sábado, 21 de dezembro de 2013

APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU — ESTUDO 013



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus — Apocalipse 12:10.

Quem lê o livro do Apocalipse já está acostumado com esses atos de prorromper em louvores a Deus, que encontramos espalahados pelo mesmo — ver, por exemplo, Apocalipse 4:8, 11; 5:9—10, 12—13; 7:10, 12; 11:15, 17—18; 12:10—12;15:3—4; 19:1—2, 4, 6—8. É bom destacarmos que a voz que João ouve vinda do céu não é dos mártires — cf. Apocalipse 6:9—11. O clamor dos mártires para serem vindicados é distinto desse canto de louvor e adoração. Essa voz bem pode ser de um dos vinte e quatro anciãos, pelo fato da repetida ênfase na expressão δύναμιν dúnamin — poder — ver Apocalipse 4:11; 7:12;  11:17; 12:10 — ou até de algum outro ser celestial não determinado. O argumento de alguns comentaristas, de que a designação “nossos irmãos” exclui a possibilidade de que seja um anjo quem está falando, não leva em conta o conteúdo de Apocaipse 19:10, no qual um anjo se declara “conservo” junto com o apóstolo João e os irmãos.

Nós consideramos desnecessária a posição assumida por vários comentaristas que os versos de Apocaipse 12:10—12 devem ser entendidos de modo proléptico[1]. Da perspectiva de João, como já temos falado, a grande tribulação que está prestes a se precispitar sobre a igreja de Deus é fruto direto da derrota do Diabo e etc., na grande batalha espirutual travada no céu. A salvação, o poder e o reino de Deus são todas realidades presentes. E, apesar de derrotado, Satanás ainda é um inimigo considerável, especialmente para aqueles que não têm o Espírito Santo nem conhcem o Senhor Jesus. É verdade que a história nos tem mostrado que “as coisas que em breve devem acontecer” — Apocalipse 11:1 — têm demorado bem mais do que a expectativa original de João. Todavia, o ponto que precisamos enfatizar aqui, é que a intenção dessa passagem não é estabelecer uma cronologia e sim revelar a causa sobrenatural, que se encontra por trás da oposição satânica feita à igreja do Senhor, todas as vezes e em todos os lugares onde a mesma ocorrer. Não deve nos surpreender que quanto mais próximo do fim de todas as coisas, mais violenta e mais hostil irá se tornar essa perseguição.

A frase “nosso Deus” modifica todos os tres substantivos que vieram antes. Não é apenas o reino soberano de Deus que chegou, mas também a grande libertação provocada pela manifestação do mesmo e a autoridade pela qual tal reino é governado. Cristo, o Filho, compartilha dessa autoridade, porque foi graças à morte de Jesus que o Diabo foi derrotado — ver Hebreu 2:14—15 e 1 João 3:8 e comparar com Apocalipse 5:9 e 12:11. A vitória de Cristo sobre o Diabo, decrita aqui de forma metafórica, aconteceu de fato na história, conforme os textos de Hebreus e João.

O governo soberano de Deus torna-se uma realiedade presente no fato que o “acusador” dos irmãos é precipitado dos céus. O grande papel de Satanás como acusador encontra sua manifestação clássica, como já vimos, no livro de Jó — ver Jó 1:6—12; cf. 1 Enoque 40:7. Suas acusações contra os justos continuam de noite e de dia. Mas pelas virtudes da morte de Cristo, ele agora não consegue mais estabeler um sólido argumento para acusar os eleitos de Deus — ver Romanos 8:33—34. O acusador é lançado para a terra. E apesar de João usar uma linguagem militar para descrever a batalha entre Satanás e seus anjos e Miguel e seus anjos, a luta não é tanto uma batalha entre exércitos e sim um disputa legal, mais apropriada para uma corte de justiça — onde Deus é o juiz, Satanás o acusador e Cristo nosso advogado. O resultado final dessa disputa é que o acusador é lançado para fora do trinunal.

Nossos irmãos — existe uma grande disputa entre os estudiosos acerca de quem João está se referindo com essa frase. Quem são esses irmãos? João não pode estar tratando dos mártires — aqueles que perderam a vida por causa da fé em Cristo — porque isso implicaria que mesmo depois de sofrer tanto nas mãos dos seus algozes, ainda estariam sujeitos a continuar sofrendo nas mão do acusador no céu. Por outro lado, creio que não temos muitas dificuldades em afirmar que, em parte, tratar-se dos fiéis que ainda se encontram vivendo sobre a terra, e que, portanto ainda estariam sujeitos a sofrer acusações por parte de Satanás. Esse parece ser o caso se aceitarmos que a grande voz ouvida vinda do céu tem sua origem em seres angelicais e também em seres humano, pois já vimos que os anjos consideram os seres humanos conservos — ver Apocalipse 19:10 e 22:9. Desse modo, os anjos e os seres humanos estão louvando a Deus, porque o acusador dos justos, tanto de anjos quanto de homens, foi precipitado do céu.

De fato cremos que crentes, de qualquer época ou circunstância, podem se regozijar sobre essa vitória, independentemente de quão difíceis suas experiências pessoas estejam sendo. Nossa verdadeira luta, como sabemos não é contra carne e sangue e sim contra as forças de nosso adversário, o qual foi completamente derrotado por Cristo sobre a cruz — ver Efésio 1:15—23 e Efésios 6:10—20.

Houve alegria no céu com a expulsão do nosso inimigo. Mas para os habitantes da terra isso representou uma péssima notícia, conforme iremos ver com mais detalhes no verso a seguir. Uma última implicação da expulsão de Satanás da presença de Deus como nosso acusador é apropriada por Paulo em Romanos 8:1 — Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1]  Proléptico: Diz-se de um fato que se fixa segundo uma era ou um método cronológico ainda desconhecido quando ocorreu esse fato

Um comentário: