terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CONSELHOS PARA AQUELES QUE PRETENDEM ESTUDAR TEOLOGIA




John Frame é um teólogo reformado. Ele foi professor do Seminário Teológico de Westminster onde suas aulas de “Vida Cristã” eram concorridíssimas. Entre o massivo material apostilado — eram mais de 600 páginas — encontrava-se uma lista de conselhos para todos aqueles que desejam fazer seminário, especialmente para aqueles que pretendem seguir uma carreira acadêmica em uma das muitas áreas da teologia. O material abaixo é uma compilação daquele encontrado na apostila original junto com as notas feitas durante a classe onde as mesmas foram expostas.

No fundo, seus conselhos valem para todos os crentes em geral e é por esse motivo que estamos publicando os mesmo abaixo:

1. Pense que é possível que você pode não ter sido chamado para ser um teólogo. O apóstolo Tiago nos lembra de que nem todos os que estão estudando teologia deveriam procurar ser mestres — ver Tiago 3:1. O mesmo vale para todos aqueles que se encontram dentro das congregações locais.

2. Lembre-se que vida cristã é uma vida de relacionamentos. Portanto, procure priorizar seu relacionamento com Cristo, com sua família e com a igreja mais do que a sua carreira. Você, certamente, irá influenciará mais pessoas por meio de sua vida do que pela sua teologia. As falhas evidentes em sua vida acabarão destruindo  a influência de suas ideias, mesmo que as mesmas sejam verdadeiras.

3. Tenha sempre em mente que a tarefa fundamental da teologia é entender a Bíblia, a Palavra de Deus, e aplicá-la às necessidades das pessoas. Todas as outras coisas relacionadas ao estudo das Escrituras Sagradas, tais como: a sofisticação exegética, histórica e linguística, o conhecimento da cultura e da filosofia, deve estar subordinado à tarefa fundamental mencionada acima.  Se não estiver, você acabará sendo aclamado como um grande historiador, linguista, filósofo ou crítico da cultura, mas não como um teólogo.

4. Para poder cumprir de modo apropriado a tarefa central mencionada acima é necessário saber argumentar. Isso pode parecer algo óbvio, mas a verdade é que a maioria das pessoas, inclusive teólogos, não têm a menos idéia de como proceder nessas horas. A teologia é por sua própria natureza uma disciplina que exige capacidade argumentativa. Para isso é necessário possuir uma disciplina argumentativa na qual se domina um conhecimento da lógica e da persuasão que sejam suficientes para elaborar argumentos válidos e sadios. Não é bastante conhecer a história nem ter amplo conhecimento geral. É necessário saber usar esses elementos de forma construtiva na hora de argumentar.

5. Aprenda a formular bons argumentos em defesa daquilo que você crê. Não é suficiente citar estudiosos que concordam com vocês e criticar aqueles que discordam das suas ideias.

6. Quando escrever ou for falar, faça-o de modo claro e convincente. Seja breve. Os maiores teólogos sempre aqueles que pegaram os temas mais complexos e foram capazes de explicá-los da forma mais simples possível. Nunca pretenda que é especialista em qualquer assunto que seja. Nos dias de hoje, ninguém domina toda a informação pertinente a qualquer área que seja.

7. Procure cultivar uma vida devocional intensa e ignore os ciumentos que irão te chamar de “falso”. Como dizem as Escrituras: “Orem sem cessar — 1 Tessalonicense 5:17. Dedique-se à leitura da Bíblia não apenas como texto relevante às matérias teológicas, mas, principalmente, como verdadeiro alimento para satisfazer as mais profundas necessidades da tua alma. Aproveite todas as oportunidade para estar presentes aos cultos e outras reuniões com os irmãos conforme a orientação de Hebreus 10:25 — Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Cuide de sua formação espiritual.

8. Procure ser mais um pregador do que um teólogo. Existe muita discussão estéril no campo da teologia, mas a pregação da Palavra de Deus trata da edificação do povo de Deus, falando aos corações das pessoas. Esse deve ser seu maior alvo.

9. Todos os recursos que você possui te foram dados por Deus. Portanto, procure ser generoso com os mesmos. Invista tempo conversando com seus alunos e futuros alunos. Abra sua biblioteca e recicle seus livros, doando aqueles nos quais você não tocou nenhuma vez sequer no último ano. Direitos Autorais? Publique tudo na internet, de graça. Autorize cópias. Viva do seu ministério/magistério e deixes os negócios em segundo plano. 

10. Lembre-se, não se deixe intimidar quando tiver que criticar alguém. Quando tiver que fazê-lo não se precipite. A pior coisa é acusar alguém ou alguma organização e depois ter que pedir perdão pela precipitação. Procure conhecer bem o que essas pessoas e instituições estão ensinando e então faça sua crítica, de acordo com a ética bíblica. Seja severo, se precisar, mas procure ser sempre gentil e generoso.

11. Em qualquer debate evite se precipitar. Estude os dois lados da questão, pois, às vezes, os dois lados estão olhando para uma mesma questão, apenas de perspectivas diferentes. Procure ajudar as partes a enxergarem algo que estão deixando de fora.  Às vezes, dificuldades surgem por causa dos termos envolvidos e de significados não muito precisos. Talvez exista uma alternativa melhor que as duas posições em questão. Lembre-se que, em questões não fundamentais, a tolerância é a atitude mais sábia.

12. Quando você achar que Deus colocou em teu coração algo para ser feito, não tenha a ilusão que as pessoas irão entender imediatamente. Não procure promover o que Deus falou com você como se fosse uma revelação válida para toda a Igreja. Procure evitar criar contendas e rivalidades que surgirem por causa do teu modo de pensar. Procure dialogar com todos sempre de maneira gentil, reconhecendo que é possível que você esteja errado e que tem humildade para reconhecer, se for esse o caso.

13. Não haja por impulso, especialmente no que diz respeito a críticas dirigidas a outras tradições religiosas. Lembre-se que sempre podemos aprender algo uns dos outros. Como diz o apóstolo Paulo: o homem de Deus deve ser “apto para ensinar” o que envolve tanto a capacidade de ensinar quanto a de aprender, pois sem aprender, como poderá ensinar?

14. Nunca assuma que tua própria tradição ou denominação é a única que está certa. É um mentira pensar que nossa tradição contém toda a verdade e que nossa denominação está sempre certa. Não procure “converter” outro crente. Mantenha sempre diálogos cordatos. A verdade irá sempre triunfar. Esteja pronto para mudar.

15. Procure conhecer o material produzido pela tua própria denominação. Confissões de Fé, Catecismos, etc. Lembre-se que muitos desses materiais deveriam estar em museus e não regulando a vida das pessoas no século XXI. Esteja sempre pronto e disposto a criticar e reformar esses materiais os quais, em última instância, não passam de produtos humanos. Nunca aceite que tais materiais sejam colocados em pé de igualdade com as Sagradas Escrituras.

16. Foge daquelas coisas que Paulo chama de “contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos — 2 Coríntios 12:20. Nunca se compare com outros. Cada um deve servir o Senhor com os dons que recebeu. Do mesmo modo que irão existir pessoas que, do ponto de vista humano, são inferiores a você, também existirão aqueles que serão superiores e alguns, até mesmo, muito superiores.

17. Não se torne conhecido por atirar em tudo e em todos. Concentre sua munição para Satanás, o mundo, carne e os falsos mestres apenas.

18. Lembre-se de manter em permanente xeque seus desejos sexuais. Mantenha distância de qualquer forma de pornografia, especialmente daquela que chamamos de virtual, pois a mesma termina sempre de modo carnal. Como teólogos não estamos imunes a nada nesse mundo!

19. Procure se envolver sempre com uma igreja local. Todos nós precisamos dos meios da graça como qualquer outro cristão. E isso é tanto mais verdadeiro, quando estamos estudando em uma universidade ou seminário que não mantém os mesmos valores que você. Nada melhor que a comunhão com irmãos e irmãs para nos ajudar a manter a perspectiva teológica apropriada.

20. Procure uma escola que ensine a Bíblia de verdade. Nunca se envolva com escolas denominacionais que estejam mais interessadas em preservar seus erros do que ensinar a VERDADE. 

21.  Aprenda a demonstrar apreciação pela sabedoria de todos, até mesmo, daqueles cristãos, considerados, totalmente leigos. Não seja um daqueles teólogos que tem sempre algo negativo a dizer quando uma pessoa mais simples descreve sua caminhada com o Senhor. Não se esqueça que tais pessoas, muitas vezes, conhecem melhor a intimidade do Senhor melhor do que eu e você.
 22.  Uma das grandes bobagens é deixarmos nos empolgar com toda e qualquer novidade em política, cultura, hermenêutica e até mesmo teologia, e pensar que devemos reconstruir toda nossa teologia para que reflita o tempo em que estamos vivendo.

23.  Mantenha-se sempre consciente que na área da teologia, como em qualquer área nesse mundo, é possível encontrar “tendências” que não estão de acordo com as Escrituras Sagradas. Não é algo incomum surgirem novidades e muitos cristãos se envolvem com as mesmas apenas porque todo mundo está fazendo o mesmo. Compare o que está sendo proposto, com o verdadeiro ensino das Sagradas Escrituras. Não se deixe levar por nada, senão pela direção do Espírito Santo.  

24.  Nunca rejeite algo inovador, apenas por ser inovador. Lembre-se Deus age por meio de pessoas e não por meio de técnicas. Portanto não tenha medo de novidades. Além disso, aprenda a não rejeitar, logo de cara, nada que não se pareça com suas crenças ou não soe com as coisas que você está acostumado a ouvir. Aprenda a discernir entre o “som de uma ideia” e aquilo que a ideia realmente diz.

25.  Preste muita atenção para mestres ardilosos que estão sempre prontos a lançar mão argumentos que recorrem a metáforas ou termos técnicos extra bíblicos. Nunca assuma que aquilo que está sendo dito é o mesmo que você entende pelo uso dos mesmos termos. Note, por exemplo, como a palavra Natal, mudou de significado com o passar dos anos. Então preste bastante atenção ao que está sendo dito e pergunte em caso de dúvidas.

26.  Mantenha uma postura crítica — analítica — com relação a todos aqueles que são críticos, especialmente críticos de Jesus, da Bíblia e da fé cristã em geral. Estudiosos liberais ou não cristãos estão propensos a errar como quaisquer outros – na verdade, são mais propensos.

27.  Demonstre o devido respeito e consideração por aqueles que são mais velhos e mais experientes. Nada pode ser mais prejudicial para um aprendiz, do que desprezar os anos de conhecimento e estudos de irmãos mais velhos. É sempre possível discordar, mas nunca perca o respeito. Reconheça sempre o valor dos mais experientes, mesmo que você tenha desenvolvido um conhecimento mais profundo que o deles. Lembre-se sempre de 1 Timóteo 5;1—2 — 1  Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2  às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.

28.  A vasta maioria dos pseudo movimentos cristãos aconteceram por causa da profunda insatisfação existente com a igreja do dia. Todo mundo deseja ser um reformador como Lutero foi, mas esse não é o caso na grande maioria das vezes. O resultado dessas falsas tentativas de reforma é o surgimento de falsos movimentos pseudo cristãos, quando não movimentos descaradamente heréticos. Não tente reformar a igreja, deixe que Deus conduza seus passos e se a reforma tiver que acontecer, irá acontecer de modo natural. 

29.  Procure decidir durante os anos do seminário no que você irá se concentrar depois de formado: ensino, pastorado, missões, etc. Aprenda a dizer “não” em vez de ir logo se apegando às primeiras ofertas que aparecerem. Diga “sim” depois de profunda consideração e oração diante de Deus.

30.  Mantenha um senso de humor equilibrado. Pessoas mal humoradas são raramente apreciadas. A falta de um senso de humor equilibrado indica a perda da exata proporção com que você deve se avaliar a si mesmo. E, como teólogo, nada é mais importante do que o senso de proporção que todos nós precisamos manter.

Que Deus abençoe a todos que estão considerando iniciar sua vida como teólogos no ano de 2014.

Alexandros Meimaridis.

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário