sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2014



SERMÃO PARA O ANO NOVO 2014
PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS
Texto: Lucas 1:37
Introdução
·       Nosso propósito nessa última mensagem do ano 2013 é apresentar o versículo que foi escolhido pela própria igreja para nos servir de moto para todo o ano de 2014.
·       O versículo escolhido foi Lucas 1:37 que diz: PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS.
O contexto em que esse versículo foi dito é o do diálogo que o anjo Gabriel teve com Maria quando veio anunciar à mesma que: Lucas 1:35 — Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
·       Como um sinal que isso iria mesmo acontecer, já que os judeus gostavam tanto de sinais, o anjo diz a Maria o seguinte: Lucas 1:36 — E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.
·       A citação de Isabel é muito importante nesse contexto, porque ao contrario de Maria — mulher jovem, porém noiva, mas que ainda não havia consumado seu casamento — Isabel era uma mulher idosa, que havia sido estéril toda sua vida e seu marido, o sacerdote Zacarias já era também um homem de idade avançada. Mesmo assim, Deus permitiu que aquele casal de idosos tivesse um filho que conhecemos pelo nome de João batista.
·       Então eu quero que vocês notem que as circunstâncias são irrelevantes para Deus quando ele decide intervir. De um lado temos uma menina de 13 anos e que nunca havia se deitado com homem nenhum e do outro temos uma mulher idosa e estéril e para essas duas mulheres Deus faz poderosas promessas de que seriam mães, em breve.
·       Isso nos serve de excelente pano de fundo para o nosso verso do ano que é:
PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS
I. PARA DEUS
A. O Deus aqui mencionado é o único Deus verdadeiro. Ele é chamado por vários nomes:
·       אֵל עֶלְיוֹן  El Eleyon — Deus Altíssimo — ver Gênesis 14:18—19. Este Deus é aquele que possui שָׁמַיִם וָאָרֶץ  shamayim vaaretz — os céus e a terra, ou seja, Ele é o Senhor de todo o universo. Ele é Aquele que tudo pode, que tudo faz segundo seu próprio conselho e que nenhum dos planos que faz pode ser frustrado — ver Jó 42:2 — Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Deus é aquele em cuja presença só podemos nos abominar a nós mesmos e nos arrepender no pó e na cinza — ver Jó 42:5—6 — Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 
·       Não há espaço para a arrogância humana diante do Deus Altíssimo. De fato, quando Deus olha para todas as nações da terra — incluído aquelas que fazem parte do chamado G-8 — ele as considera menos do que nada, como se fossem um verdadeiro vácuo — ver Isaías 40:17 — Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. 
·       אֵל שַׁדַּי — El Shadday — Deus Todo-Poderoso. Como Deus Todo-Poderoso Deus pode fazer promessas que são impossíveis aos homens, mas que Deus é capaz de cumprir.  O nome fala de “poder” e, poder combinado com “promessa” cria o terreno propício para o surgimento da fé! Nos dias do Novo Testamento os cristãos traduziram este nome por παντοκράτωρ — Pantocrátor — Todo-Poderoso — ver 2 Coríntios 6:18 — Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
B. As implicações deste nome de Deus podem ser resumidas nas seguintes ideias:
1. Como aconteceu com Abraão e seus descendentes, e por causa de Abraão, nós também fomos escolhidos e chamados para fazer parte do povo de Deus. Deus faz uma aliança conosco onde Ele se compromete a “habitar e andar no meio de nós”, “ser o nosso Deus” e, onde nos comprometemos a ser Seu povo — ver 2 Coríntios 6:16 — Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
2. Por causa da nossa eleição, em Cristo, Deus nos amou antes da fundação do mundo e, quando surgimos neste mundo, Deus nos protege, nos ensina o que precisamos saber para alcançar a salvação, e nos conduz a Cristo — ver Romanos 8:29—30 — Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
3. A todos estes privilégios corresponde o nosso compromisso de honrar a Deus, especialmente mediante a obediência ao que Ele deseja, o que pode ser resumido nas seguintes máximasAmarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo — Lucas 10:27.
4. A questão do relacionamento entre Deus e os crentes de todas as eras, trata: da confiança que devemos ter em Deus—fé—e do empenho sincero em fazer a vontade d’Ele.
5. Além disso, Deus se revelou com o אֱלֹהִים  Elohiym – que fala de Deus como o Criador e sustentador de todas as coisas.
·       Mas, de todos os nomes que Deus usou para se revelar, nenhum é tão especial quanto este representado pelo tetragrama inefável representado pelas letras hebraicas יהוה — YHVH – que é traduzido como SENHOR na Bíblia de Almeida Revista e Atualizada, mas cujo significado é: ETERNO — ver Êxodo 3:14—15 — Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
6. Esse é o Deus a quem o anjo Gabriel se refere.
II. Não Haverá Impossíveis.
A. A palavra grega para impossível é: ἀδυνατήσει — adunatései — impossível no sentido de não ter força para cumprir algo.
B. Deus cumpre seus propósitos através do poder que existe inerente em Sua própria Palavra — ver Salmos 33:9 — Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.
C. Deus tinha pleno poder para fazer cumprir a promessa feita a Maria sem a intervenção de José. Imagine a humilhação imposta ao machismo humano que se acha tão senhor de si mesmo e chega, muitas vezes a desprezar não apenas as mulheres, mas até mesmo o próprio Deus.
D. Zacarias 8:6 — Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? —diz o SENHOR dos Exércitos, reafirma a ideia que, para Deus, não existe nada que é considerado maravilhoso aos olhos dos seres humanos.
E. Essa ideia foi, provavelmente, emprestada de Jeremias 32:17 — Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.
F. A Bíblia está repleta de ideias de que Deus pode fazer tudo, exatamente, como deseja: ver
1. Salmos 115:3 — No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
2. Daniel 4:35 — Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?
3. Marcos 10:27 — Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.
4. Lucas 18:27 — Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
5. Efésios 3:19—20 — Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
G. Por todos esses motivos, duvidar é um exercício mental negativo e desnecessário.
III. Em Todas as Sua Promessas
A. Quantas promessas existem na Bíblia?
B. Há uma edição da tradução de João Ferreira Almeida — Revista e Corrigida — que se chama “Bíblia de Promessas”. Esta edição sublinha os textos que contém promessas, destacando mais de 1100, distribuídas em 71 temas. Mas como isso é um exercício subjetivo, eu pessoalmente creio que existam, entre 8000 e 10.000 promessas em toda a Bíblia, de acordo com minhas próprias estimativas.
C. Quantas são as promessas não é algo tão importante quanto ao fato de que Deus é fiel em todas as suas promessas conforme o nosso verso tema de hoje e para o ano de 2014.
D. Quantos de você seriam capazes de ler um versículo contendo uma promessa de Deus? Lembre-se que mesmo versos como João 3:16 — Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna — contém uma promessa!
E. Então, vamos começar...
CONCLUSÃO
1. Deus é um Deus Todo Poderosos e um Deus Fiel às promessas que faz.
2. Deus não é como os seres humanos para mentir. Ele cumpre o que promete.
3. Existem milhares de promessas espalhadas pela Bíblia, como ceifeiros, nós devemos através da nossa leitura diária da Bíblia, recolher e entesourar tais promessas. Talvez pegar um caderno e começar a anotar referência por referência. Talvez organizar as mesmas por tema ou por livro.
4. O fato que importa para nós nessa noite é que PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS. Você crê nessas palavras da Bíblia? Se você crê, então que tal preencher uma das papeletas que estamos distribuindo e que dizem: O MEU IMPOSSÍVEL PARA 2014 É:
5. Depois de escrever seu “IMPOSSÍVEL”, dobre o papel e escreva seu nome para que o mesmo possa ser facilmente identificado.
6. Durante todo o ano de 2014 iremos levar esses pedidos e colocá-los diante de Deus em nossas reuniões de oração. Para cada resposta de Deus, queremos ser informados para que juntos possamos glorificar a Deus por sua fidelidade. Lembre-se de pedir bem e creia no Deus dos impossíveis.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Nome Completo:Filósofo Ladilau Manuel de Cavacundo
    Meus Impossíveis:
    1. Comprar uma viatura "Carro" para esposa
    2. Construir o quintal e um anexo em nosso terreno.

    ResponderExcluir