quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 017 - MANEIRAS EM QUE OS HOMENS MAGOAM AS MULHERES — PARTE 2


Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


MANEIRAS EM QUE OS HOMENS MAGOAM AS MULHERES — PARTE 2

A forma principal como os maridos magoam as esposas é desobedecendo ao mandamento de Deus que diz:

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela — Efésios 5:25 

O AMOR DE CRISTO DEVE SER A MAIOR CARACTERÍSTICA NO RELACIONAMENTO ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER

O relacionamento entre um homem e uma mulher é uma figura terrestre do amor que Jesus tem por sua Igreja, que é chamada de “A Noiva de Cristo”. Quando o mundo olha para um casal cristão, ele deve ser capaz de notar a forma distinta de tudo o que eles conhecem em termos de relacionamentos entre homens e mulheres. O motivo principal porque o Diabo ataca tanto o casamento é porque, quando um casal cristão não dá um testemunho adequado da sua fé, o próprio entendimento de Deus — que é um único Deus manifesto em três pessoas — e o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário são destruídos.  

Quando um casal cristão se divorcia — a pior coisa que um homem e uma mulher podem fazer — enviam uma mensagem falsa para o mundo. Essa mensagem é que Jesus não ama sua Igreja com um amor que é constante e fiel. Nossos casamentos devem, acima de tudo, redundar na glorificação do nome de Deus. Sim, existe um propósito maior em nossos casamentos: Glorificar o nome de Deus e Engrandecer o nome de Jesus Cristo.

I. O AMOR É A PRIORIDADE NÚMERO UM DOS MARIDOS.


1. A Autoridade não é a prioridade — 

O homem é o cabeça da mulher e isso significa apenas que ele irá responder, em última instância, pelo andamento geral do seu casamento. Mas o homem é cabeça não para mandar e sim para servir como Jesus fez: — Marcos 10:45  Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. É por isso que Paulo diz: Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela – na versão da Nova tradução na Linguagem de Hoje.

2. Provisão Material não é a prioridadeMuitos maridos se enganam redondamente quando pensam que sua prioridade é providenciar um estilo de vida, crescentemente, confortável para sua esposa e filhos. Muito se iludem a ponto de afirmar que: as longas horas que trabalham fora de casa são uma prova do amor que têm pela esposa e pelos filhos. Mas a realidade é que a vasta maioria dos homens prefere dar e/ou fazer COISAS para suas esposas e filhos, do que investir tempo de qualidade em profunda comunhão, para conhecer seus corações e mentes.

Existe um versículo que é muitas vezes citado para “comprovar” a atitude descrita acima. Trata-se de 1 Timóteo 5:8 — Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. Mas Paulo não está falando aqui de luxo e riqueza. Ele está apenas dizendo que o homem precisa providenciar o sustento básico para sua família. Um pouco mais adiante nessa mesma carta ele diz o seguinte: 1 Timóteo 6:8 — Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

AME SUA ESPOSA. Pode não ser algo fácil, como de fato, muitas vezes não é, mas essa é sua PRIORIDADE NÚMERO 1.


II. O AMOR É POSSÍVEL PARA TODOS OS MARIDOS.

Existem duas razões porque o amor, apesar de difícil, é possível para todos os maridos

1. O AMOR É POSSÍVEL PORQUE É UM MANDAMENTO DE DEUS

Deus nunca nos manda fazer alguma coisa ou exige algo de nós, sem que antes Ele mesmo prepare o caminho e as condições necessárias para sermos obedientes. É de Deus que procede todo o poder para obedecermos a Seus mandamentos e fazermos a Sua vontade. Esse é o motivo principal porque Deus nos dá o Espírito Santo e nos ordena o seguinte: Efésios 5:18 — E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. Sem a ajuda do Espírito Santo nós nunca poderemos amar nossas esposas como Jesus amou a Igreja. Agora podemos entender porque um número significativo de casamentos termina em divórcio, casamentos, até mesmo de pastores. Em 2011 o número de divórcios no Brasil atingiu a marca de 351 mil. Um aumento de 45,6% sobre o ano 2010. E mais, a maioria dos casamentos, hoje no Brasil, termina antes de completar 15 anos!

2. O AMOR É POSSÍVEL PORQUE É UM MANDAMENTO DE DEUS PARA TODOS OS HOMENS, INDEPENDENTE DA HISTÓRIA DE CADA UM — 

O amor pela esposa não é algo determinado culturalmente, mas é um requisito que vale para todos os homens, em todos os lugares, em todas as culturas e em todas as circunstâncias. Veja, Paulo escreveu a Carta aos Efésios para uma igreja local que estava localizada numa cidade onde também se encontrava o grande templo da deusa Ártemis ou Diana. O culto a essa falsa deusa era um culto da fertilidade, com disponibilidade de se praticar a prostituição, na própria área do templo, tanto com homens quanto com mulheres. E muitos dos homens para quem Paulo escreve dizendo: AME SUA ESPOSA, tinham se convertido desse falso culto de prostituição.

Além disso, muitos homens estavam casados com mulheres que eles tinham conhecido apenas na noite de núpcias, pois os casamentos, em muitos casos naqueles dias, eram arranjados entre as famílias. Em seu livro ”As Obras da Carne e o Fruto do Espírito”, o autor William Barclay cita Demóstenes, um proeminente orador e político grego que viveu entre 384—322 a.C. como afirmando o seguinte: “Nós mantemos amantes por puro prazer, concubinas para as necessidades diárias dos nossos corpos, mas nós temos esposas para poder procriar filhos legítimos que sejam os verdadeiros herdeiros de nossas casas”[1]. Foi no meio desse ambiente de imoralidade desregrada, que prevalecia na Grécia e na Roma pagãs que o mandamento divino foi dado. E nossos dias? São muito diferentes? Hoje queremos mudar as leis e a própria constituição federal para acomodar a imoral união entre duas mulheres ou dois homens e chamar isso de “casamento”. Já está sendo chamado de união estável!?

Então, diante da história e da realidade presente nós podemos ver como o mandamento de Deus era e é radical ao considerar a união de um homem com uma mulher, como algo santificado pelo próprio Deus, e como a prioridade do homem era e é se devotar a uma única esposa, por toda sua vida, em verdadeiro amor sacrificial.

Nosso ponto principal no estudo de hoje é que mesmo nos casamentos onde o esposo caiu nas práticas pecaminosas do mundo, onde ele tem sido infiel à sua esposa, ou ela tem sido infiel ao seu esposo, onde o amor romântico esfriou, ainda assim, é possível, por meio da obediência à Palavra de Deus, transformar por completo o relacionamento marital, de tal maneira, que o mesmo glorifique a Deus e possa ser plenamente satisfatório para o casal.
Mas para que possamos aplicar o mandamento de Deus — AME SUA ESPOSA — em nossas vidas, nós precisamos entender, com precisão, o que essa frase significa de verdade, e começaremos a fazer isso a partir do próximo estudo. Até lá.


ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

NOTAS:


[1] Barclay, William.  As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. Edições Vida Nova, São Paulo, 2ª Edição, 2000.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário