Representação da Expulsão de Adão e Eva do Paraíso de deus
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é
ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História
Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções
para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou princípio No
Gênesis 1:1
VIII.
A Era Pré – Patriarcal.
Conforme já mencionamos, os capítulos 4—11 de
Gênesis descrevem a absoluta falência da raça humana, uma vez que a mesma se
tornou pecadora, mediante a transgressão do primeiro homem. Isto aconteceu
porque a raça humana é uma raça federativa, pois Deus concedeu ao homem o poder
de gerar seres exatamente como ele mesmo, uma vez que este homem tornou-se
pecador, toda a sua descendência ficou contaminada pelo pecado. Esta
contaminação não demorou em se manifestar e, como os homens viviam séculos, a
se expandir de maneira verdadeiramente dramática.
Depois da prática do primeiro pecado nossos pais
mudaram de várias maneiras:
1. Em primeiro lugar eles perderam sua inocência
original —– ver Gênesis 2:25 e comparar com Gênesis 3:7 e 10. Antes da queda
eles não conheciam a culpa, quer no relacionamento com Deus quer no
relacionamento de um para com o outro. Note como o homem evita assumir a
responsabilidade pelo seu ato e procura culpar tanto a Deus como a mulher —
Gênesis
3:11—12
11
Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que
te ordenei que não comesses?
12
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e
eu comi.
2. Em segundo lugar, eles perderam completamente o
acesso fácil e disponível até à presença de Deus. Em vez de aguardarem o
encontro com Deus com uma alegre expectativa no frescor do dia, temeram tal
encontro e se esconderam —
Gênesis
3:8—10
8
Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia,
esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as
árvores do jardim.
9 E
chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele
respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me
escondi.
Como fica evidente, eles não se sentiam mais à
vontade na presença de Deus.
3. Em terceiro lugar eles perderam a paz, a
segurança e a liberdade que experimentavam no Jardim do Éden, pois foram
expulsos de lá —
Gênesis
3:23
O
SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra
de que fora tomado.
Além disso, Deus colocou querubins juntamente com o
refulgir de uma espada que se revolvia para guardar o caminho de volta ao
Jardim do Éden —
Gênesis
3:24
E,
expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de
uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
4. Em quarto lugar, eles tiveram que enfrentar a
dura realidade de viver longe de Deus, sem imunidade à dor nem às doenças. Com
isso a esperança de serem “como Deus” foi esmagada pelas palavras do Criador
quando disse:
Gênesis
3:19
No
suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste
formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Certamente não existem palavras mais acachapantes
com relação àquilo que somos do que estas que acabamos de ler. Ah! Sim existem
muitos seres humanos — cientistas e políticos especialmente — que acalentam
idéias de que são algo que vá além do próprio pó. O tempo se encarrega de mostrar
quão enganados eles estão!
Comer do fruto proibido poderia parecer
absolutamente inocente. Mas o ato em si, como sabemos, escondia por baixo da
superfície uma terrível rebelião contra um mandamento de Deus —
Gênesis
2:17
Mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela
comeres, certamente morrerás.
Temos que entender que toda tentação traz sempre um
desafio à Palavra de Deus — ver comentário acerca de Gênesis 3:1 e 4—5, em
estudos anteriores. Deus é o único que podia compreender completamente as
consequencias da desobediência. Este é um dos motivos porque Ele deu ao homem
um teste tão simples! Deus sabe o que é melhor para nós, sempre.
O ato de desobediência do primeiro homem, por causa
da sua representação federativa, acabou por libertar sobre toda a humanidade um
poder maligno de consequências devastadoras. Uma leitura, mesmo superficial dos
capítulos 4 a 11 do livro do Gênesis nos mostra claramente que os
acontecimentos narrados acontecem com uma pecaminosidade cada vez maior. Tudo
isso nos é apresentado para demonstrar a condição desesperadamente pecadora da
raça humana —
Salmo
14:1—3
1 Diz
o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já
não há quem faça o bem.
2 Do
céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há
quem busque a Deus.
3
Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não
há nem um sequer.
Esse é o motivo porque a Bíblia usa os seguintes
termos para descrever a condição dos homens sem Deus: desviados, perdidos, fracos,
ímpios, extraviados, inúteis, pecadores, incapazes de fazer o bem, mortos em
delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de
entender a revelação de Deus, néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de
toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e
odiando-se uns aos outros. Como podemos ver,
diante de tal descrição, não existe nada a fazer senão reconhecermos que a
Bíblia fala a verdade!
Já no capítulo 4 do Gênesis vemos a pior das
consequências do pecado que é o ato de tirar a vida de outra criatura humana. A
humanidade não demorou muito para começar a reverter as maravilhas da criação
de Deus como apresentadas em Gênesis 1—2. A depravação humana registrada em
Gênesis 4—11 é perfeitamente coerente com as palavras proferidas por Deus para
Caim em
Gênesis
4:7
Se
procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis
que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre
dominá-lo.
A. Introdução
a Caim.
Após se levantar e matar a seu irmão Abel, Caim foi
confrontado por Deus. Desta confrontação segui-se que o mesmo foi expulso da
presença do Senhor — ver Gênesis 4:8—16. A partir deste momento nós temos
claramente traçadas duas descendências básicas, a saber: por um lado temos
aqueles que continuam a habitar na presença de Deus e por outro nós temos
aqueles que se distanciam de Deus e dos seus caminhos. Caim está na segunda
categoria. Mas, no seu exílio, ele não está sozinho — ver Gênesis 4:17. A
questão é: de onde teria surgido a mulher de Caim? Quem era ela? Estas
perguntas possuem uma resposta tão simples que a grande maioria dos
comentaristas bíblicos, que se prezam, nem se importam em explicar. Isto
acontece porque a explicação não precisa elaborar muito em hipóteses pouco
prováveis e sim na clara evidência disponível no texto bíblico. O que sabemos
através da leitura do livro do Gênesis é que Adão gerou a um filho — chamado de
Sete — quando Adão tinha 130 anos —
Gênesis
5:1—3
1 Este
é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança
de Deus o fez;
2
homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia
em que foram criados.
3 Viveu
Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua
imagem, e lhe chamou Sete.
Como Adão foi criado adulto, apesar de não sabermos
exatamente com quantos anos ele foi criado, é certo pensarmos que desde o
primeiro instante ele já possuía a capacidade de se reproduzir, pois ao homem —
enquanto macho e fêmea — lhe foi dito: sede פְּרוּ — peru —
fecundos e רְבוּ — rebu —
multiplicai-vos —
Gênesis
1:28
E Deus
os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e
sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo
animal que rasteja pela terra.
Quantos anos se passaram entre a criação de Adão e
o nascimento de Sete é impossível de dizer. Todavia, em qualquer situação,
sempre haverá anos suficientes para que Adão e Eva tivessem gerados outros
filhos e filhas até o nascimento de Sete. E também é certo que naqueles anos do
início da raça humana, havia muitos cruzamentos entre parentes de primeiro
grau, até porque não podia ser diferente. Como podemos ver, encontrar uma
mulher para Caim, não é realmente um bicho de sete cabeças.
CONTINUA...
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014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas
015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B
019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19
021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20
022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24
026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25
027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26
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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
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