domingo, 10 de maio de 2015

EDIR MACEDO E A IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA



O artigo abaixo foi escrito por Johnny Bernardo e publicado no site Gnotícias.

Edir Macedo presta um desserviço à igreja evangélica brasileira

Por Johnny Bernardo

Líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o bispo e empresário Edir Macedo presta um desserviço à igreja evangélica brasileira. Suas declarações – ao jornalista Roberto Cabrini, do programa Conexão Repórter – são evidências mais do que suficientes de suas manobras e formas de entendimento da sociedade. De fato, sua entrevista – a primeira em dimensão, concedida a um veículo de comunicação independente – serve como base de análise de sua história e distorções.

Ao mesmo tempo em que revela uma personalidade agressiva, demonstra um completo preconceito com as camadas menos privilegiadas da sociedade ao chamar de “buraco” o local em que crianças atendidas por um de seus projetos filantrópicos residem com suas famílias. Também é preocupante a forma como Macedo se refere – apesar de reiteradas negativas – a outras denominações evangélicas, a exemplo das tradicionais. Suas declarações são feitas a partir de uma ótica isolacionista, sem comprometimento com um movimento que passa de 42,5 milhões de evangélicos.

De forma contrária a sua auto-intitulação – de que é “um grande ganhador de almas” -, sua postura agressiva, preconceituosa e desrespeitosa o desqualifica como líder evangélico, como parte de uma corrente que ultrapassa os muros de sua denominação. Entende o mundo como um campo de batalha, de guerra, onde “você mata ou morre”. Questionado sobre seus inimigos e sobre os que se demonstram contrários as suas práticas e ensinos controversos, declara “estar se lixando” com o que as pessoas falam ou pensam sobre ele, que seus “inimigos o procurem para derrotá-lo”.

De maior peso foi sua reafirmação e, consequente declaração de autenticidade de um vídeo em que instrui seus obreiros a como convencer seus fieis, de que a declaração “ou dá ou desce” é bíblica, e que continua utilizando-a “no púlpito”. Retirada de um contexto maior – que envolve uma gravação de quase quatro minutos -, a declaração é acompanhada de expressões satíricas e com duplo sentido. Após descrever a reação de Moisés ao tocar uma rocha e dela sair água, afirma: “pois você tem, agora é só você usar o seu cajado”, e é seguido por respostas nada evasivas: “- dez mil, traz aqui” (risos) e um rápido elogio a um obreiro recém-chegado, que se gaba por suas arrecadações.

Ao dar a sua fala e declaração autenticidade, e dizer que a denúncia o tornou conhecido,  Macedo reassume sua antiga posição e contextualiza sua fala. O Estado Democrático de Direito é incisivo no sentido em que assegura a liberdade de expressão religiosa, mas com referência à Igreja Universal há mais do que evidência de seus objetivos e percepções da sociedade, tornando-se urgente uma resposta legal. Questionado sobre as denúncias e a uma prisão de 11 dias em uma delegacia de São Paulo, Macedo se compara ao apóstolo Paulo e utiliza o termo “país miserável” ao responder que seria natural não ser investigado no Brasil por charlatanismo, mas sim em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra. Com a comparação, Macedo se diz inculpável.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

Por Johnny Bernardo é pesquisador, jornalista, colaborador de diversos meios de comunicação e licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de dez anos dedica-se ao estudo de religiões e crenças, sendo um dos campos de atuação a religiosidade brasileira e movimentos destrutivos. Contato: pesquisasreligiosas@gmail.com Google Plus

O artigo original de Johnny Bernardo poderá ser visto por meio do link a seguir:

http://colunas.gospelmais.com.br/edir-macedo-presta-um-desservico-igreja-evangelica-brasileira_10870.html

Os que tiverem interesse em assistir a  entrevista completa poderão fazê-lo por meio desse link aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=_FEgaZC_dAE

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário