sexta-feira, 22 de maio de 2015

Gênesis Estudo 031 — Gênesis 6 — A CORRUPÇÃO HUMANA SOBRE A FACE DA TERRA E DEUS, PODE SE ARREPENDER?



Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo. 

O Livro do Gênesis

O Princípio de Todas as Coisas

No princípio, Deus criou os céus ea terra        
      Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
      Terra   a   e    céus       os Deus   criou      princípio No
                                                                                                                                                                                   Gênesis 1:1
D. Gênesis 6:11—12.

A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.

A Terra estava corrompida à vista de Deus e isto quer dizer que os habitantes da terra eram completamente corruptos em suas vidas e nas coisas que praticavam. Os versículos acima são categóricos ao afirmar que todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. A corrupção existia tanto em princípio quanto na prática. Era tanto interna — era continuamente mau todo desígnio do seu coração — quanto externa — cheia de violência. Certamente muitas coisas abomináveis — coisas que Deus detesta — estavam sendo praticadas naqueles dias. Idolatria praticada com falsos deuses é uma possibilidade ao passo que idolatria praticada em cultos de personalidades dos gigantes e dos valentes é uma certeza. Além da idolatria, certamente havia muita promiscuidade sexual — vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Todas estas coisas estavam sendo praticadas aberta e impunemente e ninguém demonstrava nenhum tipo de temor a Deus. Também não havia nenhuma preocupação acerca da ira de Deus e de como Ele poderia reagir àquele estado de coisas.

Além disso, a terra estava cheia de violência. A competição pela soberania entre os gigantes e os valentes devia ser algo muito notório e muito violento. A violência e opressão que deviam existir naqueles dias, certamente culminavam em atrocidades inomináveis. Tirania e juízo opressor são apenas a consequência lógica de um sistema onde a violência e a falta de lei imperam. A raça humana, que existiu antes do dilúvio, era completamente insolente e viciada na prática do mal. Não é à toa que toda esta condição pesou bastante diante dos olhos do criador.

E. Gênesis 6:6.

Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.  

A expressão hebraica נָּחָם nacham — arrepender-se, possui inúmeros significados entre os quais podemos destacar:

1) Estar arrependido, consolar-se, arrepender, sentir remorso, confortar, ser confortado.
1a) No Nifal – Passivo Simples
1a1) Estar sentido, ter pena, ter compaixão.
1a2) Estar sentido, lamentar, sofrer pesar, arrepender.
1a3) Confortar-se, ser confortado.
1a4) Confortar-se, aliviar-se.
1b) No Piel – Ativo Intenso: confortar, consolar.
1c) No Pual – Passivo Intenso: ser confortado, ser consolado.
1d) No Hitpael – Reflexivo.
1d1) Estar sentido, ter compaixão.
1d2) Lamentar, arrepender-se de.
1d3) Confortar-se, ser confortado.
1d4) Aliviar-se.

É realmente uma grande bobagem querermos ver nesta frase, “se arrependeu o SENHOR”, qualquer possibilidade de que Deus sofre qualquer tipo de flutuação em seus propósitos, pois existem versículos que afirmam, de maneira inequívoca, exatamente o contrário:

Números 23:19

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?


1 Samuel 15:29

Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.

A expressão “arrependeu-se” não pode ser entendida em separado e de forma isolada. Ela precisa necessariamente ser entendida dentro do contexto e dentro das possibilidades de significado da expressão em hebraico e, à luz de todas as outras verdades que encontramos nas Escrituras. Além disso, temos que sempre ter a humildade de reconhecer que, da mesma maneira que Deus não é homem, nós, os seres humanos, não somos deus nem nenhum tipo de divindade. Não somos sequer semi-deuses. Assim temos sempre que conviver com a realidade, quer gostemos dela quer não, de que possuímos mentes finitas e que nossa capacidade de observação é extremamente limitada para conceber idéias e pensamentos como são concebidos ou pensados por Deus mesmo. O fato que Deus desejou nos revelar esses detalhes não implica, que nós iremos ter a capacidade de compreendê-los ou de trabalharmos com eles com nossas próprias mentes finitas. Deus é Espírito e como tal, experimenta simultaneamente, absoluta liberdade e absoluta imutabilidade. Como estas duas coisas funcionam no Ser de Deus, este autor não tem a mínima idéia e nem se atreve a especular.

Conforme mencionamos acima, o ato de arrepender-se, por parte de Deus, como descrito em Gênesis 6:6 está em íntima relação com o fato de que toda a iniquidade praticada pelos homens, עַצֵּב `atseb — pesou, no coração de Deus. Literalmente, esta expressão, עַצֵּב `atseb — pesou, quer dizer que o todo da situação em que o ser humano se encontrava estava causando “dor no coração de Deus”. Ora, Deus é Espírito, e como tal não possui nem olhos nem coração. Estas são palavras que são usadas para nos ajudar a entender a passagem e não fazem referência direta àquilo que Deus é ou possui. O “arrependimento” mencionado está ligado ao que Deus “viu” e, como o que ele viu lhe pesou ou causou dor no “coração”. Se entendermos esta realidade já podemos dispensar o conceito errôneo de que Deus pode sofrer flutuações ou variações em seu caráter ou natureza. O “arrependimento de Deus” em Gênesis 6 é apenas um antropomorfismo para expressar a dor experimentada pelo amor divino diante da pecaminosidade humana. João Calvino disse, comentando esse versículo, que: “Deus é tão agredido pelos pecados dos homens que é como se Ele tivesse Seu coração transpassado por profunda angústia”.

A tudo isso, junte-se o fato de que a expressão “arrependeu-se” nesse versículo, encontra-se, em hebraico, na forma denominada Nifal que é usada para fazer o passivo simples. Desta maneira, o significado de נָּחָם nacham — arrepender-se, fica, neste contexto, restrito às seguintes possibilidades:

1) Sofrer dor emocional, como parece ser o caso aqui em Gênesis 6:6.

2) Ser confortado, como em Gênesis 37:35.

3) Executar ira, como em Isaías 1:24.

4) Retirar o castigo, como em Jeremias 18:7 – 8.

5) Retirar a bênção, como em Jeremias 18: 9—10.

6) Arrepender-se de uma vida pecaminosa, como em Jeremias 8:5—6.

A linguagem usada neste versículo, especificamente, o verbo עַצֵּב `atseb — pesou ou causou dor, no coração de Deus, é reminiscente daquela que encontramos em 

Gênesis 3:16—17

16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.


Naquela ocasião, ainda dentro do Jardim do Éden, o sofrimento, por causa do pecado, foi imposto primeiramente a Eva e em seguida a Adão. Aqui é Deus mesmo quem sente a profunda dor causada pelo pecado dos homens. Certamente a dor experimentada por Deus é grandemente aumentada pelo fato de que Ele precisa trazer juízo sobre a situação abismal que tinha diante de seus olhos. Deus precisava e iria mudar, de forma drástica, a maneira de lidar com os seres humanos, que Ele mesmo havia criado e que agora estavam Lhe causando tamanha dor! A única coisa que pode justificar o autor bíblico usar este tipo de linguagem para se referir a Deus é que todos aqueles pecados que estavam sendo cometidos eram completamente voluntários; eram pecados que poderiam ser evitados e que entristeciam Seu Espírito Santo. Assim, o Deus Santo, mas também Misericordioso, se vê diante de uma situação que pode ser bem caracterizada como tendo Lhe causado profunda dor no coração. Quão terrível deve ter sido a maldade e quão provocadoras devem ter sido as transgressões que levaram o mais compassivo Deus, a agir em defesa da Sua glória. Mas note que, tal ação e decisão de agir não vieram de maneira simples e sem sentimentos. Pelo contrário, a situação enfrentada e a decisão tomada eram ambas extremamente dolorosas a Deus.

Não é difícil percebermos porque a decisão era tão “pesada” para Deus. Sua decisão, para resolver tamanha perversa situação, implicava na completa destruição de todos os seres viventes, fossem humanos ou animais —
Gênesis 6:7

Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Mas no meio daquela situação, havia um personagem solitário que insistia em andar com Deus. Seu nome era Noé e é dele que vamos nos ocupar no próximo estudo. 

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Que Deus abençoe a todos. 
alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário