Representação de Jesus e os discípulos no cenáculo ocasião em que ele proferiu sua "Oração Sacerdotal" a favor de todos os crentes.
Essa é
série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO
SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É
um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É
bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para
poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor
encontrará links para os outros estudos.
Introdução
A – O conteúdo desta oração é muito singular. Note que
o Senhor Jesus não ora por aquelas coisas que estão no alto das nossas listas
de prioridades: bem-estar, saúde, honra – mas, por realidades espirituais.
Através da sua oração nós somos permanentemente lembrados das coisas que devem
ser importantes para nós.
B – Nós
podemos aprender grandes lições quando contemplamos o tema e o raciocínio de
Jesus neste capítulo. O Senhor Jesus está orando por aquelas coisas que têm sido
prometidas aos crentes na Bíblia e que se tornam realizáveis por intermédio do
Seu sacrifício na Cruz.
1. O Senhor Jesus fará uma provisão para cada um de
nós, possibilitando com isto, a aplicação da sua oração a nosso favor.
2. O Senhor Jesus nos mostra como ele “ora” a
palavra de Deus — Suas promessas — de maneira a torná-las realidades em nossas
vidas.
3. Esses pedidos, talvez, sejam parte do padrão da
intercessão que o Filho faz a nosso favor, mesmo nos dias de hoje.
C – Os dois pontos acima — A e B — nos conduzem a um terceiro, que é um dos
mais importantes das Escrituras. Esse terceiro ponto tem a ver com a relação
que existe entre a crucificação e morte, a ressurreição e as orações de Jesus.
São as orações do Filho que transformam em realidade na vida dos crentes, o
poder de Sua obra completada. Esta é a explicação de —
Hebreus 7:25
Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.
I – O Senhor Jesus ora para que o crente seja guardado.
João 17:11—12
Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou
para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles
sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome,
que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da
perdição, para que se cumprisse a Escritura.
A. A razão para Sua oração.
1. A razão geral.
a. Os discípulos certamente pressentiam que Judas
Iscariotes não era um coração e alma com eles. O Senhor Jesus havia predito que
um deles o trairia e indicou claramente o traidor como sendo Judas — ver João
13:18—26. Eles iriam se preocupar cada vez mais com esse fato no futuro
próximo. Talvez eles estivessem se perguntando se um verdadeiro crente pode se
perder — perdido no sentido de separado de Deus por toda a eternidade. O Senhor
Jesus ora para que os discípulos se sintam seguros independentemente do iria
acontecer a Judas.
b. O segundo motivo pelo qual Jesus faz essa oração
é para deixar bem claro que ele não havia sido enganado por Judas.
c. O terceiro motivo era Seu amor compassivo pelos
seus discípulos —
João 13:1
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora
de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo,
amou-os até ao fim.
Jesus procurou destacar a fonte da segurança dos
discípulos. Ele fez questão que os discípulos ouvissem Sua oração para que
pudessem compreender a amplidão da segurança oferecida.
2. A razão particular.
a. O Senhor Jesus estava deixando aqueles que
acreditavam nEle e estava voltando para o Pai.
b. Os crentes habitavam em meio a uma cultura
mundana e pecaminosa que certamente lhes traria inúmeras dificuldades e muitas
tentações. O deus deste século — Satanás — odiava o Senhor Jesus e certamente
passaria a odiar todos aqueles que Lhe pertencem.
b. Era necessário, portanto, que esses crentes,
fossem guardados. O Senhor entendia a situação deles bem melhor que eles
mesmos. Por este motivo, ele faz esta provisão e ora por eles.
3. O “sujeito” da Sua oração “...aos homens que me deste do mundo...”
a. O Filho ora por aqueles que o Pai havia Lhe
dado. Apesar de ele estar orando, naquele momento específico, pelos Seus
discípulos, nós sabemos que a provisão e o valor dessa oração se aplica
igualmente a todos nós hoje e a todos os santos através de todas as eras.
b. Sua oração nos lembra da natureza prática da
provisão feita em nosso benefício. Seremos guardados pelo nosso Pai celestial.
4. O coração da Sua oração “...guarda-os em teu nome...”
a. O “guardar” que faz parte da oração do Senhor
Jesus, neste contexto, diz respeito à salvação. A expressão “que me deste”
indicando que fomos “entregues” pelo Pai ao Salvador e a menção a Judas apontam
nesta direção. Outras passagens do evangelho de João deixam isto mais evidente:
João 6:39
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os
que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
João 10:28—29
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da
minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai
ninguém pode arrebatar.
João 18:9
Para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me
deste.
b. O Senhor Jesus está orando por aquilo que tem
sido prometido para cada crente nas escrituras e que Ele tornou possível por
meio do seu trabalho redentor.
Efésios 3:20—21
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo
quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as
gerações, para todo o sempre. Amém!
Filipenses 1:6
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de
completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Hebreus 13:5—6
5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes;
porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te
abandonarei.
6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não
temerei; que me poderá fazer o homem?
1 Pedro 1:5
Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação
preparada para revelar-se no último tempo.
1 Pedro 5:10
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna
glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar,
firmar, fortificar e fundamentar.
Judas 1
Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em
Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.
Judas 24
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos
apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória.
5. A ilustração encontrada na oração de Jesus – “...um, como nós somos
um.”
a. O Senhor Jesus ora para que os crentes sejam um,
“...assim como nós — Jesus e o Pai — somos um”. Jesus usa a unidade da
tri-unidade como o modelo da unidade que deve existir na igreja. Jesus não está
orando para que os crentes sejam unidos em uma mesma essência com Deus. Ele
está orando para que os crentes sejam mantidos como membros daquele grupo ao qual
os benefícios da salvação em Jesus foram aplicados.
b. O contexto pode nos ajudar a compreender melhor
a intenção de Jesus. Neste contexto existem duas forças do mal em ação: o mundo
e o mal — versos 11 e 15. A referência a Judas é bastante apropriada neste
contexto já que ele foi vencido tanto pelo mundo quanto pelo mal. Judas
escolheu viver de acordo com o padrão do mundo — centrado no egoísmo ele queria
usar Jesus para seus próprios fins — e como resultado colheu ser controlado
pelo deus deste século —
João 13:27
E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse
Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.
6. O recurso contido na oração de Jesus – “...guarda-os em Teu nome”.
a. A referência feita pelo Salvador ao nome do Pai
indica a potencialidade divina que é usada para guardar o crente em um
relacionamento correto com Deus. O “nome de Deus” é usado através da Bíblia
para representar aquilo que Deus é. O nome de Deus é uma referência a Seu
infinito poder e amor, e infinita sabedoria, santidade e onipresença.
b. Esta verdade nos alcança de modo completo e
devemos submergir completamente nela.
Pense: Deus não somente prometeu nos guardar, o Senhor Jesus não somente morreu
e ressuscitou para prover o “poder” para nos guardar, o Senhor Jesus não está
somente orando por nós continuamente para que assim seja, mas Deus o Pai se
coloca como garantidor das promessas feitas ao Filho e a nós — de que Ele — o
Pai — vai usar tudo o que for necessário dos Seus infinitos recursos para fazer
as coisas acontecerem.
CONTINUA....
OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17
JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL
JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003
JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004
JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001
JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO
JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001—
Que Deus abençoe a todos
Alexandros Meimaridis
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