Essa é uma série cujo
propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada
nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para
outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a
Sociedade e a Cultura.
Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição 032 – OS PRÓLOGOS
AOS EVANGELHOS — 006.
II. O Prólogo do
Evangelho de João — João 1:1—18 — Continuação
C. Exposição de João
1:1—18 — Continuação.
1. João 1:1
No princípio era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus - Continuação.
Teria
João, o evangelista, derivado suas idéias acerca do λόγος – lógos de
Platão? É mais provável que ele estivesse familiarizado com os conceitos acerca
do “verbo” como apresentados pelos sábios judeus, como era o caso de Onkelos —
que fez uma famosa tradução[1]
do Pentateuco para a língua aramaica, que ficou conhecida como o “Targum
Babilônico” — e Jonathan bem Uzziel que consolidou várias traduções dos
profetas de Israel também para o Aramaico. Alguns desses Targumim — traduções
das escrituras hebraicas para outros idiomas — que Jonathan Bem Uzziel usou
eram tão antigas quanto a tradução feita por Onkelos. Os materiais produzidos
por estes sábios judeus, independente da época em que foram compilados,
refletiam trabalhos originais produzidos entre os séculos V e IV a.C. Dessa,
maneira é muito provável que Platão tivesse derivado, ele mesmo, seus conceitos
acerca do λόγος — lógos dos ensinamentos contidos nessas traduções do
Pentateuco e dos profetas de Israel cujas cópias estavam disponíveis no Egito.
A História nos diz que Platão foi ao Egito visando buscar conhecimento. O autor
cristão Clemens Alexandrinus diz que Platão:
1. Costumava
filosofar sobre os conceitos hebraicos.
2. Que
ele era entendido acerca das profecias dos judeus.
3. Que
ele criou uma grande comoção entre os judeus do Egito ao misturar suas idéias
com a revelação contida no Antigo Testamento.
Autores
pagãos também concordam com estas informações ao dizer que Platão:
1. Foi
ao Egito para estudar e aprender com os sacerdotes locais.
2. Também
foi buscar compreender os aspectos envolvidos na transmissão das profecias do
Antigo Testamento.
Além
desses, temos também o testemunho de um judeu chamado Aristóbulo que nos diz
que Platão:
1. Dedicou-se
ao estudo da Lei de Deus dada ao povo de Israel.
Por
fim, um filósofo da escola de Pitágoras chamado Numenius, acusa Platão de ter
“copiado” suas idéias acerca de Deus e do mundo criado dos livros escritos por
Moisés. Para Numenius os escritos de Platão não passavam de uma versão Ática —
referência ao local geográfico na Grécia onde se encontra a cidade de Atenas —
de Moisés ou que os escritos de Platão não eram nada além de “Moisés falando
grego”!
Mais
um registro produzido antes de João escrever seu evangelho vem confirmar ainda
mais estes fatos. Filo Judaeus também chamado de Filo de Alexandria nasceu
entre 15—10 a.C na cidade de Alexandria no Egito, onde também faleceu entre 40—50
a.D. Esse indivíduo era um filósofo judeu que falava o grego e que veio
tornar-se o maior expoente do Judaísmo Helenístico. Em seus escritos nós
podemos encontrar a mais cristalina apresentação de como o judaísmo se
desenvolveu na diáspora iniciada com o cativeiro babilônico. Ele foi o primeiro
judeu a buscar uma síntese entre a fé
baseada na revelação divina com a razão
baseada no raciocínio filosófico — talvez Platão foi o primeiro gentio a tentar
o mesmo, mas de forma menos evidente. Por sua coragem e visão Filo ocupa um
lugar bastante privilegiado na História da Filosofia. Muitos cristãos, de eras
posteriores, chegaram a considerá-lo como o precursor da Teologia Cristã. De
acordo com Filo, tanto a expressão como o significado do nome λόγος – lógos
eram bem conhecidos entre os judeus helenistas o que, por si só, já seriam
motivos suficientes para João lançar mão dos mesmos para seus propósitos.
Alguns
exemplos servirão para ilustrar como os judeus entendiam este conceito:
Isaías 45:12
Eu fiz a terra e criei
nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos
dei as minhas ordens.
Quando
esse versículo foi traduzido para o aramaico, os tradutores o fizeram da
seguinte maneira: Eu, pela minha palavra, fiz a terra... Isto era necessário
porque os tradutores não assumiam que os leitores da tradução teriam condições
de saber “como” Deus teria feito o mundo i.e., pelo poder de Sua palavra como
lemos em Gênesis 1—2.
Isaías 48:13
Também a minha mão
fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando eu os chamar, eles se
apresentarão juntos.
O mesmo
critério foi utilizado e na tradução nós podemos ler: “Pela minha palavra foi a
terra fundada... O propósito é o mesmo do item anterior.
Deuteronômio 26:17—18
Hoje, fizeste o SENHOR
declarar que te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os
seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua
voz. E o SENHOR, hoje, te fez dizer que lhe serás por povo seu próprio, como te
disse, e que guardarás todos os seus mandamentos.
O
targum traduz esses versículos dizendo: Hoje vocês tomaram a palavra de Deus
para ser rei sobre vocês, de tal forma que Deus possa ser o Deus de vocês. O
objetivo da tradução é bem evidente: Deus só pode ser Deus sobre um povo que
decide andar nos caminhos de Deus, guardar os estatutos, os mandamentos e os
juízos de Deus, bem como dar ouvidos à voz do Senhor.
Diante
desses fatos é mais provável que João, o evangelista, tenha derivado o uso do
termo λόγος — lógos, como um descritivo da “Pessoa Divina”, dos
Targuns, onde esta expressão e conceito são muito abundantes. Os autores das
obras que estamos chamando de Targuns costumavam se referir ao Messias como
“Imra” i.e., “verbo ou palavra”. Além disso, existe uma grande concordância
conceitual entre o que João escreveu com aquilo que está escrito nos Targuns
concernente ao λόγος – lógos de Deus.
Que
o Messias aguardado pelos judeus do Antigo Testamento era alguém que vinha da
eternidade, não existe nenhuma dúvida, diante da afirmativa categórica que
encontramos em
Miquéias 5:2
E tu, Belém-Efrata,
pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o
que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde
os dias da eternidade.
Os
judeus modernos, que alegam que ainda estão esperando o advento do Messias,
costumam dizer que esse, a quem eles estão esperando, quando aparecer, será
sempre inferior a Moisés. Ora Moisés nasceu de pais — pai e mãe — bem humanos e
em circunstâncias bem conhecidas, conforme podemos ler em
Êxodo 6:20
Anrão tomou por mulher
a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu a Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão
foram cento e trinta e sete.
Mas
o Messias prometido é referido como alguém “cujas origens são desde os tempos
antigos, desde os dias da eternidade”. Ver também
Salmos 72:17
Subsista para sempre o
seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os
homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
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OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
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002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
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004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
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005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
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006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
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007B — A DIVINDADE DE JESUS E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
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009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
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017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
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018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
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019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
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020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
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21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
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022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
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023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
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024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
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025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1] As traduções das Escrituras do
Antigo Testamento para outros idiomas foram chamadas de Targum ou Targumim, no
plural. Desenvolvimentos históricos posteriores passaram a chamar de Targum ou
Targumim somente as traduções feitas para o idioma aramaico.
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