domingo, 24 de maio de 2015

EFÉSIOS - SERMÃO 016 – NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO” - EFÉSIOS 2:13—18



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS


Introdução.

A. Na última mensagem nós tivemos a oportunidade de estudar nossa terrível condição por estarmos distanciados de Deus. Nossa condição foi descrita como: conforme Efésios 2:12

1. Sem Cristo.

2. Separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças das promessas.

3. Não tendo esperança e sem Deus no mundo.

B. Da mesma maneira que a condição terrível da humanidade descrita em Efésios 2:1— 3 encontra sua solução em Deus — ver Efésios 2:4 que diz: “Mas Deus”.

C. Nossa terrível condição como descrita acima — ver Efésios 2:12 – também encontra sua solução em Deus através de Jesus Cristo — ver Efésios 2:13 que diz: “Mas, agora, em Cristo Jesus”.

D. O que Jesus Cristo fez a nosso favor foi nos aproximar:

1. Em primeiro lugar de Deus.

2. E em seguida Jesus nos aproxima uns dos outros.

E. O resultado direto dessa aproximação é descrito em Efésios 2:18 que diz: “porque, por ele i.e. por Jesus, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito”.

F. Portanto, hoje queremos falar da 

NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

Introdução – Efésios 1:13—14.

A. Da mesma maneira que a expressão “alienados” servia para caracterizar muito bem nossa condição “sem Cristo”, a expressão “aproximados” é excelente para caracterizar nossa nova condição “em Cristo” —
Efésios 2:13

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

B. Esta aproximação é feita através de dois eventos que têm lugar em dois momentos distintos:

Efésios 2:14
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade

1. O primeiro é a morte de Jesus na Cruz do calvário.

2. O segundo é representado por aquele momento em que depositamos nossa fé “em Cristo”. O momento da nossa conversão.

C. Temos que enfatizar que esta aproximação não é universal e automática. As pessoas precisam ouvir a mensagem da salvação através de Jesus e tomar suas decisões.

D. Só podemos nos aproximar de Deus e uns dos outros de verdade, porque Jesus derrubou todas as paredes que faziam separação e que eram caracterizadas como: INIMIZADE — ver 

Efésios 2:14.

E. Vejamos exatamente o que Jesus fez para acabar com a inimizade entre judeus e gentios e entre os seres humano e Deus.

I. A Abolição da Lei dos Mandamentos na Forma de Ordenanças – Efésios 2:15.

A. A expressão “Lei dos Mandamentos na Forma de Ordenanças” diz respeito tanto à Lei Cerimonial quanto à Lei Moral dadas por Deus através de Moisés.

B. A Lei Cerimonial é aquela que diz respeito a:

1. Sacrifícios de animais, alimentos e bebidas.

2. Regras envolvendo práticas de determinadas dietas alimentares.

3. Rituais acerca de purificação e limpeza envolvendo os conceitos de “puro e impuro”.

C. Como tal, essta Lei Cerimonial foi completamente abolida pela obra realizada pelo Senhor Jesus. De acordo com o autor da Epístola aos Hebreus todo o serviço da Antiga Aliança não passava de figura e sombra do verdadeiro serviço. É somente “em Cristo” que encontramos a realidade. Tudo o que veio antes era apenas “sombra”.

Hebreus 8:5

Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.

Hebreus 10:1

Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.

D. A Lei Moral é aquela que envolve os Dez Mandamentos, por exemplo, bem como todos os outros mandamentos que possuem implicações éticas e de comportamento social.

E. Esta Lei Moral em si foi refocalizada no Novo testamento assumindo uma dimensão bem mais abrangente por um lado e bem menos castradora por outro. Então, com relação à Lei Moral, o que exatamente Jesus aboliu? Jesus aboliu as consequências nefastas da desobediência a esta Lei. Aqui precisamos entender que:

1. Durante os dias da Antiga Aliança Deus disse ao povo de Israel que eles deveriam viver de acordo com os mandamentos que Ele havia outorgado através de Moisés.

2. Qualquer um que conseguisse viver de acordo com os mandamentos durante toda sua vida seria capaz de salvar-se a si mesmo. É óbvio que tal empreitada era impossível. Então como as pessoas poderiam ser salvas?

3. Para acertar as coisas quando alguém transgredisse a qualquer dos mandamentos, Deus supriu a Lei Cerimonial com seus respectivos sacrifícios.

4. Toda aquela estrutura do Antigo Testamento com suas leis e tudo o mais aprontava diretamente para a vinda do Senhor Jesus que viria:

a. Cumprir de maneira perfeita e irrepreensível o todo da Lei Moral.

b. Dar plena satisfação à exigências da Lei Cerimonial.

F. É neste sentido que Jesus aboliu a “Lei dos Mandamentos em Forma de Ordenanças” —

Colossenses 2:13—15

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

G. É desta maneira que somos aproximados de Deus.

II. A Criação de Uma Nova Humanidade – Efésios 2:15—16.

A. Apesar de Paulo usar a expressão “um novo homem” no singular, sua intenção era indicar uma nova humanidade conforme podemos ver em Efésios 4:13.

B. Mas Cristo não nos proporciona apenas uma aproximação entre judeus e gentios. A obra de Jesus sobre a cruz também aboliu todas as distinções sociais, bem como aquelas relativas ao gênero sexual:

Gálatas 3:28

Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Colossenses 3:11

No qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

C. Em Cristo todos os seres humanos a quem Deus concedeu a nova vida, estão realmente unidos em uma nova humanidade.

D. O final de Efésios 2:16 diz que Jesus destruiu a inimizade. Isto que dizer que, de agora em diante, nós temos...

III. O Anúncio da Mensagem de Paz — Efésios 2:17.

A. A paz que podemos desfrutar com Deus e uns com os outros teve um alto preço: a morte de Jesus Cristo sobre a cruz do Calvário. Note com a palavra paz está interligada com a pessoa de Jesus nestes versículos:

Efésios 2:14

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

Efésios 2:15

Aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz.

Efésios 2:17

E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto.

B. A consequência maior de todo este trabalho de pacificação é: Todos os crentes possuem acesso irrestrito a Deus o Pai —

Efésios 3:12

Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

Conclusão:

A. Se existe uma verdade que temos que enfatizar sempre e sempre é essa: Jesus abriu um vivo e novo caminho diretamente à presença de Deus para todas as pessoas —

Hebreus 10:19—20

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

Acesso direto. Sem intermediários. Sem pedágio. Jesus nos garante acesso à presença do Pai pelo poder do Espírito Santo. Algo mais trinitário é impossível!

B. Devemos meus irmãos e irmãs, nos apropriar de cada um e de todos os benefícios que são nossos porque estamos “em Cristo”. Comecemos a observar em nossas leituras do Novo Testamento todas as vezes que a expressão “em Cristo” aparece e notemos que privilégio está ali mencionado. Tudo o que encontrarmos é nosso por direito, porque estamos “em Cristo”.

C. Neste mundo tão dividido em que vivemos precisamos de modo urgente nos despir de todos os preconceitos:

1. Dos preconceitos machistas que relegam nossas irmãs a cidadãs de segunda classe do reino de Deus.

2. Dos preconceitos sexuais que discriminam contra todos aqueles que não são estritamente heterossexuais. Fornicadores e adúlteros heterossexuais são tão culpados diante de Deus quanto aqueles que se envolvem em práticas homossexuais ou bissexuais sejam passivos ou ativos. Todos precisam ser tratados de igual forma pela Igreja do Senhor: com amor. 

3. Dos preconceitos sociais que causam profundos abismos entre pessoas de classes sociais diferentes, entre pessoas de níveis culturais diferentes e entre pessoas que possuem cor de pele diferentes.

4. Nossa comunhão deve ser exemplo para toda a sociedade. Aqui, todos precisam ser bem recebidos porque esse deve ser um local de cura e de aceitação. Somos todos pecadores de um tipo ou de outro. Somente quando somos confrontados pela Palavra de Deus de maneira amorosa e firme é que podemos realmente experimentar profunda transformação através da graça de Deus e do poder do Espírito Santo.

5. Nosso Deus através de Jesus Cristo é capaz de perdoar todos os pecados. Nós também precisamos aprender a ser compassivos como Deus mesmo é.  

D. Em Efésios 6:15 o apóstolo Paulo nos exorta da seguinte maneira: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”. Estas palavras querem dizer que devemos estar sempre prontos a levar as Boas Novas do evangelho a todas as pessoas. Que possamos fazer isso mesmo. Que sejamos sempre portadores das Boas Novas de paz com Deus e uns aos outros através de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo.

Que Deus nos abençoe a todos enquanto nos empenhamos em viver as realidades da nossa nova humanidade em Cristo.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário