O objetivo dessa série é
apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos
encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é
disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com
o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega,
diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO
E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA
Texto: Apocalipse 1:1—20
Introdução.
Tito Flávio Domiciano
A. João se encontrava banido pelo imperador Domiciano na ilha de Patmos. Patmos é uma ilha vulcânica de relativas proporções. A mesma possui várias enseadas que eram utilizadas pelos navios em situações de mau tempo.
A. João se encontrava banido pelo imperador Domiciano na ilha de Patmos. Patmos é uma ilha vulcânica de relativas proporções. A mesma possui várias enseadas que eram utilizadas pelos navios em situações de mau tempo.
Ilha de Patmos
B. João nos diz que estava banido naquela ilha por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus:
B. João nos diz que estava banido naquela ilha por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus:
Apocalipse 1:9
Eu, João, irmão vosso e
companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na
ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
C.
Aqui temos que fazer uma pequena pausa para entender bem o dia em que João
recebeu a Revelação da Parte do Senhor Jesus.
D.
Os judeus no Antigo Testamento costumavam fazer referência a um dia especial de
manifestação do poder de Deus em Juízo como sendo יוֹם יְהוָה —
Yom
YHWH — Dia do SENHOR, ou literalmente, o Dia do
ETERNO. Um exemplo do que estamos dizendo pode ser visto em
Concepção artística do profeta Amós feita pelo "Aleijadinho".
Amós 5:18
Ai de vós que desejais o Dia do
SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.
E.
Essa expressão hebraica יוֹם יְהוָה —
Yom
YHWH — Dia do SENHOR ou o Dia do ETERNO, foi traduzida
para o grego como sendo ἡμέραν κυρίου — eméran kuríou
— Dia do Senhor, como pode ser visto, por exemplo, em:
1 Tessalonicenses 5:2
Pois vós mesmos estais inteirados
com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
Note
que nem no Antigo Testamento nem no Novo Testamento, essa expressão está
relacionada diretamente com nenhum dia específico da semana.
Modelo do calendário romano para o m~es de outubro
Modelo do calendário romano para o m~es de outubro
F.
Nos dias em que o Novo Testamento foi escrito o dia seguinte ao sábado era
chamado pelos romanos de “Dia do Sol” ou “Solis Dies” e pelos gregos de “dia
seguinte ao sábado”, dando a entender tratar-se do “primeiro dia da semana” já
que o sábado era o sétimo dia da mesma. Os cristãos nunca usaram a expressão
“Dia do Sol” para se referir ao dia da ressurreição do Senhor, mas sempre
usaram a expressão “dia seguinte ao Sábado”. Essa expressão é geralmente
traduzida pela ARA como sendo o “primeiro dia da semana”. Portanto, o besteirol
adventista de que nos adoramos no dia dedicado ao sol não passa de uma tola
invencionice, já que os cristãos nunca se referiram ao dia da ressurreição como
sendo o “Dia do Sol”.
G.
Agora, no caso específico de João nós lemos o seguinte em
Apocalipse 1:10
Achei-me em espírito, no dia do
Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta.
H.
João não usa a expressão ἡμέραν κυρίου — eméran kuríou
— Dia do Senhor, emprestada do Antigo Testamento nem a expressão “primeiro dia
da semana”, mas ele cunha uma nova expressão grega que é κυριακῇ ἡμέρᾳ — kuriakê eméra
— cujo significado é: dia que pertence ao Senhor ou dia concernente ao Senhor.
Com isso fica desfeita a falsa acusação dos Adventistas do Sétimo Dia. O
próprio calendário romano quando foi “cristianizado”, o primeiro dia da semana
deixou de ser o “Dia do Sol” para se tornar o “Domenica Dies” ou Dia do Senhor
que em português é traduzido por Domingo e representa o primeiro dia da semana.
I.
Isso posto vamos então ao encontro de João com o Senhor Jesus.
UMA
VISÃO DE CRISTO — PARTE 002
I. João é Atraído por Uma
Poderosa Voz como de Uma Trombeta
Apocalipse 1:10
Achei-me em espírito, no
dia do Senhor, e ouvi, por detrás de
mim, grande voz, como de trombeta.
B.
Quando João se volta para ver de quem era aquela voz, ele se depara com a
seguinte visão:
Apocalipse 1:12—13
Voltei-me para ver quem falava
comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um
semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito,
com uma cinta de ouro.
C.
Quando João nos diz que viu “um
semelhante a filho de homem” significa que ele viu uma
figura humana, embora tal figura fosse muito mais que um simples homem mortal.
Num primeiro momento João percebeu tratar-se de uma figura gloriosa e sublime,
muito semelhante à figura que temos descrita em
Daniel 7:13—14
Eu estava olhando nas minhas
visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem,
e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado
domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as
línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu
reino jamais será destruído.
D.
O que João estava vendo era, de fato, o homem Jesus em seu estado glorificado.
João logo notou as vestes longas e o cinto de ouro, na altura do peito. Tal
tipo de vestimenta era típica de reis, sacerdotes e juízes. Mas não era apenas
isso. A aparência dessa pessoa não era somente distinta, mas era também
venerável e santa, pois João nos diz que:
Apocalipse 1:14—16
A sua cabeça e cabelos eram
brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés,
semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz
de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma
afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
E.
Qual era o propósito dessa visão tão impressionante? Não era algo exclusivo
para João, como estamos acostumados a ouvir muitos afirmarem — falsamente — que
tiveram uma visão particular de Jesus. Não, a visão que João teve era para toda
a Igreja e não apenas para ele. Jesus lhe deu a seguinte ordem:
Apocalipse 1:11
Dizendo: O que vês escreve em
livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodicéia.
F.
A visão foi demais para João. O som era ensurdecedor e a visão ofuscante. Como
resultado direto dessa situação João desabou aos pés daquele que estava se
revelando a ele, mas Jesus logo veio ao seu socorro para confortá-lo. Como
Jesus é bondoso!
Apocalipse 1:17
Quando o vi, caí a seus pés como
morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o
primeiro e o último.
II. Os Sete Candelabros a as Sete
Estrelas
A.
Novamente em pé e fortalecido pela força do Senhor, João podia agora enxergar e
observar melhor do que se tratava a mensagem revelada por Cristo a qual ele
tinha a obrigação de enviar para as igrejas:
Apocalipse 1:18—19
E aquele que vive; estive morto,
mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e
do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de
acontecer depois destas.
B.
Em seguida Jesus vai explicar para João parte do que ele tinha visto antes e
que foi mencionado no verso 12 — sete
candeeiros — e no verso 16 – sete
estrelas que Jesus segurava em sua mão direita. Esses dois
elementos eram para João coisas misteriosas que precisavam de um
esclarecimento.
C.
Os sete candeeiros não são um candelabro com sete hastes, mas sete candeeiros
independentes. Foi isso que João viu. João viu sete candeeiros e Jesus
caminhando entre eles segurando sete estrelas em sua mão direita.
D.
Logo Jesus diz a João:
Apocalipse 1:20
Quanto ao mistério das sete estrelas
que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas
são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Bem, os candeeiros têm uma explicação bem clara – desculpem o trocadilho. Já as
estrelas nos oferecem um desafio maior. O que essas estrelas representavam?
1.
A palavra original usada para se explicar o significado das estrelas é ἄγγελοι —
ángeloi — cujo significado é: um mensageiro, embaixador, alguém que é enviado,
um anjo, um mensageiro de Deus, humano ou não humano.
2.
Dessa maneira fica claro que estamos lidando com algum tipo de mensageiro. Por
se tratar de igrejas sobre a Terra, nada mais óbvio do que falarmos de
mensageiros humanos.
3.
Então como essa palavra deveria ser traduzida? Creio que o primeiro significado
alistado “mensageiro” deveria servir muito bem. Esse mensageiro era aquele que
tinha a responsabilidade de pastorear, aconselhar e supervisionar o rebanho de
Deus numa determinada localidade.
4.
Todavia, infelizmente, em alguns casos notamos que o corporativismo dos
pastores acaba influenciando a tradução. Não temos nenhuma dúvida que é o
corporativismo dos pastores que levou os tradutores da ARA a escolher a palavra
“Anjo” que se refere a seres não humanos. Isso tudo serve apenas para
incentivar um tratamento especial que os pastores tanto anseiam. Serem chamados
de “Anjos das Igrejas” é atingir uma sublimidade jamais sonhada, por meros
mortais. Isso incentiva apenas o orgulho e a vaidade dos indivíduos e os conduz
cada vez para mais longe do verdadeiro conceito pastoral que é SER SERVO.
E.
Tanto as igrejas — chamadas de candeeiros — quanto os seus líderes-servos, as
estrelas — chamados de mensageiros — têm uma e mesma função: SER LUZ EM MEIO A
UM MUNDO MERGULHADO NAS MAIS PROFUNDAS TREVAS.
Mateus 5:14—16
14 Vós sois a luz do mundo. Não
se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende uma candeia para
colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se
encontram na casa.
16 Assim brilhe também a vossa
luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a
vosso Pai que está nos céus.
João 8:12
De novo, lhes falava Jesus,
dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo
contrário, terá a luz da vida.
F.
É nosso dever como discípulos de Cristo refletir a luz que Ele mesmo reparte
conosco, já que Ele mesmo é a luz do mundo.
Conclusão:
1.
A partir da Revelação dada a João, o primeiro dia da semana passou a ser
chamado de κυριακῇ ἡμέρᾳ —
kuriakê eméra
— cujo significado é: dia que pertence ao Senhor ou dia concernente ao Senhor.
Todas as tentativas de abolir o domingo como dia de descanso vão frontalmente
contra os ensinamentos da Escrituras Sagradas.
2.
Jesus se manifesta ou se Revela a João da seguinte maneira:
a.
Com uma grande voz, como de uma trombeta.
b.
Alguém que se parecia com um ser humano.
c.
Esse ser estava com vestes talares, e cingido com um cinto de ouro.
d.
A sua cabeça e cabelos eram brancos como
alva lã, como neve.
e.
Os olhos, como chama de fogo.
f.
Os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha.
g.
A voz, como voz de muitas águas.
h.
Tinha na mão direita sete estrelas.
i.
E da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes.
j.
O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
Toda
essa descrição é representativa do Senhor Jesus como se parece aos olhos
humanos como um ser glorificado.
3.
Tal revelação de Jesus é mostrada a João para que seja anunciada a toda igreja
de todas as épocas. Não é uma Revelação particular e sim para toda a igreja.
4.
As igrejas e seus mensageiros têm por obrigação refletir a poderosa luz do
Senhor Jesus, num mundo imerso nas mais densas trevas.
1 João 1:5—7
5 Ora, a mensagem que, da parte dele,
temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva
nenhuma.
6 Se dissermos que mantemos comunhão
com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele
está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu
Filho, nos purifica de todo pecado.
Andar
na luz é andar de conformidade com seus mandamentos!
Que
Deus abençoe a todos.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE
IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 —
INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA
VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 —
UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA
CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001
Alexandros
Meimaridis
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Desde
já agradecemos a todos.
Muito claro e edificante! Louvado seja Aquele que é digno!
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