segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

NATAL 2013 - O NATAL DE JESUS: CELEBRAR OU NÃO CELEBRAR? PARTE 2


Suposta gruta que teria abrigado o estábulo onde Jesus nasceu

Essa mensagem é parte de uma série que pretendemos disponibilizar durante o mês de dezembro de 2013 e que esperamos possam ajudar a todos.

SERMÃO 002 – A MENSAGEM DO NATAL É SIMPLES EM SEU CONTEÚDO

Texto: Lucas 2:8—20
Introdução.

1. Hoje vamos continuar a falar acerca do nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2. Nosso propósito é resgatar o verdadeiro sentido do Natal bíblico no meio de tantas vozes tão absurdas e discordantes que temos ouvido nesses dias.

a. De um lado nós temos, por exemplo, um bando de evangélicos, especialmente pastores evangélicos, os quais confundem o mercantilismo e todas as atividades correlatas desses dias com o verdadeiro natal, e então, não querendo se “contaminar” decidem não celebrar o mesmo inventando um monte de besteiras, que também não têm nada a ver com o verdadeiro natal. Mas curiosamente, esses são os mesmos indivíduos que incentivados e movidos pela ganância organizam grupos em suas igrejas, para festejar as festas judaicas da páscoa, do pentecostes e dos tabernáculos lá em Israel. Quanta falta de bom sendo e de conhecimento Bíblico

b. Por outro lado, infelizmente, nós temos os “crentes” que sucumbem ao chamado “espírito natalino” — um verdadeiro espírito demoníaco — caracterizado pelo consumismo, pela glutonaria e bebedice e pela entronização do chamado papai noel, como o verdadeiro deus todo poderoso. Para mostrar como esse natal não tem nada a ver com verdadeiro natal de Jesus Cristo vejam como a secretaria de Turismo da nossa cidade resolveu chamar os eventos que aconteceram, estão acontecendo e que irão acontecer ainda nesse mês de Dezembro: Natal Encantado na Terra de Papai Noel.

3. Essas duas posições extremas devem ser rejeitadas por todos nós, que devemos nos concentrar na verdade bíblica e celebrar o Natal com alegria e com toda a simplicidade como Deus mesmo deseja.

4. A primeira verdade que vimos acerca do Natal é que o NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES.

5. As primeiras pessoas para as quais as Boas Novas do nascimento de Jesus foram anunciadas foram os pastores, pessoas simples e absolutamente desprovidas de tudo, do ponto de vista material.

6.Esses pastores eram tão pobres que não tinha nem onde passar a noite. Eles estavam passando a noite no campo aberto, ao relento, junto dos seus rebanhos.

7. Mas note que foi, exatamente a essas pessoas simples e desprovidas de tudo, que a mensagem do Natal de Jesus foi primeiro anunciada. Como eles, o Filho de Deus também nasceu de forma pobre e humilde em um estábulo que funcionava dentro de uma caverna na cidade de Belém da Judéia.

8. Hoje queremos continuar falando da simplicidade do Evangelho, enfatizando que:

A MENSAGEM CRISTÃ É UMA MENSAGEM SIMPLES EM SEU CONTEÚDO

I. Mensagem Simples, Porém Sublime.  

A. Sim trata-se de uma mensagem sublime , porque ela é acima de tudo, uma mensagem de salvação de pecadores e de perdão dos nossos pecados.

B. Quem poderia jamais imaginar que o nascimento do próprio Filho de Deus seria de modo tão simples. O próprio profeta Isaías já havia feito menção a essa realidade em seus dias com as seguintes palavras: Isaías 53:1—2 — O povo diz: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o SENHOR estava agindo? Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse — NTHL.  

C. Se dependesse da perspectiva humana o Filho de Deus viria a essa terra já como um homem adulto e bem sucedido. Ela estaria dirigindo uma Ferrari e estaria segurando, em uma de suas mãos, um charuto e na outra, uma taça de champagne — Tim, Tim! Mas nós sabemos que não foi assim.

D. Conforme a narrativa Bíblia — ver Lucas : 2:12 — muitas pessoas dos nossos dias criariam objeções a tal tipo de nascimento, especialmente quanto ao local: um estábulo!

E. Ao contrário do que nós imaginamos, Maria experimentou as dores do parto. Ela deve ter gritado e sangrado, como toda mulher que passa por um parto normal. O menino Jesus chorou sim, ao nascer e o mau cheiro era abundante dentro da estrebaria. A verdadeira cena do natal não tem nada a ver com os presépios sanitizados dos dias modernos onde tudo está em perfeita ordem e, claro, tudo muito limpinho.

F. Não havia nenhum jornalista do Jerusalem Post: nenhuma uma equipe de TV transmitindo ao vivo; nenhum dignitário do templo nem por parte das autoridades romanas. Apenas um casal simples, vindos de uma pequenina cidade das montanhas, e alguns animais.

II. Mas Quem Era Esse Menino que os Pastores Encontraram Naquele Ambiente tão Simples:

A. Os Anjos nos dão a resposta em Lucas 2:11.
Belém Moderna 
B. Isso estava tudo de conformidade com as antigas profecias, como a que encontramos em Miquéias 5:2 — E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

C. Essa profecia de Miquéias foi feita cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus e foi cumprida com precisão milimétrica. Note como Deus controla a história. 1) José e Maria moravam na cidade de Nazaré. O óbvio seria que o menino nascesse naquela cidade. 2) Mas algum tempo antes, a Bíblia nos diz o seguinte: Lucas 2:1 — E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Então note como Deus controla a história.

D. José e Maria que eram ambos descendentes do rei Davi, precisavam ir para a cidade de Davi, que era Belém para fazer o devido registro.

III. A Principal Verdade Acerca daquele Menino era que: ELE ERA O SALVADOR, O CRISTO OU MESSIAS ENVIADO POR DEUS.

A. Jesus veio para ser o Salvador. Não um Juiz e sim um Salvador.  Lucas 19:10 —  Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

B Quando o anjo se refere a Jesus como o Senhor é o equivalente a dizer que Jesus era o próprio Deus! Sim, o Deus eterno tomou a forma dum ser humano na pessoa de Jesus.

C. Nenhuma mensagem poderia ser mais simples, direta e objetiva do que essa. Também nenhuma verdade poderia ser mais profunda quanto ao que Deus fez para salvar a raça humana caída em Adão. Assumir nossa forma, viver nossa vida, morrer nossa morte e ressuscitar dos mortos para garantir nossa própria ressurreição — 1 Coríntios 15:21 — Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

D. Jesus veio sem pecado, mas tornou-se pecado por causa de nós de tal maneira que a justiça de Deus pudesse ser satisfeita plenamente e assim, Deus torna-se o que temos afirmado em Romanos 3:25—26 — Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus.

E. Agora me responda com toda sinceridade: quão difícil é essa mensagem de ser entendida. Até mesmo uma criança é capaz de entender a mesma e explicá-la de volta.
Conclusão:
1. O natal dá início a todo o processo terrestre da salvação. Digo terrestre, porque nossa salvação foi planejada por Deus antes mesmo da criação do mundo. Mas a parte funcional da mesma teve início com o Natal.

2. Dessa maneira, a mensagem do Natal e do Evangelho é uma mensagem para pessoas simples e não para pessoas sofisticadas.

3. Além da profecia de Miquéias, Jesus cumpriu 11 outras profecias relacionadas ao nascimento do Messias. Qual era a possibilidade real de um ser humano, aleatoriamente, cumprir todas essas profecias? Espero que você esteja bem sentado, porque a chance é de 1X10157. 1X100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

4. O glorioso natal de Deus abriu as porta para a vinda do Salvador da humanidade. Para Jesus, o único que é capaz de perdoar cada um e todos os nossos pecados.

5. Mas o natal nos garante mais do que perdão diante de Deus. Foi por causa do Natal que Jesus também teve a possibilidade de ressuscitar dentre os mortos e com isso Ele garante nossa própria ressurreição ao dizer: João 14:19 — Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

Que Deus abençoe a todos.

Outras mensagens para o natal 2013

SERMÃO 001 – A MENSAGEM DO NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES

SERMÃO 002 – A MENSAGEM DO NATAL É SIMPLES EM SEU CONTEÚDO

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário