sábado, 19 de outubro de 2013

Salmos 119:121—128 — O SALMISTA E SUA LUTA POR JUSTIÇA COM O RECONHECIMENTO IMPLÍCITO DE QUE DEUS É O ÚNICO, VERDADEIRO E DEFINITIVO JUIZ DOS SERES HUMANOS — Estudo 017




Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Exposição do Salmo 119 — A Excelência da Palavra de Deus — 017


P. Exposição do Salmo 119:121 – 128 – O Salmista e sua luta por justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo juiz dos seres humanos.

I. Introdução

A. A décima sexta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ע ain que significa “olho ou fonte”. Essa letra era usada para indicar o numeral 70. Ela é representada de forma variada em português. Dependendo de como soa no hebraico pode ser representada pelas letras “g” ou “r”, como soam em sons guturais produzidos no fundo do palato.

B. Nessa porção o Salmista nos fala da importância de se fazer justiça e de se lutar contra as injustiças. Ele implora pela intervenção divina diante das injustiças que estavam sendo cometidas.

II. O Salmista e a prática da justiça — verso 121—123.

A. Verso 121 — A afirmativa do Salmista é tão mais relevante se o autor do Salmo 119 for de fato o rei Davi. A História da Humanidade está repleta de senhores despóticos de todos os tipos. Tiranos dominam pela força bruta ou pela força política: Saddanás Houssein e George Belzebush não são em nada diferentes um do outro. Saddanás Houssein, em seu primeiro julgamento, foi condenado à forca por ter ordenado à morte de 18 pessoas. Enquanto isto, George Belzebush, que é responsável direto pela morte de mais de 1 milhão de iraquianos, desde o início da invasão do Iraque em 2003, segue em liberdade! A justiça dos homens não passa de uma tremenda zombaria! Tanto antigamente como nos dias de hoje, na grande maioria dos casos, a justiça é pervertida a favor de interesses inconfessáveis. O Salmista, ao contrário, declara que têm julgado casos e feito justiça! Como, aparentemente, o Salmista não está mais no poder, ele pede para Deus guardá-lo dos opressores!

B. Verso 122 – O Salmista pede que Deus seja seu fiador. Esta bela figura é certamente emprestada do Livro de Jó 17:3!

Jó 17:3

Dá-me, pois, um penhor; sê o meu fiador para contigo mesmo; quem mais haverá que se possa comprometer comigo?

O Salmista sabe que não pode confiar em ninguém a não ser no SENHOR para ver a verdadeira justiça! O profeta Isaías também havia experimentado este mesmo sentimento:

Isaías 38:14

Como a andorinha ou o grou, assim eu chilreava e gemia como a pomba; os meus olhos se cansavam de olhar para cima. Ó Senhor, ando oprimido, responde tu por mim.

C. Verso 123 — O Salmista encontrava-se sob uma opressão gigantesca, mas aguardava a salvação que somente o SENHOR pode oferecer e prover.

III.  O Salmista, como servo de Deus, pede para ser tratado de acordo — versos 124—125.

A. Verso 124 — Como servo de Deus o Salmista sabe que não possui nenhuma prerrogativa diante de Deus. Não há nada para demandar! Nada para ser exigido! Seu pedido é simples e direto: trata teu servo segundo a tua misericórdia. O Salmista certamente estava se lembrando de palavras tais como:

1. E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! — Êxodo 34:6—7.

2. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos. — Deuteronômio 7:9.

3. Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades — Salmos 57:1.

B. Verso 125 — Note que o interesse maior do Salmista não consistia tanto em se ver livre dos seus opressores e sim em entender o pleno significado dos mandamentos do SENHOR! Seu coração buscava em primeiro lugar o “Reino de Deus e a Sua justiça”.

C. Verso 126 — O Salmista pede para Deus intervir em função das grandes iniquidades e das injustiças cometidas.

A oração contida no verso 126 é realmente impressionante. O Salmista pede para Deus intervir diretamente nos assuntos humanos como Soberano SENHOR de todo o Universo. A Bíblia se refere a estas intervenções como “o dia do SENHOR”. Estes são os momentos em que Deus impõe sua Soberana Vontade sobre os assuntos humanos. São, normalmente, dias catastróficos e terríveis. Vejamos como alguns dos profetas se referiram ao Dia do SENHOR:


1. Isaías 2:12 — Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido.

2. Isaías 13:6 — Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.

3. Isaías 13:9 — Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.

4. Joel 1:15 — Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso.

5. Amós 5:20 — Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?

6. Obadias 1:15 — Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.

7. Sofonias 1:14 — Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clama até o homem poderoso.

Certamente estamos vivendo dias em que o povo de Deus precisa levantar um clamor coletivo pedindo para Deus intervir diante de tanta iniquidade! Dia a dia vemos os mandamentos de Deus sendo pisoteados por uma humanidade enlouquecida pelo frenesi do pecado! Temos que reagir!

IV. O Salmista, ao contrário dos outros, ama os mandamentos do SENHOR — Versos 127—128.


A. Verso 127 — A reação Salmista à pecaminosidade a sua volta é a de se apegar ainda mais aos mandamentos do SENHOR. Ele não se deixa influenciar nem se deixa arrastar pela ladainha do “todo mundo faz”. Ele se segura em Deus e está pronto para encarar o erro.

B. Verso 128 — O Salmista não admite nenhum tipo de diferenciação entre todos os mandamentos do SENHOR. Para ele não existe esta atitude tão comum de escolher obedecer a um mandamento e recusar obedecer a outro. Todos lhe são igualmente importantes e ele sabe que deve obediência a todos. O motivo porque o Salmista recusa seguir o caminho dos pecadores e se apega ao caminho do SENHOR é simples: o caminho de Deus é verdadeiro e o caminho dos pecadores ou do mundo é um caminho cheio de falsidades e mentiras.

Conclusão:

1. Precisamos aprender com o Salmista e confiar exclusivamente em Deus para fazer a verdadeira justiça. Do ponto de vista da nossa Salvação não podemos permitir que, absolutamente nada, venha se interpor entre nós e Deus, nosso Salvador!

2. Precisamos aprender as palavras de Jesus e o seu significado quando disse:

Mateus 6:31—34

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

3. Devemos orar insistentemente para Deus intervir na pouca vergonha em que se tornou a humanidade neste início do século XXI.

Outros estudos na série do Salmo 119



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: