domingo, 22 de dezembro de 2013

1 SAMUEL 28: SAUL CONSULTA UMA NECROMANTE: OS MORTOS VOLTAM?



Atendendo ao pedido de um leitor, vamos apresentar nossos entendimentos acerca dos fatos ocorridos em En-Dor — 1 Samuel 28.

As opiniões mais comuns, compiladas de várias fontes, acerca do que aconteceu naquela noite em En-Dor são as seguintes:

1. Deus permitiu que o espírito de Samuel se manifestasse àquela necromante.

2. A mulher estabeleceu algum tipo de contato com um espírito mau ou até mesmo diabólico com a aparência de Samuel pelo qual foi enganada e controlada.

3. Por meio de práticas de necromancia a mulher conseguiu discernir as ideias de Saul e com isso obter um quadro mental de Samuel.

Mas como iremos ver algumas dessas hipóteses são muito fantasiosas e o melhor a fazer é nos mantermos o mais próximos possíveis do ensino geral das Escrituras, quanto ao estado daqueles que estão mortos, que varia muito do Antigo para o Novo Testamento, mas que se mantêm constante em alguns aspectos, conforme iremos discutir à medida que avançarmos em nosso estudo.

Bem vamos então começar nossa interpretação de 1 Samuel 28.

Saul, no mais completo desespero, depois de ter expulsado os médiuns e os adivinhos

1 Samuel 28:3

Já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos.

E não conseguindo uma resposta do da parte de SENHOR:

1 Samuel 28:6

Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

Decidiu então, consultar uma mulher que fosse médium:

1 Samuel 28:7

Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.

Antes de entrarmos nas questões mais fundamentais desse encontro de Saul com a médium em En-Dor, questões essas que são: 1) A médium fez o espírito desencarnado de Samuel, realmente, voltar do mundo dos mortos?; 2 ) Se não era o espírito de Samuel, quem era então?; 3) Porque a mulher gritou ao ver o espírito se estava acostumada a vê-los? 4) Os mortos sabem alguma coisa acerca dos acontecimentos futuros?; nós temos que deixar bastante claro as seguintes verdades:

1. Consulta aos mortos era algo terminantemente proibido pela Lei de Deus, sob pena de morte.

Levítico 19:31

Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 20:6
Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.

Levítico 20:27
O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.

Deuteronômio 18:9—14

9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.

13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.

14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

Isaías 8:19—22

19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?

20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

21 Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.

22 Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas.

2. Além disso, a Bíblia deixa bem claro que um dos motivos porque Saul perdeu sua vida foi porque havia consultado a médium em En-Dor:

1 Crônicas 10:13

Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante.

Com isso esperamos que, seja lá o que tenha acontecido naquele encontro em En-Dor, o Antigo Testamento não endossa a necromancia ou a consulta aos espíritos dos mortos e o Novo Testamento nega, definitivamente, a possibilidade dos mortos retornarem a esse mundo:

Hebreus 9:27

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.

Bem passemos ao estudo de 1 Samuel 28.

1. Os versos 1—2 tratam da participação de Davi na batalha contra os filisteus que se prenunciava e não têm nenhuma função direta no nosso estudo.

2. Os versos 3—25 descrevem com grande riqueza de detalhes o encontro de Saul com a médium em En-Dor. A invasão causada pelos filisteus levou Saul ao desespero, a ponto de lançar mãos de recursos proibidos pela lei de Deus para tentar descobrir alguma coisa acerca do resultado daquela batalha, apesar disso não ser, realmente, necessário, já que Samuel, ainda quando estava vivo disse a Saul as seguintes palavras:

1 Samuel 15:26—28

26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel.

27 Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou.

28 Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu.

Nenhuma revelação adicional era necessária e o encontro em En-dor serviu apenas para encher Saul de terror diante da grave perspectiva anunciada ali:

3.1 Samuel 28:19

O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.

4. A narrativa que nos interessa começa, de fato em

1 Samuel 28:3

Já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos. Aqui são usados os mesmos termos hebraicos que encontramos na citação de Levítico 19:31 acima  הָאֹבֹת וְאֶל־הַיִּדְּעֹנִים ha `obot ve`el hayidd`e`oniym — médiuns e necromantes ou adivinhos. Saul havia desterrado os médiuns de acordo com a orientação da Lei de Deus.

5. 1 Samuel 28:4—5

4 Ajuntaram-se os filisteus e vieram acampar-se em Suném; ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.

5 Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração.

Os filisteus acamparam-se em Sunén e Saul acampou em Gilboa. En-Dor ficava aproximadamente, 15 quilômetros de Gilboa. Essa é uma região montanhosa com alguns de seus montes chegando a 420 metros de altitude. Os filisteus estavam numa extremidade da cadeia enquanto os judeus estavam na outra. Os acampantes de um lado podiam enxergar aqueles que pertenciam ao outro. A única explicação plausível para o enorme medo que Saul sentia, tendo já vencido várias batalhas contra os filisteus, era a certeza de que havia sido abandonado por Deus conforme as palavras referidas de Samuel acima.

6. 1 Samuel 28.6

Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

Em seu desespero, Saul consultou o SENHOR das três formas possíveis que lhe eram conhecidas:

A. Sonhos.

B. Pela retirada das pedras do Urim e do Tumim. Esse mecanismo funcionava assim. O sumo sacerdote era convocado e o mesmo trazia em sua estola as pedras chamadas Urim e Tumim. Uma pergunta bem objetiva era então feita e se deliberava que: se a pedra retirada fosse a Urim, então a resposta de Deus era sim se fosse o contrário, então a resposta era não. Mas desde que Saul havia matado os sacerdotes em Nobe — ver 1 Samuel 22 — o sacerdote Abiatar havia fugido para o campo de Davi levando o éfode e as pedras do Urim e do Tumim as quais estavam, agora, indisponíveis para Saul.

C. Profetas. Ninguém se levantou para trazer a palavra do Senhor para Saul.
Não houve nenhuma resposta do Senhor. Mas note: Saul era em grande parte o único responsável pelo falta de resposta da parte do Senhor. Ele mesmo havia se colocado em uma posição completamente indigna da atenção do Deus Todo Poderoso.

7. Essa porção representa o centro da nossa discussão:

1 Samuel 28:7—14

7 Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.

8 Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser.

9 Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares?

10 Então, Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Tão certo como vive o SENHOR, nenhum castigo te sobrevirá por isso.

11 Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.

12 Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.

13 Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra.

14 Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

Em vez de reconhecer sua condição pífia diante de Deus e de se humilhar buscando por misericórdia da parte do Senhor, Saul decide pela pior opção possível: tentar obter uma revelação acerca do futuro de um modo indigno de um verdadeiro servo do Senhor.

Saul ordena que seus homens busquem uma mulher que seja médium a quem ele possa fazer uma consulta proibida pela lei de Deus. Essas mulheres eram conhecidas como בַּעֲלַת־אוֹבba`alaht `ob — necromante ou pessoa que evoca os mortos e tem poder para tal. O propósito de tal evocação é claro: fazer perguntas acerca do futuro. Mas, os mortos sabem alguma coisa do futuro? O texto como poderemos notar, criar mais dúvidas do que produz esclarecimentos.

Havia uma mulher com essas qualidades na localidade de En-Dor. Essa cidade existe até os dias de hoje.

8. 2 Samuel 28:8

Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser.

Saul visitou a mulher médium durante à noite e disfarçado, com o intuito de não ser reconhecido pela mesma. Ele estava na companhia de dois de seus homens que, provavelmente, lhe serviam de guarda-costas. Seu pedido foi rápido e direto: “Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser”. A expressão “me faças subir” é uma expressão explicativa da primeira porção “Peço-te que me adivinhes”. O ato de profetizar por meio da prática de — `ob — acontecia, provavelmente, pelo chamado de um espírito que se encontrava no Sheol — lembre-se que nesses dias os judeus acreditavam que todos os mortos iam para o Sheol ou lugar das sombras. Depois de chamado e de comparecer diante da médium o espírito era então inquirido acerca dos acontecimentos futuros.

9. 2 Samuel 28:9

Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares?

A mulher entende os riscos que está correndo e procura algum tipo de defesa. Ela desconfia que, devido o fato de Saul ter expulsado os necromantes da terra, aquele indivíduo possa estar armando uma armadilha para ela, uma vez que é evidentes pelo verso 12, mais adiante que ela ainda não reconheceu ser o próprio Saul seu visitante. Ela teme que o visitante esteja colocando-a em prova para, uma vez confirmado tratar-se mesmo de uma necromante, matá-la conforme ordenava a lei de Deus em

Levítico 20:27

O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.

10. 1 Samuel 28:10—11

10 Então, Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Tão certo como vive o SENHOR, nenhum castigo te sobrevirá por isso.

11 Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.

O juramento de Saul feito à mulher no verso 11 nos mostra quão longe a dureza do seu coração o tinha levado em seu afastamento de Deus.

A mulher, por sua vez, diante de tal garantia pergunta: “Quem te farei subir?” Isto é, do Sheol, que todos acreditavam ficava no sub-solo. A resposta de Saul foi: “Faz-me subir Samuel” Pergunta: Quantos indivíduo por nome “Samuel”, podemos imaginar, existiam no Sheol naquela altura do campeonato? A ideia acerca do Sheol surgiu do fato dos mortos serem colocados no chão, em um buraco, e cobertos com terra. A cosmogonia judaica daqueles dias tinha três andares: 1) o andar inferior que era o Sheol; 2) o andar médio que era a terra; e 3) o andar superior que era o céu. Da mesma maneira que o céu era considerado a habitação de Deus, dos anjos e dos espíritos abençoados e se encontrava acima da terra, assim também o Sheol se encontrava abaixo da terra e abrigava a morte e os mortos.

11. 1 Samuel 28:12 

Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.

A mulher então, certamente, deu início às suas práticas de conjuração para trazer, para cima, o espírito da pessoa solicitada. Mas qual Samuel iria subir? O fato é que o texto do verso 12 não nos diz quanto tempo se passou, mas apenas que “a mulher vendo a Samuel, gritou em alta voz”. O que teria causado nela tamanho desequilíbrio? Estaria ela vendo, pela primeira vez um espírito de verdade? Ou sua surpresa devia-se à velocidade com que tal manifestação aconteceu? O fato é que seu grito denuncia que ela não estava acostumada nem com a velocidade da manifestação nem com aquele que estava surgindo diante dela. O fato é que ela se viu diante de uma aparição a qual lhe era totalmente inesperada e pela qual ela não tinha antecipado, absolutamente nada. Esses fatos devem nos levar a ponderar no seguinte:

A. A mulher apenas pretendia ser uma médium e nunca tinha, realmente visto uma aparição.

B. A mulher era uma enganadora que conseguia com facilidade e ajuda de outros enganar seus clientes, fazendo-os pensar que estavam mesmo falando com o morto que procuravam.

C. A mulher talvez estivesse acostumada com manifestações demoníacas, que eram muito diferentes daquela manifestação que estava presenciando agora.

D. É possível que Deus tenha permitido que o espírito de Samuel se manifestasse de verdade e isso era muito diferente das aparições que ela estava acostumada. Note que temos que ter muito cuidado aqui e, por isso, dizemos que é possível. Conforme já falamos antes, a aparição não disse nada novo a Saul, que Samuel já não tivesse dito a ele quando ainda estava entre os vivos.

Todas essas são possibilidades e o texto não nos ajuda a decidir, exatamente porque ela gritou ao ver a aparição que estava subindo. Mas que ela ficou aterrorizada, isso ela ficou. Mas independente de quem estava subindo ela finalmente reconheceu que seu interlocutor era ninguém mais nem menos que o próprio Saul. E isso a faz denunciar a Saul dizendo: “Por que me enganaste? Tu mesmo és Saul”. Por que você me enganou quanto a quem você era? Por que não disse que era Saul?

12. 1 Samuel 28:13

Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra.

Saul procura acalmar o medo da mulher e logo pergunta pelo que ela estava vendo. Aparentemente, até esse momento nem Saul nem seus companheiros tinham visto ou percebido alguma coisa.

A resposta da mulher é curiosa, pois ela diz: “Vejo um deus que sobe da terra”. O significado de אֱלֹהִים — `elohiym — deuses aqui é difícil de ser estabelecido. Certamente não significa deuses, e muito menos Deus. É menor ainda a possibilidade de significar um anjo ou um fantasma — todas as opções encontradas em comentários — nem mesmo alguém duma patente superior. Todavia pode ser, por permissão de Deus, uma manifestação de um ser celestial — extra-terrestre — ou algum ser espiritual – comparar com 1 Reis 22:20—22. Portanto, é possível que a aparição tenha sido apenas um espírito enviado pelo Senhor, já que como vimos, o diálogo entre a aparição e Saul não produziu nenhuma informação nova, senão detalhes quanto à morte de Saul,e seus filhos. Mas isso Samuel não teria condição de saber a menos que o Senhor tivesse permitido que ele voltasse dos mortos e recebesse uma revelação profética. Mas um ser espiritual vindo da presença do Senhor teria recebido todas as instruções necessárias.

13. 1 Samuel 28:14

Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

A descrição da aparição, especialmente pela menção da palavra מְעִילme`iyl — capa típica com a qual Samuel costumava se envolver quando estava vivo, fizeram com que Saul ficasse convencido de que se tratava mesmo do profeta Samuel. Isso o levou a se prostrar diante aparição imaginada. Teria Samuel realmente subido? Já vimos algumas dificuldades para que isso tivesse acontecido e como acabamos de mencionar poderia, perfeitamente, tratar-se de uma manifestação do mundo espiritual ou celestial autorizada por Deus. Até aqui, Saul continua sem ver nada. Teria Samuel de fato subido? Ou seria outra manifestação qualquer. Queremos que o leitor perceba as dificuldades inerentes a esse texto que muitas vezes lemos ou passamos sobre ele sem fazer uma única pergunta sequer e depois nos arvoramos a oferecer uma interpretação “definitiva”. As coisas não são bem assim como estamos podendo notar.

Os versos 15—22 sofrem uma transição, já que marcam um diálogo direto entre a aparição, supostamente de Samuel, com Saul.

14. 1 Samuel 28:15—22

15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer.

16 Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o SENHOR te desamparou e se fez teu inimigo?

17 Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e o deu ao teu companheiro Davi.

18 Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR e não executaste o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso, o SENHOR te fez, hoje, isto.

19 O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.

20 De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.

21 Aproximou-se de Saul a mulher e, vendo-o assaz perturbado, disse-lhe: Eis que a tua serva deu ouvidos à tua voz, e, arriscando a minha vida, atendi às palavras que me falaste.

22 Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva e permite que eu ponha um bocado de pão diante de ti; come, para que tenhas forças e te ponhas a caminho.

A queixa de Samuel soa estranha: “Por que me inquietaste, fazendo-me subir?” Porque Samuel deveria sentir-se inquietado por ter sido obrigado a deixar seu lugar no Sheol e voltar ao mundo dos vivos? Além do mais, ele teria subido pela verdadeira ação da necromante — pouco provável — ou teria vindo por uma concessão especial de Deus? E mais, estamos lidando mesmo com o profeta e sacerdote Samuel? Perguntas, perguntas.

Saul procura se justificar dizendo: “Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer”. A resposta de Saul deixa muitas lacunas:

A. Ele não faz menção ao Urim a ao Tumim.

B. Não menciona o massacre dos sacerdotes em Nobe.

E, por fim, apresenta uma grave contradição:

Se Deus não lhe havia respondido pelos meios regulares, o que o levava a pensar que Deus o faria por meios escusos e condenáveis como consultar alguém que consultava os mortos. Isso levanta ainda mais nossas dúvidas se a aparição que apenas a mulher alegou que viu era mesmo de Samuel. Estaria Saul, de alguma forma acreditando que os mortos não estão tanto debaixo do controle soberano de Deus como estão os vivos? Não sabemos. Se Saul percebia certa hostilidade da parte de Deus para com ele, porque incitar ainda mais essa hostilidade adotando uma prática claramente condenada pela Palavra de Deus e que, em outros tempos, havia sido obedecida pelo próprio Saul que expulsou da terra de Israel os necromantes e os feiticeiros. Mas não todos é óbvio.

No fundo não havia nenhuma lógica em nada daquilo. A aparição diz a Saul o óbvio: se Deus te desamparou, como você espera receber ajuda de mim violando os próprios mandamentos de Deus. Isso não faz nenhum sentido Saul. A aparição então declara o seguinte:

15. 1 Samuel 28:17—19

17 Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e o deu ao teu companheiro Davi.

18 Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR e não executaste o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso, o SENHOR te fez, hoje, isto.

19 O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.

No hebraico o tempo perfeito usado nesses versos chama a nossa atenção. O mesmo é usado para descrever o propósito de Deus que já estava formado e decidido desde há muito tempo e que agora iria tornar-se realidade na vida de Saul.

A expressão “amanhã, tu e teus filhos estareis comigo”, não prova que nossa aparição é Samuel, mas apenas indica que no dia seguinte Saul e seus filhos estariam, de fato, no Sheol, junto com o profeta e sacerdote Samuel.

16. 1 Samuel 28:18—19

Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR e não executaste o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso, o SENHOR te fez, hoje, isto.

A razão para a rejeição de Saul repete as palavras que encontramos em 1 Samuel 15:23. A rejeição do Senhor foi completa sobre o rei e o povo que ele representava. No dia seguinte Saul e seus filhos estariam mortos e o arraial de Israel seria saqueado pelos filisteus. Saul precisava ser confrontado com a severidade do seu pecado e com as graves consequências que o mesmo iria produzir sobre todo o povo de Israel. A liderança, ao contrário do que muitos pensam hoje em dia, é responsável pelo destino do povo sob seus cuidados. Nosso individualismo dos séculos XX e XXI, praticamente, eliminou com a responsabilidade da liderança. Mas Deus continua nos mantendo responsáveis pelo cuidado do povo sob nossa supervisão. 

17. 1 Samuel 28:20

De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.

As palavras já conhecidas de Samuel alarmaram Saul até levá-lo a perder, por completo, seu controle emocional. Agora ele não está mais inclinado sobre o chão, mas completamente prostrado. Aliado a tudo isso existia o fato dele estar em um prolongado jejum. Grande excitação mental, falta de alimento físico e o resultado foi essa prostração absoluta.

18. 1 Samuel 28:21—22

21 Aproximou-se de Saul a mulher e, vendo-o assaz perturbado, disse-lhe: Eis que a tua serva deu ouvidos à tua voz, e, arriscando a minha vida, atendi às palavras que me falaste.

22 Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva e permite que eu ponha um bocado de pão diante de ti; come, para que tenhas forças e te ponhas a caminho.

Vendo a mulher a grande perturbação de Saul ela procura remover de sobre si mesma qualquer responsabilidade pelos fatos, alegando que tudo o que fez, fez a pedido do próprio Saul. Ela então oferece comida para que Saul possa se alimentar e ter forças para retornar para Gilboa.

19. 1 Samuel 28:23—25

Esses versos finalizam a história e não têm, como os versos 1—2, nenhuma implicação adicional em nosso estudo.

CONCLUSÃO

A ideia de que o profeta-sacerdote Samuel teria retornado dos mortos nessa narrativa é antiga e encontra seus primeiro traços:

A. Na narrativa da Septuaginta — versão dos LXX — em 1 Crônicas 10:13 onde lemos:
 καὶ ἀπέθανεν Σαουλ ἐν ται̂ς ἀνομίαις αὐτου̂, αἱ̂ς ἠνόμησεν τῳ̂ κυρίῳ, κατὰ τὸν λόγον κυρίου, διότι οὐκ ἐφύλαξεν, ὅτι ἐπηρώτησεν Σαουλ ἐν τῳ̂ ἐγγαστριμύθῳ του̂ ζητη̂σαι, καὶ ἀπεκρίνατο αὐτῳ̂ Σαμουηλ ὁ προφήτης

Onde o texto acrescenta aos motivos da morte de Saul, que ele morreu porque consultou o profeta Samuel que já estava morto.

B. Mas de modo muito especial vamos encontrar esse tipo de afirmação no livro apócrifo do 
Eclesiástico 46:20 que diz acerca de Samuel.

Mesmo depois de morrer profetizou, anunciou ao rei seu fim; do seio da terra elevou sua voz para profetizar, para apagar a iniquidade do povo.

C. Todavia, os Pais da Igreja, os primeiros teólogos cristãos e os reformadores, com bem poucas exceções, jamais acreditaram que Samuel tivesse mesmo se manifestado. E diante de tudo o que dissemos, especialmente diante das citações bíblicas, achamos mesmos muito difícil, senão impossível, que tal manifestação tivesse mesmo acontecido.

D. As respectivas interpretações poderão ser encontradas nos comentários individuais de cada autor. Lutero e Calvino acreditavam que a aparição era apenas um espectro fantasmagórico produzido pelo Diabo e suas palavras foram proferidas pelo próprio Satanás com a devida autorização de Deus.

E. Do século XVII em diante. os teólogos em geral adotaram a posição de que a aparição de Samuel era, na realidade, uma grande ilusão provocada pelos poderes de ilusão da necromante com a ajuda do Diabo. Com o advento do Iluminismo e a abolição de qualquer manifestação que não pudesse ser explicada pelos meios então existentes, toda a história foi considerada pura invenção sem nenhum tipo de manifestação do mundo espiritual, no qual não se acreditava.

F. Em tempos mais modernos, muito teólogos aceitam que o profeta Samuel de fato se manifestou, mas não por causa da evocação da necromante, mas por causa de uma concessão especial de Deus. Todavia, achamos essa possibilidade um tanto quanto fantasiosa diante dos ensinamentos globais das Escrituras acerca desse assunto.

G. A comparação entre a aparição de Samuel nesse contexto com a de Moisés e Elias durante a transfiguração de Jesus, não é válida, porque Moisés e Elias se manifestam com corpos glorificados, o que não é o caso de Samuel em 1 Samuel 28.

H. Por fim, talvez, a melhor interpretação seja mesmo de que Deus permitiu algum ser do mundo celestial e espiritual se manifestar, levando pavor à necromante que não estava acostumada com aparições daquele tipo e consolidando as palavras já proferidas por Samuel acerca do futuro de Saul e sua dinastia.

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário