terça-feira, 5 de maio de 2015

SERMÃO PARA O DIA DAS MÃES 2015 - SETE MANEIRAS DE AMAR SUA MÃE DE VERDADE




TEXTO BASE: João 19:26—27
Introdução

A. Maria presenciou a crucificação e o sofrimento de Jesus aos pés da cruz. Será que somos capazes de imaginar como ele sentiu-se?
B. Naqueles momentos cruciais, Jesus fez uma bela provisão para sua mãe ao pedir que o apóstolo João tomasse conta dela daquele momento em diante.
C. Jesus também pediu que Maria permitisse que João fosse um filho para ela, dali prá frente.
D. Não sabemos nada acerca do futuro de Maria, mas podemos estar convictos que João cuidou dela até sua morte e consequente entrada no reino celestial.
E. Jesus estava na cruz sofrendo o castigo que nossos pecados mereciam e derramando seu sangue para que esses pecados pudessem ser completamente perdoados —
Colossenses 2:13
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.
F. Mas naquele mesmo instante ele estava tomando providências para que sua mãe pudesse continuar sendo bem cuidada por um de seus discípulos; João, o discípulo amado.
G. Como Deus Jesus estava lidando com questões eternas: expiação pelos pecados, perdão, libertação do poder e da culpa dos pecados e etc. Como ser humano Ele demonstra, para todos nós, como é importante tomarmos cuidado de nossas mães.
H. Antes de prosseguirmos eu quero que todos você aprendam esse princípio: VOCÊ NÃO PODE DESPREZAR OU MALTRATAR SUA MÃE E MANTER NUMA POSIÇÃO CORRETA DIANTE DE DEUS.
I. Se sua mãe está viva e independentemente da tua idade e da idade dela, você está obrigado diante de Deus a manifestar seu amor por ela das seguinte maneiras:

SETE FORMAS DE AMAR SUA MÃE DE VERDADE

I. Demonstre Seu Amor de Forma Verbal

A. Mulheres precisam de reconfirmação constante. Não tenha vergonha nem se sinta embaraçado de manifestar verbalmente que você ama sua mãe. Basta dizer para ela, todos os dias, “EU TE AMO”.
b. Da mesma forma que nossos cônjuges precisam ouvir que nos os amamos, e nosso filhos também precisam, assim também nossas queridas mães. Tenha coragem, vá em frente e diga as palavras pra tua mãe: EU TE AMO.

II. Demonstre Seu Amor de Forma Física

A. Quando foi a última vez que você deu um abraço, espontâneo na sua mãe? Como já falamos em outras oportunidades, o ato de abraçar outra pessoa causa um aumento nas taxas de hemoglobina no sangue das pessoas que se abraçam. A hemoglobina ajuda na distribuição do oxigênio em nossos corpos.
B. Procure demonstrar seu amor e afeto por sua mãe fazendo um carinho nela ou apenas sentando-se do lado dela — bem pertinho no sofá. Tem gente que acaricia o cão ou o gato da casa, mas não conseguem acariciar a própria mãe.
C. Nossas mães foram as primeiras pessoas com quem estabelecemos qualquer tipo de contato e relacionamento nesse mundo. Elas cuidaram de nós quando ainda não havíamos nem nascido.
D. Depois elas nos carregaram em seus braços, nos deram os seios para nos alimentarem e cuidaram de cada uma de nossas necessidades: desde esfregar gentilmente os nossos pés até cantarem canções para embalar nosso sono.
E. Se teve uma coisa que nossas mães nunca evitaram, foi demonstrar para nós o quanto elas nos amavam, tocando em nós, transferindo carinho e amor por meio das mais variadas formas de toque.
F. Tocar em nossas mães vale mais do que flores, bombons ou um jantar fora.
G, Portanto, vá em frente. Seja generoso: dê uma força para a hemoglobina da sua mãe! Dê um abraço, faça um carinho, chegue junto!  

III. Ame Sua Mãe com Paciência

A. Nossas mães têm um serviço não remunerado inigualável. Nada no mundo dos negócios pode se comparar com a dedicação física, emocional e espiritual que nossas mães investem para nosso benefício.
B. Nunca pergunte para uma mulher se ela trabalha fora ou fica em casa? Alguém já disse que o trabalho de uma mulher é um “moto perpétuo”, nunca tem fim. Quando por necessidade uma mulher precisa trabalhar fora ela faz isso no topo de todas as suas outras obrigações do lar. E muitas vezes elas têm que trabalhar fora, fazer todo o serviço da casa e tudo isso enquanto estão gestando uma nova criança. Não é mesmo fácil. Portanto, seja paciente.
C. Eu digo isso porque não é incomum perdermos a paciência com alguém que já cheia de coisas para fazer e nós apenas aumentando seu fardo desejando que alguma de nossas necessidades seja tratada com a maior urgência. Muitas vezes não perguntamos: A roupa continua suja? Aquela camisa não foi passada ainda? Você não fez meus biscoitos favoritos? Etc.
D. Seja paciente porque ela cuida de você com muito carinho. Nunca procure se aproveitar da sua mãe. Num procure explorá-la. Quando alguma vez ela não conseguie completar alguma tarefa isso não deve ser motivo de queixa e sim motivo para amá-la com paciência maior ainda.
E. Pense nisso: Se você tratasse seus amigos do jeito que trata sua mãe, você não teria nenhum amigo! E se você tratar a mãe de um amigo seu do modo como você trata sua mãe, elas, provavelmente, não teriam nenhum prazer em ver que seus filhos têm um amigo ou amiga como você.

IV. Ame sua Mãe de Forma Atenciosa.

A. Nossas mães sabem ouvir de forma atenciosa quando estamos passando pelas maiores crises que temos que enfrentar. Elas estão sempre prontas para no ouvir e nos aconselhar.
B. Mães ficam sempre do lado de seus filhos. O Dr. Drauzio Varella, é ateu, mas tendo trabalhado durante anos no complexo penitenciário  do Carandiru ele faz a seguinte afirmação em seu livro “Estação Carandiru”: "Durante todos os anos passado ali, eu aprendi a acreditar numa única coisa: no amor das mães". Bem tal fé não será capaz de salvá-lo, mas a verdade de suas palavras permanecem.
C. Mas vamos falar de quando sua mãe está passando por problemas. Você precisa ter dois ouvidos bem atentos e tempo para, realmente, ouvir o que ela tem para dizer.
D. Algumas pessoas me dizer: mas minha mãe reclama tanto. Eu costumo responder: Exatamente como você fazia, ou você não se lembra?

V. Ame Sua Mãe com Verdadeira Gratidão

A. Aprenda a dizer, com liberalidade: Muito Obrigado. De modo frequente e espontâneo.
B. Seja grato à tua mãe enquanto você a tem. Porque no dia que ela se for, nem toda a gratidão do mundo irá adiantar para coisa alguma

VI. Ame Sua Mãe de Forma Generosa.

A. Não existe nada que seja bom demais para ela. Nunca poderemos pagar o bem que ela nos fez. Mas devemos nos esforçar a cada dia para mostrarmos a ela toda nossa generosidade. Nossas mães nunca gastaram consigo mesmas enquanto existisse alguma necessidade nossa para ser satisfeita.
B. Hoje talvez seja o dia em que você, como filho ou filha, podem dar a ela algo que ela gostaria.
C. Não foi nem uma ou duas vezes que nossas mães abriram mão do que gostariam de fazer para atender nossas necessidades. Muitas vezes elas abriram mão de oportunidades, para que você e eu tivéssemos oportunidades.

VII. Ame Sua Mãe Honrando-a

A. Você sabia que o primeiro mandamento junto com o qual veio uma promessa atrelada é esse aqui:
Êxodo 20:12
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
B. Essa é nossa obrigação enquanto nossa mãe estiver viva.
C. Aprenda que todo coração de mãe é frágil. Não faça nada que no final irá quebrar o coração dela.
D. Talvez você diga: Pastor, você não conhece minha mãe. Ela não se parece nem um pouco com o que o Senhor disse. Independentemente disso, o mandamento acima continua valendo, pois Deus não faz nenhuma qualificação quanto ao “tipo” de mãe que devemos honrar.
Conclusão. 
A. Quero concluir com dois versículos bem conhecidos: 
Provérbio 31:28a 
Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa ou feliz. 
B. Que todos os filhos que estão presentes aqui, levantem-se agora e digam para suas mães, estando elas presentes ou não: DITOSA. 
C. Que todos os maridos presentes possam dizer de suas esposas essas sábias palavras: 
Provérbios 31:28b —29 
28b Seu marido a louva, dizendo: 
29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 
Amém. 
Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário