segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 018 — 2 CORÍNTIOS 2:1 - NÃO MERCADEJAMOS A PALAVRA DE DEUS



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


18 – 2 Coríntios 2:17 - Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus Como podemos ver esse é um problema antigo. Desde os dias dos apóstolos já existiam homens inescrupulosos dispostos a misturar a pureza da revelação divina com suas próprias invencionices. A intenção de tais misturas era tornar mais palatável, ao gosto humano, a revelação divina. Ou seja, falar o que as pessoas desejam ouvir. Estamos dizendo isto porque a palavra grega utilizada por Paulo e traduzida por “mercadejando” é καπηλεύοντες - kapeleúontes. Esta palavra tem sua origem em καπήλος kapélos — taverneiro. Quando Paulo diz que existiam homens que mercadejavam a palavra de Deus, ele os estava comparando com taverneiros inescrupulosos, que misturavam água ao vinho que serviam em seus estabelecimentos. Fazendo isto eles aumentavam o volume e vendiam a preço de vinho uma quantidade considerável de água! Este tipo de mistura de verdade divina e mentiras humanas já fora denunciado pelo profeta Isaías

Isaías 1:22

A tua prata se tornou em escórias, o teu licor se misturou com água.

Nos dias de Isaías falsos profetas e sacerdotes corruptos adulteravam a palavra de Deus e acabavam por tornar nulos seus da palavra de Deus ensinamentos favorecendo suas explicações e tradições vazias. Tanto o grego quanto o latim lançaram mão desta palavra καπηλεύοντες kapeleúontes — mercadejar, para denunciar a prostituição daquilo que era correto e justo pela ganância do lucro. O autor grego Arsitófanes em sua peça “Riqueza”[1] descreve uma mulher que se utiliza de materiais embelezadores para disfarçar o peso dos anos. Assim também é com todos aqueles que misturam a verdade do evangelho com suas invenções ou encobrem suas sutis mentiras usando a verdade de Deus. Paulo diz que estas pessoas são mercadores da Palavra de Deus.

Antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade – Em grego εἰλικρινείας - eilikrineías – sinceridade envolve não somente o que se fala, mas a maneira integral como se vive:

2 Coríntios 1:12

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.

Assim Paulo diz que uma vez tendo recebido a doutrina pura da parte de Deus é nossa responsabilidade mantê-la pura e transmiti-la pura aos outros seres humanos. E isto porque “em Cristo é que falamos na presença de Deus”, ou seja, nós falamos acerca das coisas que são concernentes ao evangelhoboas novas da parte de Deus. E mais do que isso, enquanto falamos estamos na presença de Deus que vê não somente o que estamos fazendo, mas que vê, inclusive, todos os nossos motivos. Como podemos, em sã consciência, misturar a verdade divina com a mentira? Ou a pura doutrina de Deus com invencionices humanas? Como podemos tolerar e conviver com aqueles que fazem desta prática seu dia a dia, sem adverti-los seriamente acerca do perigo que estão correndo? O Espírito Santo é aquele que deve nos conduzir na Palavra de Deus em todas as questões doutrinárias e não deixarmos nunca sermos seduzidos por seres humanos por mais persuasivos que eles possam ser. O exemplo de Paulo é importante neste contexto:

A. O apóstolo Paulo era um homem cheio de um espírito amoroso, o que pode ser visto por suas epístolas em geral e por essa epístola de 2 Coríntios, em particular, com especial ênfase dada a esse capítulo 2. Paulo não sentia nenhum prazer em reprovar o comportamento de nenhuma pessoa; e nada a não ser seu senso de responsabilidade para com Deus e para com a Igreja de Deus poderia levá-lo a usar seu poder apostólico para infligir punição a um transgressor. O apóstolo Paulo se sentia como um pai amoroso, que se vê forçado a corrigir o filho amado sentindo 100 vezes mais a dor que poderia estar causando no filho. Enquanto isso, existem ministros que em nome de Cristo não pensam duas vezes antes de alijar um membro do corpo. Eles agem de maneira tão fria que, apesar de não podermos acusá-los de estarem fazendo isto com alegria, não temos nenhuma dúvida de que estão cheios de indiferença e falta de genuíno cuidado pelo rebanho de Deus! Como isto pode ser possível? Nada, absolutamente nada, deve induzir um homem a separar uma pessoa da igreja visível de Deus; e quando isto for feito, de modo muito excepcional, deve ser feito diante da convicção e absolutas evidências de que o caso não possui mais nenhuma esperança de se reverter. E quem é o homem que pode tomar este tipo de decisão, sabendo o valor eterno de uma alma, sem se torturar com grande angústia em seu coração?

B. Nós precisamos amar tanto as doutrinas como a moralidade ensinada na Bíblia. Francis Schaeffer, pastor presbiteriano e um dos mais influentes pensadores cristãos do século XX dizia que: “ortodoxia sem misericórdia” era algo muito pior do que o liberalismo teológico. Aqueles que amam a Bíblia irão se empenhar ao máximo para não corrompê-la. Pasquier Quesnel[2] — viveu entre 16341719 em seu livro Nouveau Testament en Français avec des Rréflexions Morales de 1692 Novo Testamento em Francês com Reflexões Acerca da Moral dizia que “para amar a verdade um homem precisa praticá-la”. O mesmo é verdadeiro, de forma reversa: para praticar a verdade um homem precisa amá-la. Todo e qualquer ministro literalmente πηρέτας - uperétas – servo, ajudante, remador do terceiro nível, que era o mais baixo, de uma galera romana que julga pregar a palavra de Deus de um modo digno precisa, como o apóstolo Paulo, das três coisas a seguir:

1. Ser enviado por Deus e falar amparado pela palavra de Deus como embaixador de Deus:

2 Coríntios 5:20
De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

2. Que fale na presença de Deus sabendo que Deus julga não somente o que ele fala, mas também as intenções do seu coração.

3. Que considere cuidar das almas humanas com a mesma dedicação e cuidado que o próprio Senhor Jesus demonstrou ao peregrinar em nosso meio.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.


[1] Aristophanes. Great Books Volume 4. Encyclopaedia Britânica, Inc. Chicago, Fifth Printing, 1994.

[2] Pasquier Quesnel, controverso teólogo francês que liderou o movimento Jansenista na França. 

Um comentário:

  1. FR Ex-bispo da Universal conta tudo: “A Record foi comprada - Pavablog
    http://www.pavablog.com/2012/06/08/ex-bispo-da-universal-conta-tudo-a-record-foi-comprada-com-dinheiro-do-narcotrafico-edir-macedo-e-um-depravado-sexual-e-valdemiro-santiago-e-um-cafajeste/
    8 jun. 2012 ... Gostei demais de ver aquele homem se mostrando poderoso para enfrentar os guias, ... para as coisas espirituais sentia um desejo muito grande de ser um pastor. ... Na época a cúpula era formada por Bispo Paulo Roberto ...... DEus( apostolo do dinheiro Valdemiro)Assembleia de Deus(silas malafaia) e ..

    ResponderExcluir