NESSA SÉRIE NÓS VAMOS TRATAR DE
DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO
DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS
LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS
CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS
POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CASA ESTUDO.
I. A Igreja – ἡ ἐκκλησία
- ekklissía – Igreja.
A. Introdução – “... à igreja, a qual é o seu
corpo”- Efésios 1:22—23.
1. Nosso
conceito mental da igreja: prédio, edifício, local de reuniões, instituição,
denominação etc.
2. Problemas
causados pelas traduções.
a. Nossa Bíblia não foi
escrita em português.
b. O Antigo Testamento
foi escrito em hebraico com umas pequenas porções escritas em aramaico.
c. O Novo Testamento foi
inteiramente escrito em grego.
d. A palavra grega usada
pelos autores do Novo Testamento para se referir à igreja foi ἐκκλησία - ekklissía – lê-se eclissía.
e. Nossa tradução de
Almeida Revista e Atualizada em português traduz a expressão grega ἐκκλησία - ekklissía da seguinte maneira: a palavra ocorre 114 vezes no
texto grego editado por Westcott e Hort, Tischendorf e os revisores ingleses.
i. Igreja
ii. Igrejas
iii. Assembléia
iv. Congregação
3. Por
causa da tradução e dos conceitos dominantes a grande maioria das pessoas em
nossos dias têm a tendência de pensar que a palavra igreja se refere um
prédio na rua tal ou a uma instituição decadente e à beira da morte.
B - Definição do Termo
1. O Dicionário Aurélio 2000 define a
palavra igreja da seguinte maneira: Do grego ekklesía, 'assembléia de
cidadãos', 'assembléia de fiéis', pelo latim ecclesia.
2. Substantivo feminino.
a.Templo cristão.
b. Autoridade eclesiástica.
c. A comunidade dos cristãos.
d. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé
e sujeitos a uma mesma liderança.
3. O Dicionário de grego clássico de Liddell-Scott
define assim:
a.
Assembléia devidamente convocada, menos geral que — súllogos.
b. Na
Septuaginta a definição corresponde a: congregação dos filhos de Israel —
traduz o termo hebraico קְהַל — QeHaL.
c. No
Novo Testamento: igreja como corpo de cristãos.
4. Os dicionários do Novo testamento, geralmente,
definem como:
a.
Igreja como comunidade universal.
b.
Congregação como comunidade particular, i.e., de um determinado local, bem como
uma comunidade familiar.
Conclusão: a
palavra que usamos irá, inevitavelmente, afetar a maneira como pensamos e nosso
conceito de igreja será influenciado de forma concomitante.
C. O Significado da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía.
A expressão grega ἐκκλησία – ekklissía – é comumente traduzida pelo termo “igreja” no
Novo Testamento em português.
1. A
expressão grega ἐκκλησίαν τοῦ θεοῦ — ekklissían
toû Theoû — Igreja de Deus, foi
usada pelos primeiros cristãos para identificar a “sociedade” a que pertenciam
como uma associação que era comum — familiar — a todas as pessoas. Não havia
nada de extraordinário no uso deste termo. A reunião dos cristãos
era apenas mais uma, no meio de uma multidão de associações não oficiais.
2. O que
diferenciava a associação dos cristãos das outras associações tão comuns dos
seus dias era o fato de que essa associação ou assembléia havia sido convocada
pelo próprio Deus mesmo! Foi Deus quem os convocou. Da mesma maneira é Deus
quem nos convoca nos dias de hoje.
3. A
relação que existe entre ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, e o chamado a viver a vida cristã acaba
se perdendo completamente quando traduzimos a palavra grega ἐκκλησία pela expressão igreja.
Vejamos como Paulo relacionou estes dois conceitos em
Efésios 3:21
A ele seja a glória, na
igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Efésios 4:1
Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes
chamados,
A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. “A ele — Deus — seja a glória, na igreja — ἐκκλησία — ekklissía é derivada do verbo καλέω — kaléo — chamar — e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως — klésseos — vocação a que fostes ἐκλήθητε — ekléthete — chamados.
A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. “A ele — Deus — seja a glória, na igreja — ἐκκλησία — ekklissía é derivada do verbo καλέω — kaléo — chamar — e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως — klésseos — vocação a que fostes ἐκλήθητε — ekléthete — chamados.
4. Assim temos
que Deus deve ser glorificado na vida da igreja. Como? Pelos cristãos andando
de um modo que seja digno do chamado que receberam.
5. O
chamado que recebemos de Deus implica no seguinte:
a. Somos chamados para
fora do mundo e para dentro da igreja de Deus = libertação.
b. Somos chamados para
manter um relacionamento com Deus através do estabelecimento de uma aliança com
Ele —
1 Coríntios 1:9
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à
comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
c. Somos chamados para
herdarmos uma herança futura. O que para Israel era a terra de Canaã, para nós
será o céu —
Hebreus 3:1
Por isso, santos irmãos, que participais da
vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa
confissão, Jesus.
Filipenses 3:14
Prossigo para o alvo, para o prêmio da
soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
1 Timóteo 6:12
Combate o bom combate da fé. Toma posse da
vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão
perante muitas testemunhas.
d. Somos chamados para
formar um povo especial que pertence ao único e verdadeiro Deus —
Deuteronômio 7:6
Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus;
o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de
todos os povos que há sobre a terra.
1 Pedro 2:9—10
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio
real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas,
agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora,
alcançastes misericórdia.
D. Uma Definição mais abrangente da palavra
grega ἐκκλησία — ekklissía
— Igreja.
O termo grego ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, como usado no Novo Testamento,
representa a totalidade — universalidade ou catolicidade — daqueles que
pertencem à comunidade dos redimidos. Nessa condição a comunidade dos redimidos
forma a igreja como “corpo de Cristo”.
Como redimidos que formam o corpo de Cristo, os indivíduos desta
comunidade estão íntima e completamente ligados e dependentes uns aos outros e
todos, sem exceção, estão ligados, de modo absoluto, ao Senhor Jesus Cristo.
Esses redimidos estão ainda em íntima ligação com a comunidade representada por
todo o povo de Israel do Antigo Testamento, já que o mesmo é também designado ἐκκλησία — ekklissía — Igreja ou Congregação na Septuaginta. No Novo Testamento o termo é também
usado para fazer referências a uma comunidade local de redimidos — igreja
local. O termo nunca é usado para referir-se a uma
construção nem a uma instituição. Tais conceitos não existiam nos dias da
igreja primitiva - ate o ano 100 d.C. - nem nos dias dos pais da igreja - até o
ano 200 d.C. Mas,
acima de tudo somos um povo chamado por Deus. Ver tabela abaixo com as
referências bíblicas:
Igreja como corpo de
Cristo e Cristo como cabeça da igreja
|
Efésios 1:22 -23
Colossenses 1:18, 24;
2:18 - 19
|
Os redimidos como
membros do Corpo de Cristo.
|
1 Coríntios 12:27; Efésios
4:4; 5:30 e Colossenses 3:15
|
Os redimidos como
membros uns dos outros.
|
Romanos 12:5
1 Coríntios 12:13; 24
- 26
|
Assim temos que:
1. O
verdadeiro caráter da Igreja é determinado pelo fato de ser Deus mesmo aquele
que a convoca para se reunir. A igreja não é um prédio ou uma construção de
qualquer tipo, e sim um ajuntamento de crentes convocados por Deus mesmo.
2. No
Novo Testamento encontramos poucas evidências de que existisse algum tipo de
organização que fosse muito além da igreja local — comunidade de cristãos
localizada em uma determinada cidade ou em um lar, etc.
3. De
acordo com o irmão Edwin Hatch: “Apesar de ser indisputável que o Senhor fundou
a Igreja ἐκκλησία — ekklissía — assumimos de forma improvável que a igreja seja
uma agregação de sociedades organizadas. Cada comunidade cristã era uma
comunidade completa em si mesma”. Com a passagem do tempo esse formato foi
alterado. Tal alteração não pode ser definida, a priori, como algo bom ou mau
para a Igreja.
4. Nós
precisamos começar a entender que cada comunidade local possui certa primazia
real entre os vários tipos de unidade que poderiam existir.
5. Infelizmente,
nos dias de hoje, a igreja institucional tem se tornado tão desfigurada e as
pessoas, de um modo geral, estão muito desencantadas com ela. Hoje em dia as
igrejas, independente da denominação a que pertençam, são algo muito difícil de
reconhecermos como uma comunidade, na qual exista qualquer relação entre o que
ai está e o ensino das Sagradas Escrituras —
Efésios 5:25—27
25 Vós, maridos, amai
vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por
ela,
26 para a santificar,
purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 para a apresentar a
si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa
e irrepreensível.
Efésios 2:19—22
19 Assim que já não sois
estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;
20 edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal
pedra da esquina;
21 no qual todo o
edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,
22 no qual também vós
juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
.
6. A
igreja não é uma denominação, nem uma convenção, nem uma associação e sim um
corpo espiritual.
7. A
igreja não é uma organização e sim uma comunhão, ou como diz o Novo Testamento, uma κοινωνίᾳ — koinonía — Comunhão.
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 002 — A Unidade de Igreja
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 003 — Como a Unidade Funciona na Prática
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 005 — Unidade em Meio à Diversidade
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 006 — Unidade Com Variedade Mas com Harmonia
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 008 — Uma Introdução a Efésios 1:3—14
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 012 A —Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 002
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 018 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 008 — Por que O Mundo Nos Odeia
A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 019 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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Desde já agradecemos a todos.
Irmão Alex,
ResponderExcluirEssa é uma "Série de Ouro". Para mim, um achado incrível.
Deus continue te usando para nos abençoar com esses maravilhosos estudos.