presente nos dias de hoje, que o mesmo pode ser encontrado já nas primeiras páginas do livro mais vendido de autoria de Rick Warren: “Uma Vida com Propósito”, que está repleto desses e outros falsos ensinamentos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário