O objetivo dessa série é
apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos
encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é
disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com
o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega,
diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO
E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA —
Texto: Apocalipse 2:12—17
Introdução.
A.
Hoje queremos finalizar nosso estudo acerca da carta que Jesus enviou para a Igreja
em Pérgamo.
B.
Na mensagem passada nos vimos como Jesus mandou os cristãos em Pérgamo se
arrependerem de duas praticas nojentas e perniciosas que infestam a vida da
maioria dos cristãos.
C.
Primeiro Jesus condenou a idolatria de toda e qualquer natureza. Isso inclui
até mesmo nossos familiares, que nós gostamos de pensar estão excluídos. Mas o
fato é que não estão. Jesus disse:
Mateus 10:37—38
37 Quem ama seu pai ou sua mãe
mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do
que a mim não é digno de mim;
38 e quem não toma a sua cruz e
vem após mim não é digno de mim.
Além
disso existem nossos líderes e pregadores famosos, especialmente os mediáticos,
aos quais dedicamos verdadeira adoração e como isso, atraímos o juízo de deus
sobre nossas vidas.
D.
A segunda coisa que Jesus condenou foi todo e qualquer tipo de imoralidade
sexual. O sexo é a maior força que existe dentro de nós. Por esse motivo nós temos
tantos problemas com sexo e existem muitas maneira de perverter o mesmo, que
foi dado aos seres humanos para prazer e reprodução.
E.
Infelizmente essa é uma área de nossas vidas com a qual estamos sempre bastante
envolvidos. A Bíblia condena o mau uso do sexo ou a imoralidade com as palavras
mais veementes:
1 Coríntios 6:18
Fugi da impureza. Qualquer outro
pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a
imoralidade peca contra o próprio corpo.
1.
Impureza nesse verso traduz a expressão grega πορνείαν — porneían
— impureza que é uma palavra bastante abrangente no grego. Entre seus
significados podemos citar os seguintes:
a.
Relação sexual ilícita — adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo,
relação sexual com animais, sexo anal, sexo oral e etc.
b.
Relação sexual com parentes próximos — ver Levítico 18.
c.
Relação sexual com um homem ou mulher divorciada. Ver Marcos 10:11—12.
F.
A Bíblia é bem clara quanto à vontade de Deus no que diz respeito à área sexual
de nossas vidas:
1 Tessalonicense 4:3
Pois esta é a vontade de Deus: a
vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.
1.
A palavra prostituição aqui é o mesmo termo que encontramos em 1 Coríntios 6:18
acima e que é traduzido por impureza.
G.
Uma última, porém não menos importante passagem que quero citar acerca desse
assunto é:
Hebreus 13:4
Digno de honra entre todos seja o
matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e
adúlteros.
F.
A expressão grega traduzida por impuro aqui é πόρνους — pórnous
— impuro, e é uma palavra que se refere apenas a seres humanos masculinos e
condena toda e qualquer prática sexual, seja Homossexual, seja prostituição,
seja sexo oral ou anal e. especialmente, o adultério.
G.
Portanto, eu creio que há muito aqui para pensarmos por um bom tempo acerca de
como temos nos comportado nessa área.
A
CARTA ENVIADA À IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 — A ESPERANÇA DA IGREJA
I. O Maná Escondido
A.
O maná escondido mencionado em Apocalipse 2:17 é um presente de Cristo ao
vencedor. Mas qual é seu significado?
B.
No primeiro dia quando Deus começou a enviar o maná, Deus ordenou o seguinte a
Moisés:
Êxodo 16:32—34
32 Disse Moisés: Esta é a palavra
que o SENHOR ordenou: Dele encherás um gômer — mais ou menos o equivalente a
1,5 litros — e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com
que vos sustentei no deserto, quando vos tirei do Egito.
33 Disse também Moisés a Arão:
Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do SENHOR,
para guardar-se às vossas gerações.
34 Como o SENHOR ordenara a
Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar.
C.
A expressão hebraica מָן — man
— maná significa: “O que é isso?”. E sua aparência era como semente de coentro
e tinha o sabor de bolos de mel:
Êxodo 16:31
Deu-lhe a casa de Israel o nome
de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel.
D.
Todas essas informações servem para nos ajudar a entender o símbolo que o maná
escondido representa: o maná escondido é o próprio Senhor Jesus Cristo do qual
apenas os que creem podem se alimentar.
E.
Como o povo foi sustentado pelo maná no deserto, assim o povo de Deus nos dias
de hoje é sustentado e alimentado pelo próprio Senhor Jesus que é a verdadeiro
Pão da Vida e a verdadeira Água da Vida.
F.
Jesus é o Pão Vivo que desceu dos céus e que dá vida para todos os que creem:
João 6:31—35
31 Nossos pais comeram o maná no
deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.
32 Replicou-lhes Jesus: Em
verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o
verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
33 Porque o pão de Deus é o que
desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Então, lhe disseram: Senhor,
dá-nos sempre desse pão.
35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu
sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais
terá sede.
João 6:48—51
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não
pereça.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá
eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
G. Do mesmo modo que o maná no deserto tinha o sabor de
bolos de mel, assim também o nome do Senhor Jesus Cristo deve ser sempre o nome
mais doce que nossos lábios podem pronunciar, especialmente na esperança
apocalíptica que diz:
Apocalipse 22:20
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora.
Amém! Vem, Senhor Jesus!
H.
Quando nos guardamos de participar das celebrações pagãs como festas juninas ou
o dia de Cosme e Damião, nos guardamos para nos deliciar do verdadeiro banquete
no céu na presença gloriosa do nosso amado Salvador e Senhor Jesus Cristo que é
o verdadeiro maná escondido!
II. A Pedra Branca
A.
Não existe consenso quanto ao significado dessa pedra branca. Então exatamente
por isso, creio que o melhor é ficarmos com o que temos diante de nós no texto
bíblico.
B.
O texto nos diz que Jesus promete dar uma pedrinha branca ao vencedor com um
novo nome gravado nela.
C.
O uso dessas pedrinhas era comum entre os cristãos como uma forma de se
reconhecerem. Era um dos muitos materiais e símbolos adotados pelos mesmos.
Tais pedrinhas também serviam de ingresso para festividades.
D.
Então quer nos parecer que a concessão dessa pedra por Cristo para os cristãos
é uma espécie de ingresso que garante ao portador da mesma o pleno direito a
entrar nas festividades celestiais que foram tão comentadas por Jesus em
algumas de suas parábolas.
F.
A cor branca simboliza o triunfo daquele que recebeu a mesma
III. O Novo Nome.
A.
Junto com a pedrinha existe muita discussão acerca de qual seria esse novo
nome.
B.
Muitos comentaristas, por pura comodidade, preferem adotar a ideia que se trata
do nome do próprio Cristo e chegam a citar — de forma bem forçada —
Apocalipse 3:12
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no
santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do
meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu,
vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
C.
Achamos que esse último verso não tem muita relação com o verso que estamos
estudando a não ser pelo uso da expressão “nome”.
D.
Para nós, o novo nome significa exatamente isso: um nome novo.
E.
Temos casos desse tipo tanto no Antigo Testamento como também no Novo
Testamento onde Deus ou Jesus mudam os nomes das pessoas:
1.
No Antigo Testamento temos o caso de Abrão que teve seu nome mudado para
Abraão. Até mesmo sua mulher Sarai, teve o nome mudado para Sara. Jacó teve o
nome mudado para Israel e etc.
2.
No Novo Testamento o caso mais emblemático é certamente o nome de Simão que foi
mudado pelo próprio Senhor para Pedro.
F.
Assim cremos que o Senhor se agrada de cada um de nós, chamando-nos por um nome
que ele mesmo ira nos atribuir. Isso significa a intimidade que cada um de nós
poderá desfrutar com o próprio Senhor Todo Poderoso durante a eternidade.
G.
Desse modo tanto a pedrinha branca quanto o novo nome parecem indicar a
garantia de um relacionamento mais pleno, mais profundo, mais intenso com
Cristo. Como diz o apóstolo Paulo:
1 Coríntios 13:12
Porque, agora, vemos como em
espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte;
então, conhecerei como também sou conhecido.
Conclusão:
A.
A Igreja moderna pode ser comparada com a Igreja em Pérgamo no que diz as
pressões que sofremos do mundo: existem muitos temas em discussão hoje no país
que nos dizem respeito diretamente:
1.
A questão da aprovação da lei autorizando o aborto sob demanda.
2.
A questão envolvendo a liberação de embriões humanos para pesquisas científicas
envolvendo as chamadas células tronco.
3.
As questões envolvendo a homossexualidade: união estável, casamento,
possibilidade de adoção de filhos e etc. A criminalização da homofobia em
termos inaceitáveis, e etc.
4.
A liberação do consumo de drogas.
5.
O crescimento de todas as formas de imoralidades, sejam virtuais ou carnais.
6.
Sincretismo manifestado especialmente no materialismo desenfreado criando o que
Marx chamou de: a
coisificação das pessoas e a personificação das pessoas.
7.
Etc.
1 Pedro 4:3—4 na NTLH
3
No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos
gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos
carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de
ídolos.
4
E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles
nessa vida louca e imoral e por isso os insultam.
B.
Todas essas coisas nos fazem parecer demais com a igreja em Pérgamo: enquanto
os chamados evangélicos saltaram de 10 milhões de pessoas para 42 milhões em
apenas 30 anos e de estarem experimentando picos elevados de popularidade, ao
mesmo tempo nunca nos tornamos insignificantes sobre a sociedade e,
praticamente não existem diferenças palpáveis entre os chamados evangélicos e
os não evangélicos.
C.
Além disso, nunca antes na história da igreja, vimos tantas heresias e falsos
ensinamentos brotarem de dentro da própria igreja.
1.
Isso equivale a viver sob o império satânico.
2.
E somos tentados a desanimar na vida cristã aceitando a idolatria e a
imoralidade sem fazer nenhum tipo de esforço para vencer tais pecados. Cristo
nos diz, como disse para a igreja em Pérgamo: ARREPENDE-TE
D.
Por fim em vez de um compromisso sério com Cristo nós estamos mais interessados
e a procura de uma religião de bem estar. Uma religião como chamou o pastor
reformado J. I. Packer de: “Religião Vida Mansa”
E.
É necessário nos dispormos urgentemente para sermos treinados na verdade de tal
maneira que a mesma seja transformada em algo relevante e empolgante.
Que
Deus abençoe a todos.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
Alexandros
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