terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O BEIJA-FLOR RUFUS - RUIVO - E SEU RELÓGIO DE PRECISÃO



Todas as vezes que você se lembra de algo que aconteceu ou quando aconteceu, você está usando aquilo que a ciência chama de “memória episódica”. Durante muito tempo a maioria dos cientistas acreditou que tal memória era algo exclusivo dos seres humanos. Mas alguns, dentre eles, desconfiavam que algumas criaturas poderiam ter também um mecanismo semelhante.

Vamos pegar como exemplo o beija-flor e seu rápido metabolismo. Eles precisam se alimentar com freqüência e precisam lembrar onde fontes confiáveis de alimentos podem ser encontradas. Enquanto isso, diferentes flores produzem néctar com diferentes velocidades. Diante desses fatos pesquisadores foram ao campo onde o beija-flor do tipo rufus — também chamado de colibri rufus — pode ser encontrado em abundância. Eles levaram diversas flores falsas e açúcar misturado com água. As flores preparadas pelos cientistas tinham “reservatórios” onde a água com açúcar podia ser armazenada. Metade das flores foi novamente reabastecida apenas 10 minutos depois que um pássaro sugou o líquido. A outra metade foi reabastecida após 20 minutos.

Os pesquisadores não demoraram muito para perceber que os pássaros logo aprenderam a reconhecer quais flores eram reabastecidas e a que intervalos. Os pássaros começaram a retornar a intervalos de dez minutos para se alimentarem nas flores reabastecidas a cada dez minutos e demoravam 20 minutos para retornarem às flores reabastecidas a cada vinte minutos.

Os pássaros deixaram os cientistas ainda mais impressionados porque eles estavam usando um conjunto total de 8 flores nesse processo, e os pássaros sabiam distinguir com precisão absoluta, uma das outras.
Bem muitos poderão dizer que os pássaros desenvolveram, por pura sorte, tal habilidade. Mas a precisão envolvida é tão grande que realmente nos faz pensar no Deus que conhece bem suas criaturas e sabe as necessidades de cada uma.

Para Meditar:

Deuteronômio 3:24

Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?

Salmos 77:12

Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.

Salmos 86:8

Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.

ARTIGOS QUE FALAM DA CRIAÇÃO DE DEUS








































Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do 
seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário