Essa é uma série cujo
propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada
nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para
outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a
Sociedade e a Cultura.
Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição 030 – OS PRÓLOGOS
AOS EVANGELHOS — 004.
II. O Prólogo do
Evangelho de João – João 1:1—18 — Continuação
C. Exposição de João
1:1—18.
1. João 1:1— No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
No Princípio –
Esta é a mesma expressão que encontramos em Gênesis 1:1 nas nossas bíblias em
português na versão de Almeida Revista e Atualizada — ARA. Na tradução da
escrituras hebraicas feitas para o grego e compiladas no volume que chamamos de
“Septuaginta”[1],
a palavra hebraica רֵאשִׁית – re’shiyth –
princípio é traduzida pela expressão grega ἀρχῃ̂ — arché —
princípio. Esta é exatamente a palavra grega usada por João aqui nesse
versículo. Como acontece com o autor de livro do Gênesis — Moisés — aqui também
João não está interessado em desenvolver nenhum tipo de argumentos a favor da
existência de Deus. Tal existência é assumida pura e simplesmente. O objetivo
de João parece ser inequívoco: ele deseja colocar o “Verbo” na mesma exata
posição ocupada pelo Deus criador mencionado em Gênesis 1:1. Ou seja, João
deseja identificar, de plena forma, o “Verbo” com o próprio Deus. O momento
descrito nas duas passagens, de Gênesis e João, faz referência ao período antes
da criação, quando o tempo não existia, quando o mundo não existia. Quando
havia somente Deus! O significado daquilo que João está dizendo é: o “Verbo”
existia antes que o mundo fosse criado. Esta verdade não faz referência ao
Senhor Jesus e sim Àquele que se tornou homem através da encarnação — ver João
1:14. João está bem familiarizado com a forma judaica de pensar e se utiliza
dela para expressar suas idéias. Para os judeus a expressão “princípio”
denotava aquele tempo que chamamos de eternidade. Assim Deus e o “Verbo” são
descritos como existentes ANTES da formação do mundo – ver,
por exemplo —
Salmos 90:2
Antes que os montes
nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és
Deus.
Independentemente
de qual possa ser o significado da expressão “Verbo”, que iremos analisar mais
adiante, o que deve ficar claro para nós é o fato de que esse “Verbo” possuía
uma existência semelhante à do próprio Deus i. e., existia antes da criação.
Dessa maneira ele não pode ser uma “criatura” nem um “ser criado”. Pelo
contrário, ele precisa ser “eterno” e “não criado”. Ora, existe somente um ser
que é “não criado” então, este “Verbo” que se manifestou na pessoa humana de
Jesus deve ser, como de fato é, divino. A grande maioria das religiões, algumas
inclusive que se dizem cristãs, negam a divindade de Jesus. Mas a colocação de
João associada às palavras do próprio Jesus, não devem deixar nenhuma dúvida de
quem ou o quê Ele realmente era ou é. E mais, os que não acreditam precisam se
preparar para as graves consequências que os aguardam. Vejamos o que o Senhor
Jesus disse a este respeito:
João 3:13
Ora, ninguém subiu ao
céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem.
João 6:46
Não que alguém tenha
visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto.
João 6:62
Que será, pois, se
virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?
João 8:14
Respondeu Jesus e
disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro,
porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para
onde vou.
João 8:58
Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
João 16:28
Vim do Pai e entrei no
mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.
João 17:5
E, agora, glorifica-me,
ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse
mundo.
O
verbo que desceu do céu e se manifestou como o ser humano que chamamos de
Jesus, não faz parte das coisas criadas porque Ele existia antes que todas elas
fossem criadas. João mesmo nos diz que foi através deste mesmo “Verbo” que TODAS
as coisas foram criadas — ver
João 1:3
Todas as coisas foram
feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
João 1:10
O Verbo estava no
mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
Assim,
a testemunha ocular, que conhecemos por João está lançando o fundamento para
aquele que, talvez, seja seu argumento mais importante e que é: o homem Jesus é
a encarnação do próprio Deus Eterno.
Era –
Na pequena frase que temos aqui no versículo1, João usa por três vezes a
expressão ἦν — ên — era. Essa palavra é uma forma imperfeita do
verbo eimi que corresponde ao nosso verbo “ser”. Ao utilizar
este verbo, nesta forma imperfeita, João deseja enfatizar que não existe um princípio
que possa ser aplicado nem a Deus nem ao “Verbo”. Eles existem continuamente,
sem princípio e sem fim. Esta existência eterna do “Verbo” é contrastada
com as coisas criadas, pois João se refere a elas como sendo ἐγένετο — egéneto —
criadas i. e., como coisas que possuem um início — ver João 1:3 acima. O mesmo
termo é utilizado para descrever João Batista no verso 6 onde encontramos a
expressão “houve um homem”. Por modo semelhante, quando João se refere à
encarnação do “Verbo” ele faz uso deste mesmo verbo ἐγένετο — egéneto — cujo
significado é tornar-se ou fez-se, i.e., vir à existência, começar a ser,
receber a vida, conforme lemos em —
João 1:14
E o Verbo se fez carne
e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória
como do unigênito do Pai.
O
contraste entre estes dois verbos gregos fica bem caracterizado em
João 8:58
Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
Abraão
é referido como γενέσθαι – genésthai – existisse i. e., como alguém que veio a existir,
como alguém que tem um início específico.
Jesus,
por sua vez, se refere a si mesmo como ἐγὼ εἰμί
— egò eimí — EU SOU, como alguém
que é, sem ter um início; como alguém que é de forma contínua ou permanente.
O
uso do verbo grego ἦν – ên – representa ainda um indicativo de que João não
estava se referindo a um ponto preciso, com relação a uma sequência temporal,
ao usar a palavra ἀρχῃ̂ — arché — princípio. Pelo contrário, a combinação destes
dois termos aponta para aquilo que está para além do início do tempo. Aponta
para a própria eternidade.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
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004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
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006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
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007D — A DIVINDADE DE JESUS E IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
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010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
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011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
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014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
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015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
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016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
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017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
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019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
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023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
Alexandros
Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
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[1] Septuaginta, comumente identificada pelo
símbolo LXX, é a tradução das escrituras hebraicas para o grego realizada no
Egito sob o patrocínio de Ptolomeu II Filadelfo - 285–246 a.C.
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