domingo, 10 de maio de 2015

A IMPORTÂNCIA DE ORAR AS ESCRITURAS SAGRADAS — PARTE 002



Texto Base: Efésios 3:14—21

Introdução.

A. Na mensagem anterior começamos a falar da importância de orar a Palavra de Deus. 
B. Naquela ocasião nós vimos os cinco primeiro motivos porque devemos conhecer bem a Bíblia a ponto de podermos integrar textos bíblicos com nossas próprias orações.  
C. Esses motivos foram: 
1. Verdades Bíblicas São Capazes de Nos Conduzir à Salvação em Cristo. 
2. A Obediência às Verdades Bíblicas nos Livra das Garras de Satanás. 
3. Verdades Bíblicas Transmitem Graça e Paz. 
4. Verdades Bíblicas Santificam. 
5. Verdades Bíblicas Servem o Amor. 
D. Hoje queremos alistar outros cinco motivos porque devemos conhecer e orar as Escrituras Sagradas.

ORANDO AS SAGRADAS ESCRITURAS – PARTE 002

Introdução 
A Bíblia Sagrada chama o nosso Deus da seguinte maneira em 
Salmos 31:5 
Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade. 
B. Já Satanás ou o diabo é chamado pela Bíblia do “pai da mentira”, conforme podemos ler em: 
João 8:44 
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
C. Diante dessas duas realidades nós podemos, então, prosseguir com os motivos porque devemos oras as Escrituras Sagradas:

VI. Verdades Bíblicas nos protegem do erro. 
Muito se iludem achando que o erro e a mentira são coisas ensinadas por pessoas com aparência de demônio ou com a aparência do próprio Satanás. Se o diabo agir assim ele vai assustar as pessoas e espantá-las. Pelo contrário a Bíblia dos diz o seguinte acerca dos falsos mestres: 
2 Coríntios 11:13—15 
13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 
15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.
Efésios 4:13—14 
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

VII. Verdade Bíblicas São a Esperança do Céu

1 Coríntios 13:12 NA NTLH 
O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. 
A. Nosso conhecimento agora acerca das coisas da eternidade é limitado, mas não de todo ausente, porque a Bíblia nos fala muito acerca da vida na eternidade. Existem muitas promessas nas Escrituras que, dependendo do caso, podem aquecer nossos corações com conforto ou até mesmo incendiá-los com fervor e zelo. 
B. Quem pode citar uma promessa bíblica relativa à vida futura? Pode ser o próprio versículo ou apenas a ideia contida no mesmo.

VIII. Verdades Bíblicas São Resistidas por Muitas Pessoas

2 Timóteo 4:3 
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.
A. O que leva uma pessoa a acreditar que é possível fazer contato com os mortos? 
B. O que leva rapazinho adolescentes indo de dois em dois e batendo na porta das nossas casas para nos falarem do que eles acreditam ser a única igreja verdadeira. Eles nos dizem que “Essa igreja é tão igual à de Jesus Cristo que tem doze apóstolos, como a igreja de Cristo”. E para provar eles nos mostram uma bela foto dos seus 12 apóstolos. Só que quando você conta a quantidade de pessoas na foto, você descobre que elas são 15 e não 12. Dá prá confiar em pessoas assim? 
C. O que faz gente acreditar que imagens de escultura como a bonequinha de louça de Fátima em Portugal ou o preto velho de terno branco, gravata vermelha e charuto — chamado de demônio Zé Pilintra — podem fazer alguma coisa para ajudá-las em suas necessidades diárias? Vamos falar sério! 
D. Bem, não precisamos ir muito longe. Mas quando você fala para essas mesmas pessoas acerca da Bíblia e da salvação gratuita em Cristo elas dizem que nós estamos loucos. Que isso não é verdade e etc.  

IX. Verdades Bíblicas Usadas Corretamente São do Agrado de Deus

2 Timóteo 2:15 – NA NTLH 
Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. 
A. Tem gente que acha que igreja chamada cristã é tudo igual. Não são não. Tem pessoas que são inteligentes, elas conseguem ler o texto bíblico e achar que sabe o que ele diz e ensinam um monte de bobagens. Como exemplo podemos citar o Bispo Macedo explicando o Milagre feito por Jesus em Caná da Galileia. Para Edir Macedo aquilo tudo — transformar a água em vinho — foi uma verdadeira perda de tempo, desperdício de poder e muitas outras bobagens assacadas contra a o Senhor Jesus. Mas o que Edir Macedo nunca aprendeu é que a intenção de João ao registrar aquele milagre era nos ensinar o poder que Jesus Cristo tem de transformar vidas. De transformar a minha e a tua vida da água para o vinho. 
B. Ou então, sua excelência p deputado federal Marco Feliciano que afirmou em uma de suas mensagens, que Deus não pode fazer nada sobre a terra sem a autorização do ser humano. É mesmo? Para qual deles Deus deve dirigir suas perguntas sr. Feliciano? 
C. Quanta bobagem!
X. Verdades Bíblicas: Devemos Sempre Crescer no Conhecimento das Mesmas 
2 Pedro 3:18 
Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Conclusão:

A. Quanto mais conhecemos as Escrituras Sagradas mais capazes nos tornamos para usar as mesmas em nossas orações.

B. Mais forte e maior torna-se nossa esperança do céu e somos fortalecidos para passar pelo desenlace final dessa vida para a eternidade onde Jesus nos espera:

Filipenses 1:23

Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

C. Não existe isso que algumas religiões como as testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo propagam que as almas ficam dormindo nos caixões até a ressurreição do corpo. O corpo está lá apodrecendo, mas nossos queridos já estão na presença do Senhor Jesus! Essa é a verdadeira glória!

D. Somos mais fortes contra os falsos ensinamentos, e podemos reconhecê-los de longe.

E. Também somos mais capazes de dar respostas apropriadas a todos os falsos ensinamentos, falando a verdade e ensinando as pessoas o verdadeiro caminho de Deus

F. Por fim, somos capazes de crescer nesse conhecimento todos os dias da nossa vida até aquele grande dia quando estaremos na presença do Senhor.

As duas mensagens dessa série, poderão ser encontradas por meio dos links abaixo:
Parte 001


Parte 002

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/a-importancia-de-orar-as-escrituras.html


Que Deus possa abençoar a todos.

O outro estudo sobre esse tema poderá ser encontrado por meio do link abaixo quando estiver publicado:


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: