sábado, 21 de dezembro de 2013

NATAL 2013 - O NATAL DE JESUS: CELEBRAR OU NÃO CELEBRAR? - PARTE 3



Essa mensagem é parte de uma série que pretendemos disponibilizar durante o mês de dezembro de 2013 e que esperamos possam ajudar a todos.

SERMÃO 003 – A MENSAGEM DO NATAL É TEM OBRIGAÇÕES SIMPLES

Texto: Lucas 2:8—20

Introdução.

1. Hoje vamos finalizar nossa pequena série acerca do nascimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2. Nosso propósito é resgatar o verdadeiro sentido do Natal bíblico no meio de tantas vozes tão absurdas e discordantes que temos ouvido nesses dias.

3. Nosso foco está centrado na simplicidade do Nascimento de Jesus, algo muito distante das grandiosas celebrações mundanas que estamos assistindo com grande tristeza.

4. São centenas de comerciais sofisticados anunciando produtos sofisticados, paradas e desfiles, Orquestras e Corais, programas especiais na TV e na cidade, a cidade enfeitada, até demais, ceias ricas em alimentos e bebidas. Tudo isso está muito distante das mensagens que temos anunciado. Nossa ênfase nas duas mensagens anteriores foi:

5. A primeira verdade que vimos acerca do Natal é que o NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES.

6. A segunda verdade que enfatizamos na semana passada foi que o NATAL TINHA UMA MENSAGEM SIMPLES.

7. Hoje queremos terminar essa série enfatizando que a mensagem do NATAL É COMPOSTA DE OBRIGAÇÕES SIMPLES .

A MENSAGEM CRISTÃ É COMPOSTA DE OBRIGAÇÕES SIMPLES

8. De que maneira devemos responder a tudo que já vimos até agora? Simples, devemos responder da mesma maneira que os pastores — pessoas simples — responderam à mensagem dos anjos — uma mensagem simples.

9. Os pastores creram nas palavras dos anjos e deixaram seus rebanhos nos campos e foram até Belém constatar as palavras dos anjos: Lucas 2:15 — E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

10. Em seguida, os pastores divulgaram a boa nova acerca do nascimento de Jesus: Lucas 2:17 — E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.

11. Por fim, os pastores voltaram para seus rebanhos glorificando e louvando a Deus: Lucas 2:20 — Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

12. A atitude dos pastores nos ensina três verdades acerca de como são simples as obrigações que temos com relação ao natal.

 I. NÓS PRECISAMOS CRER NO SALVADOR QUE É CRISTO, O SENHOR.  
A. Os pastores poderiam ter reações diferentes às palavras dos anjos: 1) Eles poderiam ter ficado entretidos a noite inteira discutindo o significado daquelas palavras. Seria uma discussão teológica interessante. 2) Eles poderiam dizer aos anjos: “Olha nós somos judeus e esperávamos mesmo que isso fosse acontecer mais cedo ou mais tarde. Mesmo assim obrigado por nos avisarem.

B. Com essas palavras nós estamos querendo dizer que a fé verdadeira não pode ser confundida com um mero assentimento intelectual. A VERDADEIRA FÉ SEMPRE SE MANIFESTA POR MEIO DA OBEDIÊNCIA. Os pastores ouviram os anjos. Eles, imediatamente, deixaram seus rebanhos e foram até Belém. Depois que encontra4ram o menino, como fica evidente suas vidas nunca mais foram as mesmas.

C. Quando Deus revela a Jesus aos nossos corações nós não podemos mais ignorar tal verdade e temos que responder de acordo. A resposta apropriada ao anúncio do nascimento de Jesus é nossa obediência aos Seus mandamentos, uma vez que aquele menino é o próprio Deus.  

D. Depois de conhecermos a Jesus, não podemos nunca mais ser os mesmos. Por meio do Espírito Santo, Jesus vem habitar em nós e nossas vidas devem ser completamente transformadas. Note que ninguém é salvo por meio de boas obras, mas certamente a prática de boas obras é parte da nova vida em Cristo: Efésios 2:8—10 — Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

E. Boas obras envolvem muitas coisas, mas queremos nos concentrar nas duas praticadas pelos pastores após o encontro deles com o menino Jesus.
 
II. Quando Cremos, Queremos Contar aos Outros Acerca de Jesus:

A. Lucas 2:17: E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.

B. O que os pastores viram está registrado em Lucas 2:16 — Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.

C. Isso é o que acontece quando vemos o menino Jesus com os olhos da fé e entendemos quem ele realmente é: o Salvador da Humanidade.

D. É fato que nem todos que ouvirem as boas novas acerca do nascimento de Jesus irão reagir de modo apropriado. Nos dias de hoje, as pessoas quando pensam na palavra NATAL, elas logo pensam em Papai Noel, em presentes, em enfeites, em presépios, em árvores de natal, em comidas, em bebidas, menos, no menino Jesus.

E. Portanto, não deve nos surpreender, se muitas dessas pessoas não tiverem nenhum interesse em nos ouvir falar de Jesus.
 
III. Depois de Crer, Nós Iremos Glorificar a Deus no Lugar em que Ele Mesmo nos Colocar.

A. Lucas 19:20 —  Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado..

B. Isso é muito importante. Os pastores voltaram exatamente para suas funções, para viver as coisas que haviam aprendido naquela noite.

C. De nenhuma maneira eles tiveram qualquer intenção de “faturar” com aqueles fatos. Eles não organizaram tours para visitar o estábulo, não produziram literatura contando suas histórias, nem se apresentaram como relações públicas do menino Jesus. Eles também não criaram curso em como ter visões de anjos. Não, nada disso. Eles voltaram a ser apenas aquilo para o que Deus os havia chamado: pastores de ovelhas.
        
D. Trinta anos se passariam até que aquele menino começasse a pregar. Mas nós nos dias de hoje, nós estamos viciados a um imediatismo doentio em que queremos ver tudo acontecendo “pronto” e de forma estonteante.

E. Hoje nós temos uma necessidade, quase desesperada, pelo espetacular. Idolatramos nossos ídolos sejam pastores, cantores ou cantoras e contadores de testemunhos, especialmente se tiverem sido assassinos ou alegarem uma viagem ao céu o ao inferno, ou aos dois. Aos dois é sempre melhor.

F. Precisamos, urgentemente retornar à simplicidade do Evangelho e de sua mensagem salvadora. Devemos temer como o apóstolo Paulo pelo bem estar dos coríntios, aos lhes escrever dizendo: 2 Coríntios 11:3 — Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
Conclusão:

1. A verdadeira fé sempre se manifesta por meio da obediência. Foi o próprio Jesus quem disse: João 14:15 — Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

2. Devemos crer que Jesus é o Salvador e o Senhor enviado pelo próprio Deus Todo Poderoso, para nossa Salvação.

3. Devemos anunciar a Jesus para as pessoas perdidas no emaranhado de enfeites, papais noeis, presépios, ursos polares, arvores de natal, e etc.

4. Precisamos aprender a enxergar a Deus nas coisas corriqueiras do dia a dia e não somente nas coisas extraordinárias ou espetaculares.

5. Deus nos chama para sermos crentes que vamos glorificá-lo fazendo aquelas coisas para as quais ele nos tem chamado. Não importa o que você faça. Sempre que fizer, faça para a glória de Deus.

Que Deus abençoe a todos.

Outras mensagens para o natal 2013

SERMÃO 001 – A MENSAGEM DO NATAL É PARA PESSOAS SIMPLES

SERMÃO 002 – A MENSAGEM DO NATAL É SIMPLES EM SEU CONTEÚDO

SERMÃO 003 – A MENSAGEM DO NATAL É TEM OBRIGAÇÕES SIMPLES

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário