Concepção artística de Marta e Maria com Jesus
Jesus e as mulheres é um tema
importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas
aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas
denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente
de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma
verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura
entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus.
Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do
material da mesma.
Texto: Vários
Introdução.
A.
Na mensagem anterior, nós tivermos a oportunidade de ver que a forma como as
mulheres eram tratadas na Palestina nos dias de Jesus era algo muito
degradante.
B.
Vimos também que no meio de tanta degradação, uma menina entre 13 e 14 anos,
chamada Maria, que foi a mãe do Senhor Jesus, inspirada por Deus proferiu um
magnífico cântico — ver Lucas 1:46—55 — onde notamos a grande compaixão que
Deus tem por todos os oprimidos e, naquele caso, especialmente pelas mulheres
oprimidas.
C.
Falamos de como Maria se tornou no modelo daquilo que Deus vai fazer com todos
os crentes. Deus irá resgatá-los da humilhação e exaltá-los juntamente com Seu
Filho Jesus Cristo.
D.
Terminamos nossa mensagem, perguntando como Jesus reagiu à forma como as
mulheres eram tratadas nos seus dias?
E.
Hoje queremos iniciar nossa resposta a essa pergunta, o que será feito por meio
de várias mensagens que nos mostram como Jesus se relacionou, na prática, com
as mulheres com as quais conviveu durante seu ministério terrestre.
F.
A primeira coisa que temos que notar, mesmo que isso não seja muito falado e,
até mesmo não agrade a muitos no meio cristão, é que Jesus tinha sim...
MULHERES
DISCÍPULAS
I. Entendendo o termo original
A.
No grego a palavra para discípulo é μαθητὴς —
mathetès.
A mesma ocorre no singular masculino 27 vezes no Novo Testamento.
B.
Por outro lado, a expressão μαθήτρια — mathétria
— discípula, ocorre uma única vez em todo o Novo Testamento em
Atos 9:36
Havia em Jope uma discípula por
nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas
boas obras e esmolas que fazia.
C.
Mas o conceito de discípula não fica prejudicado por causa dessa única menção.
Dizemos isso, porque outra passagem precisa ser levada em consideração:
Mateus 12:48—50
Porém ele respondeu ao que lhe
trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão
para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que
fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.
D.
No Oriente Médio um homem pode apontar para um grupo de homens e dizer: “aqui
estão meus irmãos, tios, sobrinhos”. Mas ele jamais pode dizer, apontando para
um grupo: “aqui estão meu irmão, minha mãe e minha irmã”.
E.
Mas note bem o que o texto de Mateus diz: Jesus estendeu a mão para seus
discípulos e, entre esse, nós vamos encontrar sua mãe, irmãos e irmãs.
F.
Mas não para por aí não. Na impressionante narrativa que encontramos em
Lucas 8:1—3, nós lemos —
Aconteceu, depois disto, que
andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o
evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres
que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada
Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus
bens.
G.
Nesses versos notamos que Jesus estava viajando de cidade em cidade com um
grupo de homens e mulheres que todos reconheciam como sendo seus discípulos e
discípulas. A narrativa acima implica que esses homens e mulheres estavam passando
dias e noites em diferentes cidades.
H.
Nos dias de hoje, uma situação como essa não chamaria atenção, praticamente
nenhuma, mas naqueles dias, tal situação era impensável.
I.
Essa situação nos ensina quatro verdades importantes:
1.
A história é muito surpreendente pelos motivos que já apontamos.
2.
São as mulheres que pagam as despesas com seus próprios recursos.
3.
Lucas, um homem, admite esses fatos todos por escrito. Ele deseja que todos
saibam quem pagava as despesas do movimento de Jesus quando o mesmo era pequeno
e vulnerável.
4.
As atitudes de Bem Siraque e de outros — como vimos na mensagem anterior — que
tinham o mesmo pensamento — são renegadas por completo e por escrito.
II. A Dramática Lição Ensinada
Por Jesus na Casa de Marta e Maria
A.
Além disso, Lucas nos diz o seguinte em -
Lucas 10:38
Indo
eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta,
hospedou-o na sua casa.
B.
Mais do que isso, o Evangelista nos diz em —
Lucas 10:39
Tinha ela uma irmã, chamada
Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os
ensinamentos.
C.
Sentar-se aos pés de um mestre é, como nos diz o apóstolo Paulo, o mesmo que
ser discípulo daquele mestre:
Atos 22:3
Eu sou judeu, nasci em Tarso da
Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel,
segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus,
assim como todos vós o sois no dia de hoje.
D. Já Marta, está ocupada preparando a comida para
aquele povo todo e ela pede que Jesus mande Maria ajudá-la. No fundo o problema
não era esse. Por trás da falta de ajuda havia um problema maior e esse era:
Marta não podia se conformar com Maria agindo como uma discípula de Jesus.
Certamente, Marta estava pensando:
1. Isso é uma desgraça.
2. O que vai acontecer conosco?
3. Minha irmã se uniu a esse bando de homens.
4. O que nossos vizinhos irão dizer?
5. O que nossos familiares irão pensar?
6. Depois disso, quem vai querer se casar com ela?
7. Tudo isso é demais para minha cabeça.
E. Quando Jesus responde ao pedido de Marta, ele
não está interessado em responder a pergunta em si e sim todas essas ideias que
estavam passando pela cabeça de Marta.
F. A resposta de Jesus foi:
Lucas 10:40—42
Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços.
Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã
tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas
coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois,
escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
G. A expressão grega μερίδα — merída — porção, é usada para se referir a uma porção de alimento. Mas não
podemos ignorar que a Bíblia também nos fala de alimento espiritual e é a isso
que Jesus está se referindo.
H. Para Jesus, Maria tinha todo o direito de
prosseguir com seus “estudos teológicos”. A brutal distinção que existia na
sociedade judaica daqueles dias, entre homens e mulheres, quando se tratava do
estudo das Escrituras é completamente banida por Jesus. ALELUIA!
Conclusão:
A.
De todos os textos que vimos acima, é bem evidente que Jesus tinha tanto
discípulos quanto discípulas.
B.
Suas discípulas se encontravam tanto no meio da multidão, quanto do pequeno
grupo que acompanhava Jesus em suas pregações de cidade em cidade e de vila em
vila.
C.
Vocês mulheres na nossa igreja, precisam acordar para essa realidade. O Senhor
tem chamado você para serem discípulas da mesma forma que chamou os homens para
serem discípulos.
D.
O que vocês pretendem fazer? Continuar ocupadas com as tarefas do dia a dia
como Marta, ou vocês pretendem se envolver prá valer no serviço ao nosso Senhor
e Mestre como Maria?
E.
Que Deus ilumine os corações de todas as mulheres aqui à medida que vocês decidem
o que querem fazer. E que Deus também remova dos corações dos homens aqui, todo
e qualquer sentimento de inveja e remova toda e qualquer vontade que surgir
visando impedir as mulheres de se desenvolverem como verdadeiras discípulas de
Jesus.
Que
Deus abençoe a todos.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES
001 — INTRODUÇÃO AO TEMA
002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS
003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES
004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001
005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002
006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003
007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004
008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005
009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/03/jesus-e-as-mulheres-sermao-009-jesus-e.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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Desde
já agradecemos a todos.
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