segunda-feira, 18 de maio de 2015

COMO ESCAPAREMOS NÓS – PARTE 003


CONTINUAÇÃO

Hebreus 2:2—3a

Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?

A palavra referida nesse verso é a própria palavra de Deus, como indicado em —

Hebreus 1:1

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas.

Deus continua sendo Aquele que fala. As palavras proferidas por Deus no Monte Sinai que consistiram na revelação da Lei, com comunicada por meio da intermediação de anjos que serviram de elo entre o Deus ETERNO e Moisés. Note que o autor de Hebreus se refere à Palavra de Deus e não à Lei de Deus. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento temos afirmações de que anjos participaram da outorga da Lei a Moisés. A narrativa que encontramos em Êxodo 19—20, onde não temos nenhuma menção a anjos nos dá a impressão que tratou-se de algo apenas entre Deus e Moisés, como de fato o foi, em certa medida. Todavia, quando Moisés reconta os acontecimentos no Sinai naqueles dias, ele diz o seguinte:

Deuteronômio 33:1—2

1  Esta é a bênção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte.

2  Disse, pois: O SENHOR veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à sua direita, havia para eles o fogo da lei.

A expressão miríades de santos foi sempre entendida como representativa da presença de anjos naquele processo de revelação no Sinai.

Outra passagem que menciona esse fato é a que encontramos em —

Salmos 68:17

Os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles, está o Senhor; o Sinai tornou-se em santuário.
Já no Novo Testamento, o diácono Estêvão falou acerca da lei como tendo sido —

Atos 7:38, 53.

38 É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.

53 Vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.

Paulo afirma essas mesmas verdade em —

Gálatas 3:19

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.


É óbvio que Deus falou com Moisés no Monte Sinai, pela mediação de anjos e o próprio Moisés serviu de intermediário entre Deus e o povo de Israel. Esse deve ser o significado da menção dos anjos aqui em Hebreus 2:2.

Todavia, talvez a menção de anjos aqui em Hebreus 2:2 seja mais incidental do que parece. O autor dessa epístola já fez referência às porções da Escrituras Sagradas que deixam clara a inferioridade dos anjos quando comparados com a pessoa de Jesus. Mas agora ele afirma que a Palavra da Lei falada por intermédio dos anjos no Sinai era válida e imutável, como fica provado pelo fato de que toda e qualquer transgressão da Lei estava sujeita às punições nela prescritas.

A Lei era firme e válida porque tinha sua origem no próprio Deus e não porque os anjos tiveram qualquer papel na promulgação da mesma. Mas existe uma outra mediação, de grande importância no ensinamento central dessa epístola. Tal ensinamento tem a ver com o próprio Filho de Deus que se tornou o Mediador de uma Nova Aliança conforme afirmado em:

Hebreus 8:6

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Hebreus 9:15

Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

Hebreus 12:24

E a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

Aqui está o grande mediador entre Deus e os homens, da redenção eterna selada pelo sangue do próprio Filho de Deus. O argumento do autor aos Hebreus é, então o seguinte:  

CONTINUA...


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário