NESSA SÉRIE NÓS VAMOS TRATAR DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CASA ESTUDO.
II – A Igreja como
“Corpo de Cristo”.
Existem na Bíblia inúmeras metáforas[1]
aplicadas ao povo de Deus. No Novo Testamento o povo de Deus foi chamado de:
família, noiva, vinha, edifício, reino e rebanho de ovelhas. Mas a metáfora
mais importante é aquela que compara a Igreja — ἡ ἐκκλησία — ekklissía —
com o Corpo de Cristo. Todas as metáforas anteriores possuem um termo relativo
correspondente no Antigo Testamento. A metáfora do Corpo, todavia, é
introduzida no Novo Testamento, e é exclusiva da Nova Aliança.
A. A Implicação número
1 da ἐκκλησία — ekklissía — igreja, como corpo de Cristo, é: UNIDADE.
Existem
no Novo Testamento inúmeras passagens que nos ensinam acerca da unidade
fundamental que existe na ἐκκλησία — ekklissía.
Esta unidade é tanto dos crentes individualmente com o Senhor, como uns com os
outros.
1 Coríntios 12:12
Porque, assim como o
corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem
um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
O
corpo é corpo somente quando reconhece esta unidade!
Efésios 5:23
Porque o marido é o
cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o
salvador do corpo.
Apesar
desta verdade, alguns irmãos acham que eles é que são a cabeça da igreja!
1. Como
é que alguém se torna parte da igreja que é o corpo de Cristo? A resposta está
em —
1 Coríntios 12:13
Pois, em um só
Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Os
cristãos constituem uma unidade, porque a salvação por meio de Jesus Cristo é o
ponto inicial da unidade. Nós devemos nos esforçar por preservar essa unidade e
nunca devemos fazer nada para tentar “criá-la”. Isso quer dizer que todos os
esforços em direção ao ecumenismo são uma grave ofensa a Deus e ao Espírito
Santo —
Efésios 4:3
Esforçando-vos
diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
2. O
que é o Batismo com o Espírito Santo? É sermos colocados pelo Espírito Santo no
Corpo de Cristo que é a igreja. O Batismo com o Espírito Santo não é e nunca foi uma “segunda
experiência” como ensinada pelas denominações pré pentecostais
e pentecostais, de todos os matizes, nos últimos 120 anos.
3. Mas
não fomos somente colocados pelo Espírito Santo no corpo de Cristo. A cada um
de nós, que cremos em Jesus, também nos foi concedido “beber de um só
Espírito”. Isto é uma metáfora para indicar que o Espírito Santo veio habitar
dentro de cada um de nós que cremos em Jesus. Cada crente e todo crente é
habitado pelo Espírito de Deus e é parte da unidade que o Espírito Santo forma
no corpo de Cristo que é a igreja —
Romanos 8:9
Vós, porém, não estais
na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se
alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Efésios 4:3 — ver
acima.
Além
disso, todo e cada crente foi ungido por Deus com o Espírito Santo e recebeu o
Espírito Santo como selo e penhor —
garantia —
2 Coríntios 1:21—22
21 Mas aquele que nos
confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus,
22 que também nos selou
e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
Não existem
super-crentes! Não existe nenhuma unção especial. Cada crente precisa se
consagrar completamente a Jesus Cristo e se deixar absorver integralmente pelo
Espírito Santo.
4. A
unidade da igreja não está baseada, portanto, em relacionamentos artificiais
nem organizacionais. Apesar dessas verdades, ainda assim existem pessoas que
preferem se separar, “formar panelas”, com outras pessoas que pensam e agem da
mesma maneira. A dicotomia que existe, de forma tão evidente, entre o “povão”,
no dizer de um pastor presbiteriano da nossa cidade e os “ministros”, entre o
“nós e o eles” é tão escandalosa que deveria nos fazer corar de vergonha só
pensarmos em promover tamanha iniquidade. Somos um no Senhor e nenhum crente possui
absolutamente nada em que ele possa se gloriar ou usar para se mostrar
arrogante com relação a outros crentes!
5. Dessa
forma, o organograma da igreja corpo de Cristo é bem simples:
a. A
ἐκκλησία —
ekklissía — igreja é uma noiva
com um só esposo; um rebanho com um só pastor; um jogo de ramos pertencentes a
uma só vinha; um reino com um só rei; uma família com um só pai; um edifício
com um só fundamento e um corpo com uma só cabeça que é Jesus Cristo!
b. A
ἐκκλησία — ekklissía —
igreja em Corinto estava dividida em vários grupos. Uns diziam que eram de
Paulo, outros diziam que eram de Apolo e outros ainda diziam que eram de Cefas
ou Pedro. Mas havia um grupo, “mais espiritual”, que dizia que era de Cristo —
1 Coríntios 1:12
Refiro-me ao fato de
cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de
Cristo.
O
apóstolo Paulo cheio de indignação pergunta:
1 Coríntios 1:13
Acaso, Cristo está
dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura,
batizados em nome de Paulo?
E
mais adiante conclui dizendo:
1 Coríntios 3:21—23
Portanto, ninguém se
glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas,
seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as
futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
c. Tudo
o que foi dito acima demonstra quão equivocada e abusiva é a tentativa
contemporânea de unir, visivelmente, a igreja sob o tacão dos modernos
autodenominados Apóstolos e Profetas. Não compreendendo que a unidade
fundamental da igreja é algo que já existe, esses senhores insistem em buscar
uma unidade alienígena, baseada no que existe de pior, que é a distinção já
mencionada entre o “nós” e o “eles” — ver item 5 acima.
d. Assim
sendo, devemos andar de forma prática, de acordo com o chamado que recebemos e
com a posição de plena unidade que temos “em Cristo” —
Efésios 4:1
Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes
chamados,
Este
andar deve levar em conta as seguintes verdades:
6. Todos
os crentes estão “em Cristo” e isto quer dizer que além de sermos um, temos
todos, rigorosamente, a mesma posição. Assim sendo, ninguém é superior nem
inferior a outrem. Este fato é um impulso que Deus nos dá visando nos ajudar a
preservar a unidade que temos pela ação do Espírito Santo. O surgimento de
castas sacerdotais, seja na forma de Apóstolos e Profetas, seja na forma de
Reverendos e Doutores e outras formas similares no seio da ἐκκλησία — ekklissía — igreja, é o fator número um do porque as
comunidades encontram-se tão fragmentadas. O personalismo e o individualismo de algumas dessas
pessoas chega a ser imoral.
7. Jesus
aboliu todas as barreiras de nacionalidade, raça, classe social e sexo para com
isto poder criar uma nova humanidade genuinamente unida —
Romanos 10:12
Pois não há distinção
entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com
todos os que o invocam.
Gálatas 3:28
Dessarte, não pode
haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque
todos vós sois um em Cristo Jesus.
Efésios 2:11—22
11 Portanto,
lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por
aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12 naquele tempo,
estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças
da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em
Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de
Cristo.
14 Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que
estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua
carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse,
em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse
ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a
inimizade.
17 E, vindo,
evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;
18 porque, por ele,
ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
19 Assim, já não sois
estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de
Deus,
20 edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra
angular;
21 no qual todo o
edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós
juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Colossenses 3:11
No qual não pode haver
grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre;
porém Cristo é tudo em todos.
8. Apesar
de tudo isso, a maioria daqueles que se chamam cristãos não aceitam e nem
permitem serem controlados por essas verdades. Estes não entendem que em Cristo
toda a discriminação termina. Na ἐκκλησία — ekklissía — igreja que Jesus criou e da qual Ele, Jesus, é a
cabeça, distinções não podem ser toleradas!
9. Note
como todos os crentes, indistintamente, são chamados de:
a. Concidadãos
— Efésios 2:19.
b. Co-herdeiros
— Efésios 3:6.
c. Co-participantes
— Efésios 3:6.
d. Membros
uns dos outros — Romanos 12:5.
10. Esta
questão da unidade é tão crucial que o Senhor Jesus orou especificamente acerca
deste assunto —
João 17:20—21
20 Não rogo somente por
estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua
palavra;
21 a fim de que todos
sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós;
para que o mundo creia que tu me enviaste.
Note
a implicação: quando formos supersensíveis às necessidades uns dos outros —
unidade — o mundo irá crer que Jesus é o enviado de Deus.
11. Para
nos ajudar nesta missão de unidade o Senhor Jesus nos deu a mesma glória que
recebeu do Pai —
João 17:22—23
22 Eu lhes tenho
transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em
mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que
tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
E o
que é esta glória que Ele nos deu? A resposta não é o que é esta glória, e sim,
quem é “esta glória”! A glória que o Senhor Jesus nos deu é o Espírito Santo —
1 Pedro 4:14
Se, pelo nome de
Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o
Espírito da glória e de Deus.
Continua...
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Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
Desde já
agradecemos a todos.
[1] Metáfora - Figura de linguagem que consiste
na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto
que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida
entre o sentido próprio e o figurado; translação.
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