domingo, 31 de maio de 2015

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 001 - FALSA CULPA



Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A primeira questão que devemos analisar é:

1. Falsa Culpa —  

Apocalipse 12:10

Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Esse é um papel histórico de Satanás, como podemos perceber com clareza na história de Jó — ver Jó 1. Mas além dessa ação do diabo, temos que notar que nossas próprias consciências funcionam com mecanismos de ataque e defesa.

E todos nós já experimentamos uma condenação interna quando praticamos coisas erradas —

Romanos 2:15

Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se.

Mas existem vezes em que, mesmo não tendo feito nada errado ainda assim somos compelidos a sentir uma grande culpa e nisso precisamos reconhecer a ação satânica cujo único propósito é nos destruir. Nesses casos somos acusados de falsos ou supostos pecados.

Mas é importante destacar que os pecados que Satanás usa para nos acusar nunca incluem nada relacionado ao nosso fracasso em cumprir com nossas obrigações ou compromissos da nossa fé. O diabo nunca nos acusa de estarmos errados por não irmos a uma reunião com outros irmãos da igreja, por exemplo. Se agisse assim Satanás estaria nos impelindo na direção oposta àquela que ele, realmente, deseja. Quando tomamos a decisão de não participar de uma determinada reunião nós não estamos apenas violando um mandamento direto de Deus —

Hebreus 10:25

Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando. — na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

mas nós estamos dizendo para Deus que não confiamos em suas promessas, de que Ele ira usar aquela reunião para nos abençoar, nos edificar, nos consolar, fortalecer e etc. É mesmo uma situação muito grave cujas consequências certamente virão sobre nós no tempo determinado por Deus. Desse modo, as acusações satânicas nunca estão relacionadas com nossa desobediência à Deus ou com ações que caracterizam nossa incredulidade. Os elementos que Satanás usa para nos acusar estão relacionados a alguns aspectos específicos dos pecados, tais como: estupidez, desonra, vergonha, fraqueza e etc. A raiz de todo pecado está na nossa falta de confiança em Deus — desde o princípio com Adão e Eva. Então Satanás se aproveita disso para atacar nossos egos fazendo com que não usemos da diligência e da sabedoria necessárias para lidar com as questões que estão diante de nós.

Como a intenção perene de Satanás é destruir nossa fé, suas acusações estão sempre envolvidas em exigências para que confiemos em nós mesmos e não em Deus, conforme —

2 Coríntios 1:9

Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.       

Tudo isso se complica ainda mais por causa do nosso orgulho. Nosso orgulho nos faz odiar a ideia de que a verdadeira razão dos nossos pecados  — todos eles — é que não reconhecemos o quanto precisamos e dependemos de Deus, de sua graça e misericórdia como o verdadeiro doador de todas as coisas. Diante de Deus, todos nós somos apenas como pedintes, com os braços esticados para recebermos de Deus tudo! Creio que o apóstolo João conseguiu capturar muito bem essa realidade ao dizer:

João 1:16

Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.

Nós nem sempre somos capazes de fazer leituras precisas acerca de nossas atitudes, por causa da profunda distorção que o pecado tem causado em nossas consciências. Somos capazes das coisas mais absurdas como bem apontou o profeta em —

Isaías 5:20

Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo! — NTLH

Jeremias foi outro profeta que compreendeu bem nossa corrupção falando do estado do nosso coração ímpio —

Jeremias 17:9

Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. — NTLH 

Nós estamos muito enganados quando achamos que podemos dirigir nossos próprio passos —

Jeremias 10:23

Ó SENHOR Deus, eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro; ninguém pode controlar o que acontece na sua vida. — NTLH

Já o Salmista nos orienta, de modo preciso, acerca de como devemos orar todos os dias, se desejamos viver vidas que tragam glória para Deus.

Salmos 139:23—24

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;

24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Se orarmos assim, Deus irá nos mostrar como enfrentar nossa atitude básica de orgulho e com isso, seremos capazes de repousar nas promessas de Deus em perfeita tranquilidade, em vez de ficar nos debatendo inutilmente —

Hebreus 4:12

Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. — NTLH.

Apenas desse modo, seremos capazes de sentir a verdadeira culpa e a tristeza dela decorrente, uma vez que é nossa incredulidade que desonra o Santo e Glorioso Nome de Deus. Como Paulo afirma, essa tristeza não irá produzir em nós nem desânimo nem a morte — bem talvez produza a morte do nosso ego — como é sempre o caso em que aceitamos a sugestão de Satanás e carregamos uma falsa culpa cujo objetivo único é nos destruir. A estratégia de Satanás é simples: ele deseja nos levar a pensar que somos completamente inúteis e, com isso, nos levar a desistir de continuar perseverando por meio da falsa ideia de que não vale à pena.

Mas, como Paulo diz, a verdadeira dor pelo pecado que se origina na obra de convencimento do Espírito Santo em nossas vidas, traz junto consigo a promessa do perdão:

2 Coríntios 7:10

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

A consolação do povo de Deus, está espalhada por todas as páginas das Escrituras Sagradas. Onde quer que olhemos, encontramos passagens como essa aqui:

Êxodo 34:6—7

6  E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;

7  que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!  

Deus é muito paciente, mas não podemos esperar que ele não irá nos disciplinar, caso persistamos na incredulidade —

Salmos 103:8—18

8 O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.

9 Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.

10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.

12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce;

16 pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.

17 Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,

18 para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.

O que devemos fazer tão logo tomamos consciência de que cometemos algum pecado? Existe apenas um caminho: reconhecer que pecamos, nos arrepender e confessar nosso pecado a Deus e abandoná-lo por completo:

Provérbios 28:13

O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

1 João 1:7—9

7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
   
Deus é fiel e jamais deixará de perdoar por completo um pecado confessado. O perdão de Deus não está baseado em qualquer mérito que porventura possa existir de nossa parte. Muito pelo contrário. O perdão de Deus está baseado na obra expiatória do Senhor Jesus sobre a Cruz, que tinha como seu objetivo principal defender a glória de Deus, ofendida por toda a eternidade, por causa dos nossos pecados —

Hebreus 9:12

Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna. — NTLH

Acima está um poderoso arsenal que podemos e devemos usar, todas as vezes em que Satanás nos assaltar com sentimentos falsos de culpa com o objetivo de nos destruir.  


OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário