quarta-feira, 13 de maio de 2015

A GLÓRIA DE DEUS - ESTUDO 006 - A VIDA DIÁRIA DO CRENTE E A GLÓRIA DE DEUS - PARTE 001



Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.
  
Introdução

A. Nós já vimos que existem 3 aspectos da vida cristã que são da maior importância se a vida cristã será bem sucedida:

1. Nós precisamos obedecer a Deus e fazer o que é certo — fazer a vontade de Deus.

2. Nós precisamos fazer o que é certo através do exercício do amor, da fé e da esperança.

3. Nós precisamos fazer o que é certo através do amor, da fé e da esperança para a glória de Deus.

B. Nesta lição nós queremos considerar como tudo que foi falado anteriormente pode ser aplicado, de forma prática, à sua vida e à minha vida.

I. O Encorajamento que temos para vivermos para a Glória de Deus.

1 Pedro 2:4—5 e 9—10

Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo... Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

A. Nós somos “pedras que vivem” e isto designa nossa natureza.

1. Através de Jesus Cristo — a pedra que vive — verso 4 — nós temos recebido vida espiritual —

João 3:36

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

2. Antes, nós estávamos mortos para Deus —

Efésios 2:1

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

agora nós estamos vivos espiritualmente e unidos a Deus em uma viva comunhão —

1 João 5:12

Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

3. Quando Deus nos chama de “pedras que vivem”, Ele está indicando o propósito que Ele tem para nós. Ele nos escolheu porque tinha um propósito para nós, e esse propósito é que pudéssemos viver e servi-lo para Sua própria honra e glória.

B. Nós somos “casa espiritual” e isto designa nossa identidade.

1. Da mesma maneira que cada pedra usada no templo de Salomão recebia sua identidade ao ser encaixada na construção, nós recebemos nossa própria identidade ao sermos encaixados no “corpo de Cristo” que é a Igreja.

2. Isto nos deve fazer lembrar que Deus nos criou como seres espirituais. Nossa característica básica está relacionada a coisas espirituais e não a coisas materiais. Todas as vezes que violamos essa verdade nós nos metemos em confusão.

3. Como “casa espiritual” nós somos templo de Deus. Ele habita em nós. Nós pertencemos a Ele —

Hebreus 3:6

Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.

Nós precisamos aceitar essa verdade com todas suas implicações.

C. Nós somos “sacerdócio real, nação santa” e isto designa nosso ofício.

1. Um sacerdote é alguém que tem a autoridade e a habilidade para representar Deus diante dos homens e os homens diante de Deus. E isto é atributo de todo povo de Deus: todos os homens e todas as mulheres!

2. Os termos “real” e “santa” nós ensinam que nosso sacerdócio é primeiramente espiritual — em contraste com o sacerdócio do Antigo Testamento. Nosso sacerdócio é real porque está a serviço do Rei da Glória, o Senhor Jesus.

3. Que falha clamorosa cometemos e que juízo divino trazemos sobre nós mesmos quando, seja por ignorância ou negligência, não cumprimos com nossas responsabilidades como sacerdotes. Este é o motivo principal porque a maioria dos crentes é incapaz de experimentar a bênção de Deus em suas próprias vidas e vivem vidas insatisfeitas.

D. Nós somos “raça eleita” e isto designa nosso relacionamento.

1. O termo “raça” indica que nós somos um grupo de pessoas que foram unidas por Deus. Foi Deus mesmo quem escolheu cada um de nós e nos colocou juntos!

2. Nós somos escolhidos por Deus para sermos parte do Seu povo e para fazermos Sua vontade.

3. Aqui nós percebemos a grande honra com a qual nós fomos agraciados. Nós fomos escolhidos pelo próprio Deus, o Eterno, para participarmos do Seu plano que existia antes da fundação do mundo.

E. Nós somos “nação santa” e isto designa nosso caráter.

1. A palavra “santa”, neste contexto, não descreve nossas ações e sim nosso caráter.  Descreve o tipo de pessoas que nós somos.

2. Uma vez que fomos escolhidos por Deus nós pertencemos a Ele e não a nós mesmos.

3. A palavra “santa” pode ser traduzida também pela palavra “separada”. Assim, Deus nos separou para sermos dEle.

F. Nós somos “povo de propriedade exclusiva de Deus” e isto designa nosso valor.

1. Somos propriedade exclusiva porque fomos comprados por preço —

1 Coríntios 6:20

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

2. Fomos comprados por Deus e somos Sua propriedade. Que valor Deus dá para nós quando pensamos no quanto Ele sacrificou! Cometemos um grave pecado quando nos consideramos sem valor e vivemos vidas miseráveis.

Todas as verdades acima se resumem nas palavras: somos “povo de Deus” — verso 10. E o propósito do povo de Deus é descrito no verso 9, que diz: “a fim de proclamardes as virtudes” de Deus!

II. A Instrução para vivermos para a Glória de Deus.

A. Quando o crente frutifica produz a glória de Deus.

João 15:8

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Comentário: Partindo da premissa de que a videira verdadeira é o Senhor Jesus, cada fruto será a manifestação da Sua pessoa, i. e., do Seu caráter e dos seus atributos na vida do crente. Isso se refere ao fato de crente viver sua vida baseada na verdade — sem pretensão, sem usar uma máscara — hipócrita — sem fingir como um artista no palco — no amor — sem egoísmo e sem egocentrismo — e na santidade — sem sensualidade nem orientado para a satisfação dos prazeres —

Efésios 4:17—25

17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,

18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,

21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,

22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,

24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

B. Unidade produz a glória de Deus.

Romanos 15:5—6

Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário: Deus tem nos unido uns aos outros em Cristo. Unidade é uma das características bíblicas da Igreja. Quando nós permitimos que qualquer questão pessoal cause divisão em nossa prática e atitudes, nós estamos violando uma verdade fundamental. Deus é glorificado quando nós escolhemos praticar o que somos – “um em Cristo” — ver 1 Coríntios 12. Todas as divisões com suas encrencas e amarguras precisam ser confessadas como pecado e deixadas para trás.

C. Domínio próprio produz a glória de Deus.

1 Coríntios 6:19—20

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Comentário: Esses versículos não ensinam que não podemos apreciar aquilo que somos. Eles nos lembram o porquê nós estamos nesta vida — a glória de Deus! Nós precisamos entender como nós nos encaixamos no plano eterno de Deus. Precisamos entender que o plano de Deus envolve tanto nosso espírito como nosso corpo físico. Todas as vezes que os desejos do nosso espírito ou nosso corpo são contrários à vontade de Deus, nós precisamos nos levantar e controlar esses desejos e procurar nos conformar à vontade revelada de Deus —

Romanos 13:12—14

12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;

14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

D. Generosidade produz a glória de Deus.

2 Coríntios 9:12—13

Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos.

Comentário: Paulo está reconhecendo o ato de generosidade dos crentes de Corinto, quando eles levantaram uma oferta para enviar aos irmãos da Judéia, que estavam sofrendo as consequências de uma seca tremenda. Paulo disse que a atitude deles produziu a glória de Deus. Quando Deus supre todas nossas necessidades nós precisamos estar abertos à Sua direção em como gastamos Seu dinheiro. Nós somos apenas dispenseiros e devemos aprender como doar para a glória de Deus.

E. Confiança em meio a tribulações produz a glória de Deus

1 Pedro 1:6—9

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma –

Comentário: A maneira como reagimos às provações indicam nossa verdadeira condição espiritual. Nessa passagem, Pedro está nos ensinando como devemos responder aos problemas e testes dessa vida. Note as palavras que Pedro usa: “mais preciosa”, “amais” e “crendo”. Esse é o exato oposto de quando nós perguntamos “por quê?”, com um tom de voz duvidando do cuidado de Deus. Deus é glorificado quando nós o amamos e confiamos nEle no meio das tribulações.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário