Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento —
tecnicamente chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para
lançar uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
I. OS EVANGELHOS
E. A MELHOR FORMA DE
ABORDAR OS EVANGELHOS DO NOVO TESTAMENTO
Uma das coisas mais proveitosas
que podemos fazer pelos nossos leitores, antes de iniciar o estudo individual
dos quatro Evangelhos que temos no Novo Testamento, é compartilhar com todos
acerca das vantagens que existem no método que vamos adotar em nosso estudo.
O primeiro ponto é que vamos
lidar com o problema das fonte — tradições orais, os manuscritos e etc. — e
suas origens partindo duma perspectiva que consideramos correta, como sendo
algo subsidiário ao entendimento e apreciação dos evangelhos existentes. Por
mais importantes que esses problemas sejam para o nosso estudo, é pura tolice
exaltar os mesmos a uma posição de elementos que possuem a maior importância. Não
possuem. Nossa metodologia, no entanto, tem suas próprias dificuldades no que
diz respeito às fontes ou à formação da diversas tradições. Não será incomum,
algumas vezes, nós anteciparmos certas conclusões, enquanto a explicação do que
aconteceu, passo a passo, virá somente mais adiante. Nesse caso indicaremos
para o leitor em que estudo a primeira informação poderá ser encontrada.
O segundo ponto é que nosso
método permite o estudo de cada um dos quatro Evangelhos canônicos de forma
independente, o que permite analisar, duma perspectiva apropriada, a forma como
cada um deles veio a ser composto. Esse é o principal motivo porque vamos
manter a ordem canônica como aparece no Novo Testamento — Mateus, Marcos, Lucas
e João. Descobriremos também que vários aspectos envolvendo aspectos
individuais dos quatro Evangélicos poderão ser discutidos, independentemente da
solução do problema da relação que possa existir entre os mesmos.
Mesmo assim, achamos importante
apresentar agora, alguns aspectos das teorias gerais acerca das origens,
especialmente dos três primeiros evangelhos — chamados de sinóticos ou escritos
de uma mesma perspectiva. A abordagem da crítica das origens ou crítica das
fontes sustenta que Marcos foi o primeiro Evangelho a ser escrito e tanto
Mateus como Lucas fizeram extenso uso do mesmo. Além disso, Mateus e Lucas
usaram uma outra fonte que reunia uma série de ditos do Senhor Jesus Cristo que
recebeu o nome de Quelle, fonte em
alemão e é, geralmente reconhecida pela letra “Q”. Junte-se a isso uma grande
quantidade de tradições especiais — chamadas respectivamente de “M” e “L” —
independentemente de serem as mesmas escritas ou orais. O método da Crítica da
Forma de explicar a origem dos Evangelhos tem a clara intenção de ir para além
das origens em si e assume, como seu princípio básico, que as tradições mais
antigas costumavam circular, de forma independente como unidades separadas. E
foi desse modo que as mesmas foram incorporadas dentro dos Evangelhos. Tanto a Crítica
de Forma como a Crítica das Fontes se4rão amplamente discutidas mais adiante.
Nossas palavras introdutórias,
que podem ser vistas em sua totalidade por meio dos links abaixo, não fazem
menção direta ao Evangelho de João, pois o mesmo encontra-se em uma categoria
toda sua e distinta dos outros evangelhos. O Evangelho de João será apreciado
somente depois que discutirmos a questão chamada de “O Problema Sinótico”.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
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