Concepção artística de Jesus pregando para homens e mulheres
Jesus e as mulheres é um tema
importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas
aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas
denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente
de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma
verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura
entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus.
Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do
material da mesma.
Texto: Vários
Introdução.
A.
Na mensagem anterior nós falamos acerca de uma realidade pouco comentada: o
fato de que Jesus tinha discípulas.
B.
Ele tinha discípulas tanto no meio da multidão como também entre o pequeno
grupo que viajava com ele, de cidade em cidade e de vila em vila, pregando o
Evangelho.
C.
Falamos também como várias dessas mulheres discípulas ajudavam a sustentar o
ministério de Jesus com suas próprias economias.
D.
Hoje queremos prosseguir em nossas descobertas da forma como Jesus percebia as
mulheres, notando outro fato que também, muitas vezes nos passa despercebido,
que é: Jesus costumava falar muito acerca de mulheres em suas pregações e
ensinamentos. O costume rabínico era falar apenas de homens. Mulheres eram
mencionadas apenas para serem ridicularizadas, humilhadas e etc. Lembre-se da
alegada mulher pega em flagrante adultério — ver João 8!
E.
Muitas vezes, como iremos notar, Jesus selecionava imagens e criava parábolas
com a intenção deliberada de comunicar sua mensagem para as mulheres que o
ouviam, em um nível mais profundo do que o destinado aos homens.
F.
A seguir, vários exemplos retirados diretamente do Evangelho de Lucas onde
Jesus prioriza sua intenção de comunicar não apenas com os homens, mas também
com as mulheres.
O
ENSINO DE JESUS ERA VOLTADO TAMBÉM PARA AS MULHERES
I. Exemplos do Ensino de Jesus Voltado
Para as Mulheres
A.
Na sua primeira pregação feita na sinagoga em Nazaré, Jesus narra duas
histórias: 1) primeiro ele fala da viúva da cidade de Sarepta, algo que, sem
nenhuma dúvida, estava dirigido, prioritariamente, para as mulheres; 2) Em seguida
ele narra a história do general sírio, Naamã —
Lucas 4:25—27
Na verdade vos digo que muitas
viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos
e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias
enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em
Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã,
o siro.
B.
Aqui devemos notar duas coisas que são muito importantes para nós ao estudarmos
essa série sobre as mulheres, que é a relação do que Jesus descreve com o que
Maria sua mãe cantou — como vimos na primeira mensagem dessa série — e que,
provavelmente, ensinou para seu filho. Essas duas coisas são:
1.
Deus tem misericórdia de todos os que o temem —
Lucas 1:50
A
sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
2.
Deus não tem misericórdia apenas sobre Abraão e seus descendentes, mas de
Abraão e sua descendência:
Lucas 1:55
A favor de Abraão e de sua
descendência
C.
Ademais devemos notar que os dois que foram ajudados pelos profetas Elias e Eliseu
eram gentios — estrangeiros — e não judeus.
D.
Quando Jesus ensina sobre a novidade representada pelo reino dos céus, ele usa
duas ilustrações: uma voltada para as mulheres e outra voltada para os homens —
Lucas 5:36—39
Também
lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste
velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E
ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres;
entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo
deve ser posto em odres novos e ambos se conservam. E ninguém, tendo bebido o
vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente.
E.
Jesus demonstra profunda compaixão por pecadores arrependidos. Especialmente
por aqueles que eram desprezados pelos hipócritas fariseus dos sus dias. Dois
casos nos chamam a atenção:
1.
Primeiro temos a história da mulher na casa de Simão, fariseu — Lucas 7:36—50.
2.
Depois temos a história do fariseu e do publicano em Lucas 18:9—14.
F.
Jesus também ensinou duas parábolas para ilustrar o fato que Deus responde
nossas orações:
1.
Primeiro temos a parábola do “Amigo Inoportuno” em Lucas 11:5—8.
2.
Depois temos a parábola do juiz iníquo que se recusa a julgar a causa de uma
mulher em Lucas 18:1—8.
G.
A parábola do grão de mostarda está vinculada com a parábola do fermento —
Lucas 13:18—21 — 18
E
dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a
um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se
árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos. Disse mais: A que
compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e
escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
H.
Em Lucas 15 nós encontramos a parábola da ovelha perdida por um homem e a
parábola da moeda perdida por uma mulher — Lucas15: 3—11. É curioso notar que
por volta do segundo século d.C. um rabino judeu chamado Finéias, contou uma
história semelhante da perda de uma moeda, mas o personagem principal da
história é um homem e não uma mulher. Nessas duas parábolas devemos notar,
todavia, um diferença sutil na reação do homem e da mulher:
1.
O homem diz o seguinte no final da sua parábola:
Lucas
15:6
E,
indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo,
porque já achei a minha ovelha perdida. Note que em nenhum
momento ele admite qualquer culpa.
2.
Já a mulher diz:
Lucas 15:9
E,
tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque
achei a dracma que eu tinha perdido. Ela assume a culpa
pela perda da dracma.
I.
Com isso Jesus exalta a humildade da mulher em reconhecer seu erro, ao passo
que o homem, mais orgulhoso, não admite nenhuma culpa.
J.
Por fim Jesus usa uma mulher para ilustrar o verdadeiro ato de contribuir
financeiramente com a obra de Deus em —
Lucas 21:1—4
1
Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no
gazofilácio.
2
Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas;
3
e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que
todos.
4
Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta,
porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.
II. Jesus Ensina a Total
Igualdade entre Homens e Mulheres no Reino dos Céus
Lucas 20:34—36
Então,
lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento;
mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição
dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais
morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da
ressurreição.
Conclusão:
A.
Começando com sua primeira pregação, Jesus deixa claro que Deus se compadece
tanto de homens como de mulheres, sem dar preferência para esses últimos.
Diante de Deus e, porque estamos em Cristo, não podem mais existir distinções
entre homens e mulheres!
B. Deve
ficar evidente para todos que Jesus escolheu cuidadosamente seus elementos de ensino
para falar tanto ao coração dos homens quanto aos corações das mulheres. Algo
que era desprezado pelos rabinos e mestres judeus.
C.
É marcante que esse cuidado de Jesus não tenha passado despercebido por aqueles
que foram inspirados pelo Espírito Santo para registrar, por escrito, tais
ensinamentos.
D.
Lendo o Evangelho de Lucas eu consegui fazer uma lista de 27 paralelos entre
homens e mulheres, começando com o aparecimento do Anjo Gabriel a Zacarias, pai
de João Batista e também a Maria, mãe de Jesus e terminando com a retirada do
corpo de Jesus da cruz e seu transporte até o túmulo, feito por homens e o
corpo de Jesus sendo preparado para seu sepultamento pelas mulheres.
E.
Como Jesus nos ensina, homens e mulheres são iguais no Reino dos Céus. Que tal
começarmos a nos tratar dessa maneira, já que o Reino de Deus está dentro de
cada um de nós.
Que
Deus abençoe a todos.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES
001 — INTRODUÇÃO AO TEMA
002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS
003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES
004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001
005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002
006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003
007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004
008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005
009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/03/jesus-e-as-mulheres-sermao-009-jesus-e.html
Alexandros
Meimaridis
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