segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NATAL 2013 - O NATAL DE JESUS: CELEBRAR OU NÃO CELEBRAR? - SERMÃO 001


Resultado de imagem para consumismo natalino
Tudo o que o verdadeiro natal não é!

Essa mensagem é parte de uma série que pretendemos disponibilizar durante o mês de dezembro de 2013 e que esperamos possam ajudar a todos.

SERMÃO 001 – A MENSAGEM DO NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES

Texto: Lucas 2:8—20

Introdução.

1. Hoje e nos próximos domingos estaremos nos concentrando em falar acerca do nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2. Hoje estamos vivendo dias em que a verdadeira história do natal está tão embrulhada em ideias malucas que, às vezes, fica até difícil da gente entender o significado da mesma
a. Por um lado nós temos um bando de alucinados que confunde o mercantilismo desses dias com o próprio natal, e então, não querendo se “contaminar” decidem não celebrar o mesmo inventando um monte de besteiras, que também não têm nada a ver com o verdadeiro natal.

b. Por outro lado nós temos os “crentes” que sucumbem ao chamado espírito natalino — um verdadeiro espírito demoníaco — caracterizado pelo consumismo, pela glutonaria e bebedice e pela entronização do chamado papai noel, como o verdadeiro deus todo poderoso.


3. Esses extremos estão completamente equivocados e devem ser desprezados pelos verdadeiros crentes que, como falamos na mensagem anterior, devem fazer todas as coisas para a glória de Deus.
4. Esse é um dos truques mais perversos do diabo em nossas vidas: COMPLICAR AS COISAS. 
5. Na maioria das vezes os problemas que enfrentamos na vida têm soluções simples. 
6. Não estamos como isso negando que nosso mundo enfrenta sérios e graves problemas: violência, aquecimento global, falta de água potável para 2 bilhões de pessoas, catástrofes naturais e etc. Além disso temos os problemas pessoais: de relacionamento, de saúde, psicológicos, emocionais e familiares. 
7. Muitas vezes os problemas são tão complexos que chegamos a desesperar diante dos mesmos. Outras vezes, duvidamos que algum dia vamos conseguir resolver os mesmo. 
8. Mas você sabia que Deus providenciou uma solução simples para todos os nossos problemas, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, o Salvado, cujo nascimento celebramos no chamado natal. 
9. Nesses anos como pastor tenho encontrado muito zombadores diante dessa afirmação, que me acusam de ser simplista demais. Ingênuo até. Mas o fato é que essas pessoas nunca consideram Jesus como a provisão, mais do que adequada, de Deus para resolver nossos problemas.  
10. Deus sabe que o problema básico do ser humano é o pecado e foi, exatamente para isso, que Jesus veio: para resolver, definitivamente, o problema do pecado.  
11. Deus, por meio de seu Filho nos oferece uma solução completa para nosso maior problemas e aquele que é responsável direto por todos os outros problemas que enfrentamos: o pecado.  
12. A mensagem do Natal é uma mensagem que trata exatamente dessa questão: como Jesus veio a esse mundo para salvar pecadores conforme Mateus 1:21 —  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. O Nome Jesus quer dizer, exatamente isso: O ETERNO é Salvação.  
13. A solução simples de Deus para os problemas complexos do homem é essa:

UM SALVADOR , QUE É CRISTO O SENHOR

I. A Primeira Verdade que Podemos Aprender Aqui é que A mensagem Cristã, Começando com o Natal é uma Mensagem para Pessoas Simples. 
 
A. Note que a primeira afirmação do nosso texto é: Lucas 2:8 — Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 
B. Note que a Bíblia não menciona escribas e fariseus, nem autoridades políticas e civis, nem reis e príncipe, mas apenas pastores.  
C. Agora temos que entender que naqueles dias os pastores eram considerados a escória da sociedade. Um pastor não podia servir de testemunha num tribunal. Por causa de seu trabalho com animais, eram considerados cerimonialmente impuros e proibidos de adorar no Templo. Os pastores deviam ser tratados como pagãos e não deveriam receber nenhuma ajuda dum judeu verdadeiro. 
D. Como podemos ver, desde o nascimento de Jesus, Deus já estava planejando liquidar por completo com as religiões, especialmente com o judaísmo,  virando o mundo de cabeça para baixo. Atos 17:6 — Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui. 
II. Por que Deus Escolheu os Pastores? 
A. Simples: O Evangelho é para os simples e não para os sofisticados. 
B. Aquilo que Deus oferece de graça, geralmente está no ponto mais baixo e pessoas sofisticadas e muito sofisticadas não gostam de olhar para baixo. 
C. A mensagem do Evangelho é simples. Não requer anos de estudos, nem de conhecimentos sofisticados. Todo mundo entende que é pecador. Todos entendem o que é o fato de Jesus tomar nosso lugar e morrer a nosso favor. Todos sabem o que perdão significa. Todos entendem o que é ser aceito, ser amado, ser libertado. Portanto, não existe nenhuma grande complicação no Evangelho Salvador de Deus. 
D. Talvez um dos motivos porque o evangelho foi anunciado primeiro aos pastores é porque eles não sabiam ler nem escrever. Lembre-se de 1 Coríntios 1:26—31.

III Uma Verdade que Não Podemos Ignorar: o Evangelho envolve o Sacrifício do Cordeiro de Deus 
A. Nós não sabemos o dia exato do nascimento de Jesus. Mas isso tem realmente alguma importância? Ou importante é o fato que Ele NASCEU e o dia pouco importa? 
B. Com certeza aqueles homens estavam guardando muitos dos cordeiros que seriam’ sacrificados dali a algum tempo na celebração da páscoa judaica. Quem sabe eles não foram chamados pelo anjo para irem ver o verdadeiro cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, que havia acabado de nascer em Belém? 
C. A Bíblia nos ensina o seguinte em Romanos 6:23 — Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
D. Essa ideia foi ilustrada na noite da primeira páscoa quando o povo de Israel ainda se encontrava no Egito — Êxodo 12:13 — O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. 
E. E assim acontece nos dias de hoje: aqueles que creem em Cristo estão protegidos da ira de Deus e são considerados justos diante dos olhos de Deus. Mas sem natal, nada disso seria possível.
Conclusão:

1. Como falamos, as soluções para os problemas da vida são, em sua maioria, mais fácil do que pensamos:

Um homem sentia-se muito incomodado com 3 coisas: 1) um constante zumbido em seus ouvidos; 2) olhos esbugalhados, como querendo saltar das órbitas; 3) rosto sempre muito vermelho.

Durante 3 anos ele visitou vários médicos procurando uma solução para seus problemas. Um desses médicos arrancou as amígdalas do homem. Nada aconteceu. Outro médico resolveu remover o apêndice dele, apesar dele não ter apendicite. Nada aconteceu. Outro médico recomendou que tivesse todos os seus dentes removidos. Ele procedeu segundo a orientação médica, mas... nada aconteceu.

Por fim um médico lhe disse que ele estava muito mal e que, certamente não teria mais do que seis messes de vida. Sendo uma pessoa com certas posses ele resolveu abandonar o emprego e tentar aproveitar seus últimos meses de vida fazendo o que lhe agradava.

Curiosamente, ele foi até um alfaiate e, pela primeira vez em sua vida mandou fazer alguns ternos sob medida. Encomendou também algumas camisas. O alfaiate tirou as medidas e por fim disse: 4 ternos como as medidas tais e tais e 8 camisas com o colarinho 4,5.

O homem estranhou essa última informação e disse: creio que o colarinho deve ser tamanho 3. A minha vida inteira eu usei tamanho 3. O alfaiate mediu novamente e disse: O tamanho certo é 4,5. Não! Insistiu o homem. Quero os colarinhos no tamanho 3 de sempre. Está bem disse o alfaiate. Só peço ao senhor que, depois de algum tempo, não volte aqui para reclamar de zumbido nos ouvidos, olhos esbugalhados e rosto avermelhado, porque é o que vai acontecer se o senhor usar o colarinho 3!

2. E você já colocou de lado seu orgulho e se submeteu à simplicidade salvadora do evangelho? Ou continua lutando contra os velhos problemas e, principalmente, contra o pecado com tuas forças apenas?

3. O natal nos oferece a possibilidade da vinda do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

4. Portanto, sem comercialismo, sem glutonarias e bebedices e, principalmente sem a desagradável presença desse falso Deus que chamamos de “papai Noel”, celebremos com alegria e gratidão em nossos corações a vinda de Jesus a esse mundo para tornar-se o Salvador da humanidade.

Que Deus abençoe a todos.

Outras mensagens para o natal 2013

SERMÃO 001 – A MENSAGEM DO NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário